Buscar

projeto_de_estagio (1)

Prévia do material em texto

2
		
Centro Universitário Leonardo Da Vinci
Educacional Leonardo Da Vinci
MARCIA CRISTINA DOS REIS FERREIRA
(FLX1251) 
PROJETO DE ESTÁGIO 
CIDADE
ANO
SUMÁRIO
1 PESQUISA 	3
1.2 OBJETIVOS	3
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA	4
2 PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 	5
2.1 METODOLOGIA	5
2.2 CRONOGRAMA	6
REFERÊNCIAS	7
ANEXOS	9
1 PESQUISA 
1.1	FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DOCENTE: OS DÉFICITS DA APRENDIZAGEM REMOTA
O presente projeto tem por objetivo expor os pontos em que as propostas de ensino a remoto apresentam cincas na rede de ensino pública. Tal pesquisa será mensurada à escola Dr. Abel Chaves, município de Viseu, com o intuito de identificar no dia-a-dia dos alunos e professores, as mudanças ocasionadas pelo distanciamento social e quais obstáculos estes enfrentam na nova rotina.
Frente à pandemia que enfrentamos atualmente, o ensino remoto tornou-se uma alternativa para a não paralização total das atividades curriculares em muitas escolas pelo país, a tecnologia é sem dúvidas uma excelente maneira de viabilizar o acesso dos alunos as aulas regulares, porém, uma vez que nem todos os alunos possuem conectividade, o acesso a esta forma de ensino torna-se um privilégio de poucos.
A partir desta explanação, exporemos as principais dificuldades que alunos e docentes do ensino fundamental da escola Dr. Abel Chaves encontram ao se deparem com a forma de aprendizagem remota. Utilizaremos as turmas dos anos finais do ensino fundamental como subsídio, afim de identificar as barreiras encontradas nas atividades letivas orientadas à distância, ocasionadas pelo COVID-19, bem como a eficácia da aprendizagem sem um professor presente.
Utilizando a metodologia do estudo de caso, através de questionários online com os professores, participação em grupos do WhatsApp de alunos da escola e consulta ao portal do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), levantaremos os dados pertinentes à pesquisa e acerca da estrutura da escola.
1.2 OBJETIVOS
· Identificar as dificuldades que os docentes encontram ao formular e ministrar aulas online.
· Constatar a eficácia da aprendizagem remota.
· Analisar os rendimentos dos alunos em atividades sem o professor presente. 
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
O ensino remoto pode ser definido como uma forma temporária de dar prosseguimento as atividades pedagógicas, utilizando principalmente a internet e meios digitais, para DAROS (2020), essas aulas tem “a finalidade de minimizar os impactos na aprendizagem dos estudantes advindos do sistema de ensino originalmente presencial, aplicadas neste momento de crise”, toda via, existem contrapontos, uma vez que nem todos os alunos possuem recursos tecnológicos que possibilitem o acesso as aulas.
Quase todos os recursos disponibilizados pelo governo são virtuais, transmitidos pela televisão ou pela internet. Por isso, a situação não é a mesma para quem não tem acesso aos recursos tecnológicos necessários para assistir às aulas (ALVES e COUTINHO, 2020).
A falta de um espaço apropriado em casa para os estudos, não ter acesso a um computador ou não possuir conexão com a internet, são alguns dos problemas enfrentados por muitos alunos neste período de pandemia, levando em consideração que 4,6 milhões de estudantes brasileiros vivem na zona rural, onde o acesso a internet é mínimo ou inexistente, muitos destes alunos, entretanto, na zona urbana enfrentam problemas semelhantes, onde os estudantes de classe social baixa, muitas vezes dispõe apenas dos celulares para terem acesso a internet, evidenciando a desigualdade existentes entre as camadas da sociedade.
Segundo a pesquisa TIC Domicílios, divulgada em 2019, apenas 44% dos domicílios da zona rural brasileira têm acesso à internet. Na área urbana, o índice é bem mais alto: 70% dos lares estão conectados. O estudo, feito anualmente pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), é um dos principais no país no segmento de acesso a tecnologias.
