A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
13 pág.
apol 1 SOCIOLOGIA CLÁSSICA - ELETIVA

Pré-visualização | Página 1 de 4

“A sociologia, no contexto do conhecimento científico, surgiu como um corpo de ideias a respeito do processo de constituição, consolidação e desenvolvimento da sociedade moderna. Ela é fruto da Revolução Industrial e é denominada “ciência da crise”, porque procurou respostas às questões sociais impostas por essa revolução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOMAZI, N, D. Iniciação à sociologia. São Paulo: Atual, 2000, p.235.
De acordo com o trecho de texto acima e com os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, identifique a alternativa que descreve corretamente o surgimento do interesse em estudar a sociologia como Ciência: 
	
	A
	Surgiu com a passagem para Idade Média, que permitiu que o pensamento marxista se desenvolvesse.
	
	B
	Surgiu com a passagem do mundo feudal para o mundo capitalista, as transformações culturais do Renascimento e o advento da era industrial.
	
	C
	Surgiu apenas após as transformações do Renascimento, que foram cruciais para o surgimento da sociologia.
	
	D
	Surgiu em meados do século XX, após a Revolução tecnológica, que foi responsável pelo surgimento da sociologia, pois anteriormente as ciências não eram especializadas.
	
	E
	O surgimento da sociologia enquanto ciência especializada existe desde Aristóteles e Platão.
“Podemos considerar que a sociologia nasce no inicio do século XIX, com a missão de reorganizar a ordem social desestruturada com o fim do feudalismo e com a deflagração da revolução Industrial emergente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEZERRA, C. e RIBEIRO, C. Teorias sociológicas modernas e pós-modernas. Curitiba: ed. Intersaberes2016. p. 23. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre os dois conceitos-chave da teoria de Durkheim, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Metabolismo celular e sistema neurológico.
	
	B
	Lei da gravidade e atrito.
	
	C
	Fato social e divisão social do trabalho.
	
	D
	Complexo de Édipo e histeria.
“O sociólogo Max Weber foi um homem preocupado com seu tempo, com a Era Moderna e as consequências advindas desse processo, debruçou-se sobre as relações existentes entre a racionalização das ações humanas nas diversas esferas da vida e o próprio desenvolvimento capitalista”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Everton. Sociologia: textos e contextos. Canoas: Ulbra, 1999, p. 107.
De acordo com o excerto de texto acima e com os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre a teoria de Max Weber, é correto afirmar que: 
	
	A
	Para Weber, a estrutura social está acima das instituições e da cultura. 
	
	B
	Rompeu com Durkheim ao afirmar que o homem não é reflexo da sociedade, mas age sobre ela.
	
	C
	Rejeita a racionalidade no seu método de análise da sociedade.
	
	D
	Aponta as relações econômica como motor primeiro das sociedades.
	
	E
	Para Weber, cultura, religião e seus valores não influenciam a sociedade
“[...] a abordagem de Pierre Bourdieu, a qual, ancorada no culturalismo, mostra que o individuo é influenciado pela estrutura social, mas também age sobre ela, criando conceitos e ferramentas, como o Habitus” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEZERRA, C. e RIBEIRO, C. Teorias sociológicas modernas e pós-modernas. Curitiba: ed. Intersaberes2016. p. 37.
De acordo com o fragmento de texto acima e com os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, identifique a alternativa que apresenta corretamente o método de Pierre Bourdieu: 
	
	A
	A teoria de Bourdieu busca afirmar a ideia de que a ação humana deve ser vista de forma objetiva e reduzida ao interesse econômico.
	
	B
	Bourdieu não sofreu qualquer influência da antropologia estruturalista.
	
	C
	Em seu trabalho, Bourdieu busca a visão objetivista e subjetivista do pensamento sociológico da modernidade, defendendo uma prática social mecânica.
	
	D
	Bourdieu se utiliza de elementos de Augusto Comte e aposta na ideia de um sujeito ativo, envolvido e interessado.
	
	E
	Sob forte influência da antropologia estruturalista, a teoria de Bourdieu refuta a ideia de que a ação humana possa ser reduzida ao interesse econômico e à busca pelo lucro.
“É da cultura de onde advêm as normas e os valores que integram o sistema psíquico e tais elementos normativos orientam as condutas dos agentes. Para que a sociedade seja um sistema social estável, do ponto de vista parsoniano, é preciso que haja um reconhecimento comum de um sistema de normas integrado”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, Marina.  Talcott Parsons na Teoria sociológica contemporânea. Revista Espaço Acadêmico, vol. 1. n.136. p.130-140,  2012, p. 135.
	
	A
	É a luta de classes protagonizada por dois grupos sociais, a burguesia e o proletariado.
	
	B
	Corresponde a um ideal utópico de sociedade que não pode ser verificado na prática.
	
	C
	É um sistema de interação de uma pluralidade de pessoas em diversos níveis, a partir dos papéis sociais que cumprem e que são pré-definidos.
	
	D
	É formado por pessoas que não se relacionam entre si, cada uma vive e estabelece seu próprio padrão.
	
	E
	É um sistema de valores comum, sem qualquer pluralidade, onde as atividades realizadas são as mesmas para todos os indivíduos.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de sistema social, criado por Talcott Parsons: 
“O Estado é o monopólio da violência física e simbólica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em : BOURDIEU, Pierre. Sobre o Estado. São Paulo: Companhia das Letras, 2014, p. 30.
Considerando o trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre os conceitos de Bourdieu, assinale a alternativa correta que expressa a “dimensão objetiva” da dominação simbólica na prática cotidiana dos indivíduos:
	
	A
	Habitus.
	
	B
	Classes sociais.
	
	C
	Burocracia.
	
	D
	Função social.
	
	E
	Utilidade.
“Uma vez submetido o domínio das ciências humanas às disciplinas das ciências empíricas, cessará a anarquia intelectual, e uma nova ordem institucional adquirirá estabilidade graças ao consenso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988, p.241.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas, sobre o nascimento da sociologia, analise as afirmativas e marque a correta: 
	
	A
	A sociologia nasce no período Pós-Guerra, com a teoria de Marx, Weber e Durkheim.
	
	B
	O nascimento da sociologia não tem qualquer relação com o surgimento das grandes cidades.
	
	C
	A sociologia nasce com a missão de reorganizar a ordem social desestruturada com o fim do feudalismo e com a deflagração da Revolução Industrial emergente.
	
	D
	Junto ao nascimento da sociologia, nasce a Revolução Industrial, que é o momento de deslocamento da cidade para o campo.
	
	E
	A sociologia nasceu na Idade média para auxiliar nas relações entre Igreja e Estado.
“Considerarei a influência de Comte apenas sob dois aspectos. As formas pelas quais seus escritos por Durkheim e a extensão em que as concepções de Comte obedeceram intelectualmente ao programa filosófico desenvolvido pelo positivismo lógico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GIDDENS, A. Comte, Popper e o Positivismo. In: Política, Sociologia e Teoria Social. São Paulo: UNESP, 1998, p. 178.
De acordo com o fragmento de texto acima e com os conteúdos do livro-base Teorias sociológicas modernas e pós-modernas,