Buscar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO DISCURSIVA AVALIAÇÃO FINAL

Prévia do material em texto

1.
	Quando se trata de gestão de capacidade, faz-se necessário conhecer toda a estrutura da organização, realizando buscas dentro da empresa, a mão de obra e os equipamentos necessários para que se possa produzir o produto ou serviço solicitado pelo cliente. Todas as organizações sofrem com a sazonalidade. No entanto, muitas organizações estão trabalhando entre 75 a 95% de sua capacidade de produção para conseguir atender à demanda nessas épocas de sazonalidade. Para isso, é necessário que a empresa tenha políticas que possam atender a essa demanda e, consequentemente, satisfazer o cliente com a entrega do produto ou do serviço no tempo hábil programado. Diante desse fato, disserte sobre as três políticas para que uma gestão de capacidade consiga atender à demanda.
FONTE: Disponível em: <http://www.bwsconsultoria.com/2011/04/gerenciamento-da-capacidade-de-producao.html>. Acesso em: 20 fev. 2016.
	Resposta Esperada:
* Política de capacidade constante: em uma política de capacidade constante (PCC), o volume agregado de produção é invariável diante das previsões de flutuação da demanda. Quando são processados materiais não perecíveis, cuja comercialização não ocorre tão logo sejam processados, eles são colocados em estoque antes das vendas. Portanto, essa política é viável para produtos não perecíveis que apresentam reduzido grau de sazonalidade.
* Política de acompanhamento da demanda: a política de acompanhamento da demanda (PAD) busca adequar a capacidade aos níveis da demanda prevista. Trata-se de uma política mais adequada às situações em que não se pode estocar a produção, como na prestação de serviços e na fabricação de produtos perecíveis. Ao contrário da PCC, a PAD evita o desperdício de recursos de pessoal e a subutilização da capacidade disponível. Nas situações em que a produção pode ser estocada, a PAD contribui para a redução dos estoques e, consequentemente, dos custos de financiamento e armazenagem.
* Política de gestão da demanda: sonho de qualquer gerente de produção, a demanda estável e uniforme reduz custos, melhora o serviço, permite maior utilização da capacidade e melhora o lucro potencial. Ciente disso, muitas organizações buscam administrar a demanda, transferindo seus picos para os períodos mais tranquilos. Administrar a demanda não é responsabilidade dos gerentes de produção, mas, sim, dos departamentos de marketing/vendas. Cabe ao gerente de produção avaliar o gerenciamento da demanda e assegurar que o sistema de produção satisfaça a demanda mais estável.
	2.
	No conceito da Administração da Produção, Slack, Chambers e Jonhston (2009) informam que existem dois elementos no processo de transformar, ou seja, produzir produtos de valor. No entanto, para que isso aconteça, é necessário o uso de diversos componentes que contribuem para este processo de transformação. Estes componentes podem ser divididos em duas classes. Conceitue e exemplifique cada uma dessas classes.
FONTE: SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da Produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
	Resposta Esperada:
Recursos transformados são aqueles que são trabalhados e convertidos em algo de maior valor. Exemplo: alumínio transformado em motores. São divididos em três grupos: materiais, informações e consumidores.
Recursos transformadores são os indivíduos ou equipamentos que atuam sobre os recursos transformados. Exemplo: o mecânico monta os motores de alumínio com outras partes dos recursos transformados necessárias para finalizar o produto na linha de fabricação.

Continue navegando