As diferenças ficam ainda mais evidentes ao se analisar cada classe social: entre os mais ricos (classes A e B), 96,5% das casas têm sinal de internet; nos patamares mais baixos da pirâmide (classes D e E), 59% não consegue navegar na rede. entre a população cuja renda familiar é inferior a 1 salário mínimo, 78% das pessoas com acesso à internet usam exclusivamente o celular.
 contudo, os desafios não limitam-se apenas aos alunos que não tem acesso a estes privilégios e meios tecnológicos, em muitos casos, os professores não foram preparados para ministrar aulas online, não conseguem adaptar o conteúdo, sentem-se inseguros ao utilizar a tecnologia como ferramenta de ensino, ou não sabem lidar com os recursos tecnológicos, pois, segundo ODA (2011), 85% dos professores da rede pública do estado de São Paulo não sabem usar o computador, não conseguindo utilizar um software simples como o Power Point, e relatam problemas com navegadores de internet, de acordo com o autor, os professores atribuem a dificuldade à má formação do por parte do estado, que oferece pouco ou nenhum incentivo aos docentes, além de dispor de uma boa infraestrutura para se aprimorarem, nesse sentido, é evidente o défice existente na proposta da educação remota. Todos estes fatores implicam diretamente no rendimento do aluno., visto que de todas as escolas públicas que aderiram ao formato de aulas à distância, o percentual que alunos que tiveram acesso aos conteúdos postados nas plataformas virtuais é de inferior à 30%.
2 PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO
2.1 METODOLOGIA 
Seguindo a metodologia do estudo de caso, serão levantados dados relacionados ao tema abordado, tal pesquisa será direcionada à Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr, Abel Chaves. Por meio dos grupos de WhatsApp das turmas, será enviado um questionário, no qual cada aluno deverá preenchê-lo. Tata-se de uma série de perguntas acerca do tema interpelado, com o intuito de constatar as principais mudanças na rotina dos alunos, bem como as dificuldades que estes encontram estudando em casa por meio das redes sociais. Compreender esses problemas é o primeiro passo para eventualmente saná-los.
	As atividades de estágio tiveram início no dia 04/05, onde os alunos preencheram o questionário, constatou-se, entre outros problemas, a falta de recursos tecnológicos por te do professor, assim como o acesso à internet por parte dos alunos, como as maiores dificuldades quem ambos enfrentam, uma vez que, estes não tem quaisquer tipos de amparo do poder público.
	Em 09/05, pude observar como se davam os encontros online. A aula a sobre o Passado contínuo foi ministrada de forma descontraída pelo professor, no entanto os alunos relatam barreiras no aprendizado o professor presente. No dia seguinte, os alunos expuseram a resolução da atividade passada pelo professor.
No dia 11/05 iniciamos um assunto que foi debatido nos outros dois dias seguidos, sempre ao término da aula. O professor relatou que investiu recursos próprios para começar os encontros online, pois a prefeitura não disponibilizou os equipamentos necessários. 
2.2 CRONOGRAMA 
	Data
	Turno e horário
	Atividade
	04/05/ à 06/05 de 2020
	Matutino, das 07:00 às 11:30
	Levantamento dos dados da pesquisa através do questionário preenchidos pelos alunos
	09/05/2020
	Matutino, das 07:00 às 11:30
	Observação de uma aula online do professor da turma
	10/05/2020
	Matutino, das 07:00 às 11:30
	Socialização online da atividade.
	11/05/ à 13/05 2020
	Matutino, das 07:00 às 11:30
	Conversa com o professor de língua inglesa e alunos a respeito das dificuldades do conteúdo online
REFERÊNCIAS
DAROS, Thuinie. Desafios da Educação. Covid-19 impulsiona uso de metodologias ativas no ensino a distância. São Paulo. Mar/2020.
TARCÍZIO, Igor. Obstáculos do ensino à distância na rede pública durante a pandemia de Covid-19. Socialismo Criativo. 2020. Disponível em: https://www.socialismocriativo.com.br/obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19/. Acesso em: 13 de julde 2020.
INEP. IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/ : Acesso em: 13 de julho de 2020.
ANEXOS
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO VIRTUAL
	Curso: Licenciatura em Letras-Inglês
	Turma: FLX1251
	Disciplina: Estágio Supervisionado II
	Semestre: 2020.1
	Tutor Externo: Helen de Paula Pereira de Sousa
	Acadêmico: Márcia Cristina dos Reis Ferreira 
	
