Buscar

1 Atividade reflexiva CZSul ed inf

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOME: Silvia Ângela de Oliveira RGM: 
Unidade I
O estágio supervisionado foi muito importante para complementar minha formação, pois é o momento da integralização vivenciada nas aulas teóricas na faculdade, com o exercício de observação e a prática das atividades e conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental nos Anos Iniciais, me fazendo compreender as relações das Práticas Educativas, com a Educação com as Leis e Regulamentações, ampliando o conhecimento para a profissão de docente. 
No curso de Pedagogia, a teoria-prática-teoria se reinventada pode encontrar sua eficácia e a prática da reflexão aberta a novas determinações e novas explicações teóricas. (PICONEZ, 2015).
Esta vivência no estágio obrigatório no Ensino Fundamental, nas observações e nas reuniões com os professores contribuíram para auxílio nas atividades da matéria Práticas de Ensino e assim me apoderar do conhecimento e experiências. 	
Conforme o documento Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) através dos volumes matemática, ciências naturais, arte e educação física, língua portuguesa, geografia e história norteiam e orientam os professores a trabalharem os conteúdos das disciplinas. Uma parte do documento PCN criado pelo governo federal aborda o tema Pluralidade Cultural para que as escolas trabalhem com os alunos as diferentes formas de se viver e pensar. 
Portanto os gestores, coordenadores, professores, através do Projeto Político Pedagógico (PPP), visando promover a pluralidade cultural e respeitando diferentes grupos e culturas que compõe a escola, se veem na necessidade de incorporar projetos e programas educacionais no ensino fundamental, adaptando o Currículo Escolar a realidade e as necessidades dos alunos e da comunidade de forma coletiva ou individual.
A partir das práticas e interações o educador deve refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar garantindo a pluralidade de acontecimentos defendendo uma vida plena para as crianças. (BRASIL, 2017).
No Brasil os grupos familiares são bem heterogêneos, portanto o trabalho do professor nas escolas deve ir além das expectativas, trabalhando os conteúdos para que se seu aluno adquira conhecimentos de diversas linguagens em relação a vida, tenha uma abrangência aos múltiplos espaços, ajudando o aluno construir sua própria identidade conforme citado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a socialização, a diversidade cultural, e o desenvolvimento da própria autonomia para se tornar um cidadão de bem e que possa conviver em sociedade. 
A família tem grande parte de responsabilidade na inserção de seus filhos na sociedade, com suas culturas diferenciadas, seja na religião, afetividade, crenças, valores, apresentando uma diversidade cultural ampla. O grande desafio da escola é que o professor ao receber estes alunos na sala de aula, aborde o tema pluralidade cultural para resgatar o conhecimento da cultura de cada aluno de cada família, trabalhando as diferenças e limitações de cada um. Introduzindo um local para diálogos, apresentar diversos materiais como fontes de pesquisas, vídeos, slides, danças típicas, músicas, contação de histórias, mostrando para os alunos que temos e devemos conviver com diversas culturas, e aprender a respeitar a própria cultura e as diferentes formas de expressão cultural do país.
A participação dos familiares em reuniões é muito importante tanto para os alunos como para a escola, para que as famílias conhecerem a pauta dos assuntos abordados, e para se posicionarem com suas opiniões, para que se viva democraticamente, respeitando os diferentes grupos e culturas, assim o grande desafio da escola é investir na superação da discriminação dotada de diferentes etnias, portanto, trabalhar os temas sobre pluralidade cultural é muito importante na formação de uma sociedade e para que os alunos se tornem pessoas ativas e que possam exercer seus direitos. 
. 
REFERÊNCIAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília. MEC/Secretaria de Educação Básica. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 23 mar. 2020.
O PAPEL do estágio na formação docente. Produção: Menga Ludke. [S.I.]: Entrevista com a professora da PUC Rioe da Universidade Católica de Petrópolis, 2015. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=imWuQzr4ki8&t=617s>. Acesso em: 23 mar. 2020.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Pluralidade cultural, orientação sexual. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 164p. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro101.pdf>. Acesso em: 23 mar 2020.
PICONEZ, Stela C. A prática de ensino e o estágio supervisionado: A aproximação da realidade escolar e a prática da reflexão. Campinas, SP: Papirus, 2015. 130 p. ISBN 978-85-308-1156-3. Livro eletrônico.