Buscar

POLIODONTIA HETEROTOPICA EM CAVALOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

POLIODONTIA HETEROTOPICA EM CAVALOS
A poliodontia heterotopica ou cisto dentígero é um defeito congênito que ocorre raramente em equinos, no qual esta afecção é uma estrutura dentiforme que fica em contato com o osso temporal, podendo estar envolto a uma membrana formando fistulas e drenando um conteúdo não inflamatório na borda da pina ou no local do cisto.
Esta alteração foi descrita em ovinos por uma deficiência nutricional de cobre, e seu reconhecimento é feito observando a aparência do processo que pode se apresentar como um aumento de volume na região dorso lateral do crânio, de consistência firme, indolor, e presença de fístulas. Além disso, para avaliação pode associar exames como radiografia, exploração do projeto fistuloso, aspiração ou fistulografia, assim, podendo descartar os diagnósticos diferenciais como abscesso, cistos foliculares, lesões dentárias e tumores.
O tratamento de eleição é o cirúrgico, onde as membranas císticas devem ser dissecadas para identificar e remover o cisto, lembrando que deve ser feita a remoção completa para evitar a formação de uma nova fístula, sua cicatrização é por primeira intenção, e pode ser feito o uso de drenos.
No pós-operatório é feita a antibioticoterapia e o animal recebe alta após a retirada dos pontos, e seu prognóstico é favorável.

Continue navegando