Buscar

o_estresse_no_ambiente_do_trab (1)

Prévia do material em texto

O Estresse no Ambiente do Trabalho
	
Acadêmicos¹
 Amazilia Arebalo, Janete Correia, Letânia Almeida, Soila Padilha
Tutor Externo²
Carina Chagas
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apontar diversos fatores que desencadeiam o estresse dos trabalhadores nas organizações.
Também vamos identificar os fatores mais estressantes.
Vamos conhecer várias formas de como o estresse se manifesta. O que pode ser feito para melhorar a vida particular e ocupacional desse trabalhador.
Um ambiente de trabalho estressante pode ser extremamente danoso para a saúde do trabalhador e influencia muito na produtividade das empresas.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Patologias decorrentes do Estresse no Ambiente de trabalho.
As doenças causadas no ambiente de trabalho afetam profissionais de todos os setores e prejudicam a saúde não só física, mas também a saúde mental dos trabalhadores.
Dentro dessas doenças temos o “ ESTRESSE”, você já ouviu falar “ fulano está estressado” com certeza: Mas o que é Estresse?!
 Segundo Selye (1956.p.2) A palavra estresse vem do inglês “stress”. Este termo foi usado inicialmente na física para traduzir o grau de deformidade sofrido por um material quando submetido a um esforço ou tensão e transpôs este termo para medicina e biologia. Significando esforço de adaptação do organismo para enfrentar situação que considere ameaçadoras a sua vida e a seu equilíbrio interno.
O estresse ocasionado pelo ambiente de trabalho é mais frequente nas pessoas que tem muitas responsabilidades significativas, mas pouca capacidade de tomada de decisão e de controle. (LIPP,1996) 
Muito do que se diz sobre o estresse no ambiente de trabalho que está associado ás novas tecnologias, as pessoas têm que estar sempre em prontidão, e os trabalhadores estão sempre sujeito a novas e longas jornadas laborais. Segundo especialistas do Instituto de Psicologia e Controle do Stress, a realidade do mundo atual com o avanço vertiginoso das tecnologias relaciona-se diretamente, ao crescimento das doenças ocupacionais como estresse.
Os principais alertas de que o estresse está saindo do controle são: Uma mudança aparente na personalidade ou no comportamento, sinais de doenças físicas e mental como tremores ou sensação de fraqueza, tensão ou dor muscular, inquietação, falta de ar, palpitação, boca seca, vertigens e tonturas, náuseas, impaciência, dificuldade de concentração e memorização, irritabilidade ou toxicomania. (SILVA; KUHN, 2009, p. 69-70).
Em relação à patologia do trabalho, o estresse vem sendo conhecido como o mal do século, e normalmente este tipo de comportamento é visto em ambiente de trabalho de elevado desgastes, que exigem muito do psicológico do funcionário e baixo poder de decisão. É nesse ambiente de trabalho que é possível ver acima da média manifestações de desgaste mental, ansiedade e depressão. (MENDES 2005, p. 108-109).
Por meio do gráfico abaixo podemos acompanhar as respostas das perguntas que evidenciam situações de estresse no trabalho ora estresse nas relações humanas, ora no ambiente de trabalho. A pergunta que foi feita: Sente algum estresse em seu ambiente de trabalho? Se sim, qual?
Ao anualizarmos o gráfico, a justificativa é entre a Escola Pública o estresse está relacionado as situações de relações sociais, já na Escola Particular apresenta mais justificativas relacionadas ao emprego.
Segundo França e Rodrigues (1997). “ O trabalho submete as pessoas ao estresse, frequentemente crônica que estamos submetidos a ele de forma continua”.
Atrelado a outros fatores o estresse consiste em uma das principais fontes de sofrimento no trabalho e que resulta na saúde do trabalhador. 
3. METODOLOGIA
Nesse trabalho os dados foram obtidos através de pesquisa realizadas nas diferentes áreas e publicações de veículos acadêmicos. Nosso foco foi em livros oferecidos na biblioteca da universidade, website que tratam do assunto e artigos publicados em revistas acadêmicas. 
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
O estresse tem se tornado um “vilão” da sociedade moderna, principalmente na sua vertente ocupacional tem se apresentado cada dia mais intenso e prejudicial a população. 
A Qualidade de Vida no Trabalho – QVT refere-se aos aspectos favoráveis e desfavoráveis no ambiente de trabalho para as pessoas. Tentando solucionar esse problema, as organizações vivem um paradoxo. De um lado, as organizações precisam do alcance de resultados, ótimos produtos/serviços e baixo custo. De outro, os funcionários necessitam de ótimas condições de trabalho e um clima organizacional favorável.
Dentro da pesquisa elaborada pelo grupo vamos citar algumas dicas que podem ajudar a diminuir o seu stress.
· Encare todos os problemas de frente! Entenda que nem sempre é possível evitar algumas situações, então encare o problema e tente resolvê-lo;
·  Seja sempre positivo, mas sempre realista! Evite pensamentos negativos, mas nunca fantasie as situações. A quebra de expectativas pode desencadear problemas psicológicos graves;
· Evite relacionamentos destrutivos! Quando a relação com uma pessoa não é boa, talvez seja melhor o afastamento;
· Sempre que possível, tire um tempo para você. Fazer as coisas que gostamos melhora nosso humor e ajuda-nos a enfrentar o dia a dia;
· Não se cobre demais! Lembre-se de que você é uma pessoa como qualquer outra e cometerá erros. O excesso de preocupação pode desencadear estresse;
·  Preocupe-se com seu sono! Dormir pelo menos oito horas por dia é essencial para realizar as atividades com energia e melhorar o rendimento;
·  Alimente-se bem! Comer alimentos saudáveis evitam o estresse, além de prevenir contra várias doenças. Evitar alimentos com muita cafeína é uma valiosa dica para diminuir o estresse;
· Exercite-se! Exercícios físicos melhoram a sensação de bem-estar e o condicionamento físico, bem como evitam problemas cardíacos, diabetes e várias outras doenças;
REFERÊNCIAS
· Biblioteca Virtual, UNIASSELVI – Psicologia organizacional e do trabalho. 
· http://meustrabalhosacademicos.blogspot.com/2009/12/patologia-do-trabalho-resumo-as-horas.html?m=1
· http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/seguraca%20e%20saude%20no%20trabalho/Saudedotrabalhador.pdf
· https://www.biologianet.com/saude-bem-estar/dicas-para-evitar-estresse.htm
· https://noticias.universia.com.br/
Escola Pública	Pressão	Atividades não correlatas	Fofocas	6	6	7	Escola Privada	Pressão	Atividades não correlatas	Fofocas	8	3	8

Continue navegando