Buscar

Avaliação sobre o Ensino de Matemática

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia e Conteúdos Básicos de Língua Portuguesa e Matemática (FPP01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:512320) ( peso.:3,00)
	Prova:
	20351477
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Muitas críticas foram feitas ao longo das décadas sobre as tradicionais práticas pedagógicas adotadas para o ensino da matemática. Contudo, o movimento da Matemática Moderna vem para trazer mudanças para esse ensino tradicional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pontos importantes foram relevantes para a Matemática Moderna, como a resolução de problemas sempre elaborados pelo professor.
	 b)
	Esta nova forma de ensinar destaca o aluno como participante ativo no processo da aprendizagem dos conteúdos.
	 c)
	Com as novas mudanças no ensino, as crianças pequenas deveriam ter contato com diversos exercícios matemáticos.
	 d)
	Este movimento da Matemática Moderna destaca o professor como peça fundamental na construção do saber.
	2.
	A partir da década de 1960, o movimento chamado de Matemática Moderna foi um acontecimento que marcou a história da matemática, por trazer grandes mudanças nas práticas pedagógicas dos professores. No entanto, não percebemos muito essas mudanças em sala de aula, por parte da maioria dos professores. Quanto ao que se refere à Matemática Tradicional e à Matemática Moderna, analise as sentenças a seguir:
I- A forma tradicional de abordar os conteúdos matemáticos na sala de aula ainda continua presente nos livros didáticos atuais.
II- Podemos dizer que a forma de ensinar a matemática ainda é apresentada como um conjunto de regras e nomenclaturas que não trazem significados para o aluno.
III- O ensino atual da matemática não precisa contemplar conhecimentos para compreender a resolução de problemas.
IV- O conhecimento da matemática tradicional estava voltado a resolver grandes listas de exercícios, por acreditar que as crianças aprendiam por meio da repetição.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Os professores procuram criar estratégias para que os alunos se apropriem dos conhecimentos matemáticos e atinjam os objetivos propostos. Para tanto, sugere-se que os conteúdos propostos para as crianças da Educação Infantil instiguem a sua criatividade, favorecendo a interação e o aprendizado. Sobre as estratégias que podem ser trabalhadas nesta faixa etária, analise as seguintes sentenças:
I- Jogos com regras, brinquedos de empilhar e listas de exercícios para memorização.
II- Livros de leitura, calculadoras e listas de exercícios. 
III- Jogos de encaixe, mercadinho e brincadeiras envolvendo culinária.
IV- Exercícios de cálculo e reflexão, brinquedos de empilhar e jogos de encaixe.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	4.
	Resolvemos diariamente situações que envolvem conhecimentos matemáticos. É fundamental que o professor utilize durante o processo de ensino-aprendizagem atividades que envolvam a matemática. Com isso, o aluno terá a oportunidade de compreender de forma significativa os conceitos. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As atividades propostas podem ser retiradas dos livros didáticos e desvinculados da realidade do aluno, pois desta forma se tornam mais fáceis de resolver.
(    ) O professor, ao utilizar atividades que priorizem a resolução de problema no ensino da Matemática, dará um sentido prático para o aluno. 
(    ) Muitos professores de Matemática compreendem de forma equivocada como elaborar atividades que envolvam a resolução de problema, acreditando ser correto utilizar os exemplos de livros didáticos.
(     ) Muitos professores atualmente ainda ensinam a matemática de forma superficial, por acreditarem que uma situação-problema apenas envolve mero exercício de fixação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	5.
	As medidas e as grandezas são unidades presentes em muitas atividades no cotidiano da escola. É importante o docente proporcionar às crianças o contato com atividades que envolvam tamanhos, pesos, volumes e temperatura. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando a criança informalmente faz comparações entre tamanhos, por exemplo, constrói algumas representações e passa a atribuir significados.
(    ) O professor, quando possibilita a participação da criança na resolução de situações-problema, permite que ela construa novos sentidos para seus conhecimentos. 
