Buscar

Atividade 3 Bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gabriella Oliveira de Campos Ribeiro
Matricula: 201020411
11- A glicose (C6H12O6) proveniente da degradação dos carboidratos se converterá em duas moléculas de ácido pirúvico ou piruvato (C3H4O3). A glicose é degradada através da Glicólise, e é uma das principais fontes de Acetil-CoA. A descarboxilação oxidativa do piruvato dá início ao ciclo de Krebs. Com a formação do acetil-CoA é dado início ao ciclo de Krebs, na matriz das mitocôndrias. A enzima citrato sintetase catalisa a reação de transferência do grupo acetil, proveniente da acetil-CoA, para o ácido oxaloacético ou oxaloacetato formando o ácido cítrico ou citrato e liberando a Coenzima A. Ocorrem reações de oxidação e descarboxilação originando ácido cetoglutárico ou cetoglutarato. É liberado CO2 e forma-se NADH+ + H+. Em seguida o ácido cetoglutárico passa por reação de descarboxilação oxidativa, catalisada por um complexo enzimático do qual fazem parte a CoA e o NAD+. Essas reações originarão ácido succínico, NADH+ e uma molécula de GTP, que posteriormente transferem sua energia para um molécula de ADP, produzindo assim ATP. O ácido succínico ou succinato é oxidado a ácido fumárico ou fumarato, cuja coenzima é o FAD. Assim será formando FADH2, outra molécula carregadora de energia. O ácido fumárico é hidratado formando o ácido málico ou malato. Por fim, o ácido málico sofrerá oxidação formando o ácido oxaloacético, reiniciando o ciclo. A função do ciclo de Krebs é gerar equivalente de redução ou equivalentes redutores (NADH E FADH2) para a cadeia respiratória, a fim de completar a oxidação dos substratos energéticos.
Principais enzimas:
· Citrato sintase
· Aconitase
· Isocitrato desidrogenase
· α-Cetoglutarato desidrogenase
· Succinato tioquinase
· Succinato desidrogenase
· Fumarase
· Malato desidrogenase.
20- O ciclo das pentoses fosfato é uma rota alternativa para oxidação da glicose-6, no citosal, sem gerar ATP.Esta rota corresponde a um processo multicílico onde 6 moléculas de glicose-6P entram no ciclo e 6 moléculas de CO2 são liberadas,6 moléculas de pentose-5P são formadas e estas pentose-5P se reorganizam, regenerando 5 moléculas de glicose-6P.
A via das pentoses é uma via alternativa de catabolismo da glicose. Produz NADPH, seus elétrons são destinados à biossíntese redutora. Produz ribose-5-fosfato, elemento estrutural dos ácidos nucléicos e coenzimas.
Uso do NADPH:
· Lipogênese
· Colesterolgênese
· Redução do peróxido de hidrogênio (H2O2)
· Fagocitose por leucócitos (NADH oxidase)
· Sistema citocromo P450-monoxigenase
· Síntese de EDRF/NO no endotélio vascular.
 A via das pentoses fosfato é composta por duas fases a oxidativa e não oxidativa. Na faze oxidativa ocorre a oxidação de 6 moléculas de glicose 6-fosfato com formação de 6 moléculas de NADPH. A oxidação de 6P-gliconato com liberação de dióxido de carbono e geração de ribuloses 5-fosfato e NADPH é a etapa seguinte. Posteriormente, a ribulose-5-fosfato se transforma em ribose 5-fosfato.Os NADPH formados na fase oxidativa são usados para produzir glutationa reduzida (GSH) a partir de glutationa oxidativa (GSSG) e para participar das biossínteses redutoras.
 Fase não oxidativa parte das ribulose 5-fosfato continua a se isomerizar a ribose 5-fosfato e parte se epimerisa a xilulose 5-fosfato.Estas 2 pentose fosfato reciclam e regeneram 5 moléculas glicose 6-fosfato, permitindo a formação contínua de NADPH.
Enzima importante glicose-6-fosfato-desidrogenase(G6PDH). A regulação se dá por insulina.

Outros materiais