INFORMAÇÕES DA INSTITUIÇÃO CONCEDENTE
	Nome da Instituição Concedente: Unidade Escolar Dr. Abel Chaves
	Localização: Travessa Otavio Pinheiro, 702, Alto, Viseu-Pará
	Quantidade de estudantes: 588 alunos
	Área de Atuação: Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Anos Finais do Ensino Fundamental; EJA
	Turno de atendimento: Manhã e Tarde
	Quadro de funcionários: 01diretor, coordenadora geral, secretaria, 27 professores, 12 serventes, 4 merendeiras e 3 vigilantes.
	
	Experiência e Formação: A experiência destes profissionais varia de 3 a 17 anos na educação, sendo que todos os professores possuem formação na educação superior (curso de pedagogia ou licenciatura especifica).
	IDEB da Instituição: 2,7 (meta para a escola 4,3)
	IDEB da cidade: 3.7 (meta para o município 4,2)
	Estrutura da escola: A água consumida pelos alunos não é filtrada, o abastecimento de água	vem da rede pública, bem como o abastecimento de energia elétrica, a escola possui	uma fossa sanitário, banheiros dentro do prédio, e uma quadra de esportes coberta fora do prédio.
	Proposta Pedagógica: A escola segue uma pluralidade de concepções pedagógicas, voltadas a formação de sujeitos críticos, criativos, participativos e protagonistas.
	JUSTIFICATIVA
	A Escola Dr. Abel Chaves, tem por missão elevar a qualidade do ensino no município, objetivando oferecer aos alunos suporte e acesso à educação igualitariamente por meio da organização participativa das ações desenvolvidas, motivada pelo compromisso, entusiasmo e senso crítico de todos. Dessa forma, a escola, através do seu PPP tem como objetivo:
1 - Elevar o nível de desempenho acadêmico dos alunos.
2 - Aprimorar efetivamente as práticas de Ensino e Aprendizagem.
3 – Zelar pelo compromisso com a educação e pelo bem estar de suas partes.
4 – Promover a participação da família na escola, bem como de toda a sociedade
	MATERIAIS SOBRE A TEMÁTICA ESCOLHIDA
	Temática: Formação e Capacitação Docente
	Área de Concentração: Formação do Professor de Língua Inglesa
	Palavras-chave (Separado por ponto): 
	Nome do Programa de Extensão: Formação e Capacitação Docente: Os Déficits da Aprendizagem Remota
	Nome do Projeto de Extensão: Formação e Capacitação Docente: Os Déficits da Aprendizagem Remota
	Produto Virtual: E-book 
	MATERIAIS ENCONTRADOS PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO
	Livros -
	E-books -
	Imagens -
	Vídeos- 
	Curta-metragem - 
	Artigos - Covid-19 impulsiona uso de metodologias ativas no ensino a distância
	Reportagens - 
	Mapas - 
	Folders -
	Cartilhas - 
	Podcasts -
	Leves - 
	Sites - http://ideb.inep.gov.br/ - https://www.socialismocriativo.com.br/obstaculos-do-ensino-a-distancia-na-rede-publica-durante-a-pandemia-de-covid-19 - 
	Software Educativo - 
	Outros - 
	
	
	
	
_1156253328.bin
 
_1156253328.bin

Continue navegando