(    ) Algumas atividades comparativas já garantem a compreensão das noções de medida, pois as crianças aprendem sobre este conteúdo quando memorizam.
(    ) Na fase da Educação Infantil, o professor não possui muitas alternativas de atividades que envolvam a unidade de medidas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	As atividades desenvolvidas pela criança, de caráter pedagógico ou de caráter lúdico, estimulam diversas habilidades operatórias. O estímulo pode ser maior ou menor, dependendo de como o professor trabalhará as atividades. Sobre o papel do professor da Educação Infantil no desenvolvimento das habilidades operatórias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na fase da Educação Infantil, a criança não tem capacidade ainda de perceber as características dos objetos, como as cores, as formas e os tamanhos, por isso não é relevante elaborar atividade que estimulem essa capacidade.
(    ) É importante que o docente possibilite à criança explorar os objetos para ter contato com diferentes texturas, desenvolvendo a  sensibilidade tátil.
(    ) As habilidades operatórias são construídas de forma progressiva por meio de atividades pedagógicas, até que a criança consiga interpretar a matemática e compreender as operações concretas.
(    ) Os jogos podem ser usados para o desenvolvimento de habilidades operatórias, podendo ser aplicado com crianças de qualquer idade, independentes delas terem maturidade ou não para a sua compreensão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	Habilitar o aluno para participar plenamente da sociedade na qual vive começa por favorecer e desenvolver formas consideradas adequadas para os espaços sociais públicos. Entre as regras de convivência estão as que se referem à participação nas interações orais - fala e escuta - em sala de aula ou fora do espaço escolar. Sobre o desenvolvimento da habilidade de escuta, analise as seguintes sentenças:
I- A viabilização dentro da sala de aula de atividades que favoreçam a apreensão da habilidade de fala e escuta é imprescindível para que o indivíduo participe do meio social em que está inserido.
II- Necessário se faz que a escola revele o intento de realizar tarefas cujo desenvolvimento dependa da escuta atenta e da oralidade. 
III- A escuta e demais regras do intercâmbio comunicativo não devem ser aprendidas em contextos significativos, nos quais ficar quieto, esperar a vez de falar e respeitar a fala do outro tenham função e sentido, essas devem ser apenas solicitações ou exigências do professor. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	8.
	É um documento digital composto de textosinterconectados através de links ou palavras-chave destacadas que, quando clicadas, levam para o assunto desejado, mesmo que esteja em outro arquivo. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde a este conceito:
	 a)
	Virtual.
	 b)
	Fórum.
	 c)
	Hipertexto.
	 d)
	Suporte.
	9.
	As estratégias de leitura permitem a reflexão acerca das maneiras de como é utilizada a linguagem dentro do texto e quais procedimentos de que podemos lançar mão nessa atividade. Uma delas é denominada estratégia de previsão. Sobre essa estratégia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A estratégia de previsão busca a interação entre o leitor e o texto, através da criação de expectativas e de previsões sobre o que será lido.
(    ) Essa estratégia é incapaz de relacionar o que já se sabe com o que lê durante o processo de leitura.
(    ) A previsão de informações desconsidera as hipóteses sobre o conteúdo.
(    ) A estratégia de previsão consiste em identificar elementos importantes do texto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	No início do século XX, a matemática era ensinada por meio da repetição e da memorização. Com o passar dos tempos, as discussões para a melhoria do ensino possibilitaram uma nova orientação que substituísse essa metodologia. Quanto ao ensino por meio da resolução de problemas, analise as sentenças a seguir:
I- Os alunos compreendem a matemática por meio da resolução de problemas, apenas respondendo a uma lista de exercícios.
II- Surgiram muitas discussões a respeito de como o aluno aprenderia a matemática por meio da resolução de problemas.
III- O ensino de matemática por meio da resolução de problemas é uma forma muito interessante de ensinar, pois o aluno aprende a matemática resolvendo problemas.
IV- Na resolução de problemas, os alunos têm a oportunidade de desenvolver seu raciocínio lógico, para enfrentar novas situações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando