Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Comportamento, Clima e Cultura Organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Comportamento, Clima e Cultura Organizacional (RHU19)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649579) ( peso.:4,00)
	Prova:
	22780238
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Eva Hirsch Pontes (2016), coach executiva, destaca que a inteligência emocional é uma competência importante independente do nível hierárquico que se está, porém é uma competência obrigatória para quem ocupa cargos de gestão. "Se você não consegue administrá-las em momentos de pressão, elas vão bloquear ou atrapalhar as suas funções cognitivas, e você não vai tomar as melhores decisões". Cite e explique três formas que auxiliam no desenvolvimento da inteligência emocional.
FONTE: Disponível em:<https://exame.abril.com.br/carreira/6-atitudes-tipicas-de-um-chefe-sem-inteligencia-emocional/>. Acesso em: 25 abr. 2018.
	Resposta Esperada:
Conheça suas emoções: devemos conhecer nossas próprias emoções e como nos comportamos diante de cada tipo de emoção que sentimos. Devemos também verificar como esses comportamentos nos afetam e como afetam as pessoas que estão a nossa volta.  
Tenha controle das suas emoções: a partir do momento que conhecemos as nossas emoções e o comportamento derivado delas, temos que exercitar o controle sobre elas, afinal nós somos responsáveis por nossas emoções.
Tenha empatia: devemos nos colocar no lugar do outro para que possamos sentir o que elas sentem, dessa forma, será mais fácil compreender as pessoas que estão a nossa volta e escolher a melhor forma de agir diante das situações.
	2.
	Uma das teorias motivacionais é a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg. O objetivo desta teoria consiste em entender os fatores que causariam insatisfação e aqueles que seriam os responsáveis pela satisfação no ambiente de trabalho. Assim, Herzberg sugere que a motivação é composta por duas dimensões: fatores de motivação e fatores higiênicos. Explique esses dois fatores, exemplificando cada um deles.
	Resposta Esperada:
Os fatores higiênicos são as condições externas. Essas condições são importantes para evitar a insatisfação dos funcionários, ou seja, a presença dessas condições não necessariamente gera motivação para o funcionário, porém a falta destes geram a insatisfação. São exemplos de fatores higiênicos: o salário e os benefícios, a política da empresa, condições do ambiente de trabalho.
Os fatores motivacionais são o conjunto de condições internas, estão relacionados ao conteúdo, ao cargo como crescimento profissional, desenvolvimento e aprimoramento de habilidades, responsabilidade do cargo ocupado, auto-realização em cumprir as tarefas designadas e o reconhecimento de seu trabalho. A presença destes elementos produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação.
Parte inferior do formulário

Continue navegando