Buscar

Relatório final Seminário 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Márci
Curso: Pedagogia
Relatório individual Seminário 4
 Neste seminário, pude aprende e aprofundar me sobre o tema projeto. Embora não tenha acontecido a oficina como de costume em todos seminários, devido a pandemia do covid-19, participei do chat que foi um meio utilizado para que pudéssemos dar continuidade a atividade proposta, com a interação da mediadora Malu e dos colegas, já que a leitura de alguns textos importantes, disponíveis na plataforma, me serviram de norteadores para o entendimento e elaboração do projeto.
 Já tinha um grupo previamente formado, então não tive dificuldade de me encaixar, no entanto devido o momento atípico que estamos vivendo houve alguns contra tempos em relação a comunicação, mas conseguimos contornar e focamos em alcançar trabalhar juntas com o objetivo de alcançar a meta do grupo.
 Depois de algumas sugestões e discursões, escolhemos o tema violência doméstica que é bastante conhecido, no entanto no período de isolamento social teve uma forte campanha de conscientização às vitimas, para que denunciassem essa barbárie, sendo assim entitulamos ¨Mulheres guerreiras e encorajadas¨. Fizemos uma análise de cada objetivo e metas que teríamos que seguir para alcançarmos o propósito do nosso projeto.
 Esse tema em particular foi de minha sugestão, mas estava aberta a aceitar a sugestão de minhas colegas também, mas fundamentei o porque dessa minha sugestão e elas se interessaram pelo tema. Tínhamos em paralelo um grupo no WhatsApp onde também trocamos algumas experiências, acordamos quem iria escrever e postar, após respondermos as perguntas coletivamente. Fomos nos envolvendo e colaborando com as pesquisas feitas e postadas no AVA, uma complementando a outra, informações que eu desconhecia mas com as pesquisas pude me aprofundar ainda mais sobre essa luta que vem de séculos passados, gostei muito dessa interação a qual me levou a refletir sobre o uso da tecnologia como ferramenta para grandes aprendizagens e a importância de se trabalhar em grupo.
 Pude ver como de fato aprendemos participando, formulando problemas, tomando atitudes diante dos fatos, investigando, construindo novos conceitos e informações, como diz no cadernos da TV Escola. Essa experiência me leva a concluir que o trabalho com projetos em sala de aula com os meus alunos contribuirá para uma aprendizagem significativa, compreendendo da importância de estarem engajados em relação a proposta do projeto, para isso é preciso um prepara los estimulando os a curiosidade e quando a mesma estiver aguçada podemos elaborar projetos, para que não saiam do foco e aconteça de haver o desinteresse por parte do grupo, pois o desejo de saber mais sobre o tema e mergulhar em pesquisas relacionadas ao mesmo motiva nos a falar com propriedade sobre aquilo que aprendemos/descobrimos, isso me faz entender que é preciso ter sentido para o aluno aquilo que está fazendo, para que ele faça bem e com prazer. 
 Esse seminário abriu meu entendimento acerca do trabalho com projetos me fazendo notar sua importância para o cotidiano escolar, fazendo me desconstruir a concepção errônea que tinha acerca do mesmo. Vi que nesta atividade aprendemos a trabalhar as diferenças, respeitando a opinião de cada um no grupo; superar a dificuldade; trocar experiências vivenciando temas e conteúdo do nosso cotidiano nos tornando os protagonistas da nossa aprendizagem, tendo os nossos conhecimentos enriquecidos. Sendo assim posso dizer que o trabalhar com projetos mostra que os caminhos do aprendizado não são únicos nem homogêneos, pois há várias formas de chegar ao conhecimento e o projeto é um deles, de acordo com a revista TV Escola.

Continue navegando