Buscar

Atividade 1 Letramento e Alfabetização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

"
Após nossas leituras, podemos perceber o quanto a atuação do professor, de forma planejada, responsável e consciente, é importante para que o aluno consiga se desenvolver significativamente no que diz respeito ao processo evolutivo do desenho, principalmente na Educação Infantil, em que a leitura e a escrita ainda não são de seu domínio. Partindo desse princípio, por que o professor deve ser um conhecedor do processo evolutivo do desenho, ou seja, conhecer as características das fases do desenho infantil? Como o professor deve proceder ao observar que, mesmo depois de um bom trabalho no coletivo, uma determinada criança não apresenta em seus desenhos uma perceptível evolução?
 É importante que o professor que trabalha com crianças de 2 anos à 7 anos seja capaz de compreender aquilo que a criança quer transmitir através do desenho. O desenho infantil é uma peça fundamental no desenvolvimento da criança, e sendo bem aproveitado leva a criança a desenvolver a sensibilidade, a percepção, a criatividade e a imaginação. O professor que não conhece a importância do desenho para o processo da escrita deverá reavaliar sua instrução, uma vez que o desenho é o ponto inicial da aprendizagem em nível escolar, não é apenas um momentos de entreter as crianças, seus traços, riscos, rabiscos são significativos e indicativos. O professor deve conhecer os processos evolutivo do desenho para que possa avaliar cada um dos seus alunos, e assim desenvolver metodologias pedagógicas de acordo com a particularidade de cada um. 
 Uma das formas de avaliar seus alunos seria dando vários papeis, lápis de cor, giz de cera entre outros materiais, e pedir para que seus alunos desenhem, e dessa maneira possa acompanhar o seu processo evolutivo, expressivo e construtivos da criança. O desenho é uma forma de expressão, são autorretratos das crianças, e requer uma construção que é lenta, comparada a percepção da criança que são pura sensibilidade. Quando uma criança desenha ela desenvolve uma maneira que as satisfaça, e são determinantes para que elas nunca se desinteressem em fazê-lo. 
 Pelos desenhos o professor poderá identificar dificuldades e desenvolver habilidades futuras no individuo por meio de atividades livres e dirigidas, adequando as fases pelas quais as crianças estejam passando. Algumas crianças possuem um certo bloqueio para as atividades grupais, e isso pode dar-se por diversos casos, como a timidez que é um dos mais comuns. Nesse caso o professor precisa elaborar uma maneira de trabalhar individual com a criança, para que a criança aprenda a trabalhar com outras crianças e aos poucos conduzi-la para trabalhar com a amiguinha ou amiguinho mais próximo, e depois coloca-la para trabalhar em grupos maiores, e assim seu rendimento educacional seja mais produtivo.

Continue navegando