Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense (UFF) 
Curso de Administração Pública 
Disciplina: Sociologia Organizacional
Nome do Aluno: Laíza Anselmé Fernandes
Polo: Bom Jesus do Itabapoana	
Matricula: 19213110331
A partir da leitura da unidade 2 (Socialização e Formação da Cultura) do livro didático de Golias Silva e do capítulo 6 (Socialização e Cultura) do livro Sociologia e Administração - Relações sociais nas organizações (organizado por Piccinini, Almeida e Oliveira) responda as seguintes questões:
 
1 – Defina o que é e como ocorre um processo de socialização.
A sociologia é o processo onde o ser humano é integrado a sociedade, onde aprende a viver de acordo com a cultura e costumes onde está integrado. Há duas formas de socialização; a primária inicia-se após o seu nascimento por meio da interação com a família, já a secundária podemos compreender como a “interiorização de submundos institucionais especializados”, ela ocorre na adolescência e na vida toda, onde o individuo está em constante interação com outras pessoas.
2 – Os autores Piccinini, Almeida e Oliveira citando Maanem (1984), enumeram as principais estratégias de socialização nas organizações. Cite-as e exemplifique-as.
1. Estratégias formais e informais de socialização: Processo formado para preparar uma pessoa para uma ocupação especifica, onde se baseia em treinamento, aulas práticas e teóricas específicas acerca da escolha.
2. Estratégias individuais e coletivas de socialização: As mudanças individuais são construídas sobre o conhecimento dos problemas enfrentados por todos que compões o grupo, já no caso da socialização individual, um único ser é preparado para assumir alguma função específica no trabalho.
3. Estratégias sequenciais e não sequencias de socialização: A estratégia sequencial como o próprio nome diz, refere-se a seguir uma sequencia de objetivos ( cursos, treinamentos, indicação de manuais), já a não sequencial não tem um padrão a ser seguido ou estabelecido, 
4. Estratégias fixas e variáveis de socialização: A estratégica fixa dá ao jovem iniciante uma base para sua preparação para que seja completo seu estágio ou curso, porém é necessária uma experiência mínima e uma formação inicial e somente após a aprovação é que ele está apto para a atividade. Já as estratégias variáveis não apresentam a mesma segmentação, um exemplo é a promoção, que ocorre de forma vertical baseando em resultados.
5. Estratégias de socialização por competição ou por concurso: É baseada em separar iniciantes em diferentes modalidades, baseados em habilidades que possuem, fazendo concorrer entre si.
6. Estratégias de socialização através da investidura e despojamento: A primeira diz respeito a buscara a valorização do individuo pelas habilidades que possui, e consideram muito suas experiências anteriores, já o despojamento é totalmente contrário, relata sobre destruir e despojar características presentes no individuo, além de subordinarem a cargos de menor valor e salario inicial. 
3 - O termo cultura em nosso cotidiano ganha vários sentidos. Explique o que é a cultura no sentido antropológico e apresente as diferenças desta definição com as do senso comum. 
A cultura é uma manifestação presente em todos os grupos sócias, pode ser transmitida por herança social, e por processo de socialização, ela se difere do sendo comum quando a entendemos como uma estruturação mais abrangente que o senso comum, esse que relaciona mais especificamente sobre alguma cultura, já a mesma, abrange todas as formas de senso comum presentes.
4 – O que é cultura organizacional e qual a sua contribuição para os estudos da área de Administração?
A cultura organizacional , não é moldada por fatos e conceitos assim como uma comunidade, ela também se baseia em crenças e valores onde são compartilhados pelos membros que possui, tornando cada organização única. Outro fator que podemos explicitar é que a cultura organizacional sofre influencia pelo meio que está inserida.
O interesse pela Administração começa a surgir em 1960, acarretando em três direcionamentos, o primeiro se refere a cultura ser vista como uma ferramenta a ser conhecida e trabalhada; a segunda diz respeito ao movimento ocorrido em 1980, dando continuidade, podemos exaltar também o surgimento do toyotismo, já na terceira diferenciação que tem seu inicio marcado em 1990, pode ser exemplificado como uma resposta para o movimento anterior, porém ainda mantendo alguns dados desse, onde destaca-se a visão de cultura como elemento de valor objetivos.
 
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.infoescola.com/administracao_/cultura-organizacional/
SILVA, Golias Sociologia organizacional / Golias Silva. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES : UAB, 2010. 152p.