Buscar

atividade 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

20/09/2020	Blackboard Learn
20/09/2020	Blackboard Learn
20/09/2020	Blackboard Learn
	ergunta 1	1 em 1 pontos
“A distribuição de cromossomos duplicados entre as células-filhas é organizada e executada por microtúbulos, que são componentes do citoesqueleto. Essas fibras, constituídas de proteínas denominadas tubulinas, fixam-se nos cromossomos e os deslocam dentro da célula-mãe em divisão” (SNUSTAD, 2018, versão online). Durante a mitose, os microtúbulos reúnem-se em um arranjo complexo denominado “fuso”. 
SNUSTAD, D. P. Fundamentos de genética. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Em qual das fases da mitose as cromátides irmãs são separadas pelo encurtamento das fibras do fuso?
Resposta Selecionada: Anáfase. Resposta Correta:	 Anáfase.
Feedback Resposta correta: Graças a esse processo de separação, os cromossomos da	descondensam-se, as organelas se reconstituem e cada conjunto de cromossomos é resposta:	envolvido por uma membrana nuclear.
	Pergunta 2	1 em 1 pontos
O albinismo é provocado por um defeito em uma das enzimas necessárias para produzir melanina, o pigmento que escurece nossa pele, pelos e olhos. Pessoas com albinismo não produzem melanina ou produzem pequenas quantidades e, consequentemente, têm cabelo branco, pele clara e nenhum pigmento na íris dos olhos. A base genética do albinismo foi descoberta pelo médico inglês Archibald Garrod, que identificou, em 1908, que a condição era hereditária, como uma característica autossômica recessiva. 
Isso significa que ____________. 
PIERCE, B. A. Genética: um enfoque conceitual. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. Assinale a alternativa cujo conceito completa a frase corretamente.
	Resposta	
Selecionada:	uma pessoa tem que receber duas cópias de uma mutação albina para apresentar o albinismo.
Resposta Correta:	uma pessoa tem que receber duas cópias de uma mutação albina para apresentar o albinismo.
Feedback Resposta correta: De acordo com as teorias fundamentais da genética, os traços que da	desapareceram nos descendentes heterozigotos a partir do cruzamento de dois resposta:	homozigotos puros são chamados de recessivos.
	Pergunta 3	1 em 1 pontos
A prófase da meiose I — ou prófase I — é dividida em cinco estágios, cada um deles designado por um termo grego. Esses termos indicam as principais características relativas à aparência ou ao comportamento dos cromossomos. Em uma dessas fases, cada par cromossômico é constituído de dois homólogos duplicados, cada um deles formado por duas cromátides-irmãs. Se contarmos os homólogos, o par é denominado um bivalente de cromossomos, mas se contarmos os filamentos, é chamado de tétrade de cromátides. Nesse momento, os cromossomos pareados podem fazer o crossing-over. 
SNUSTAD, D. P. Fundamentos de genética. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. Qual é um dos efeitos esperados para o crossing-over?
Resposta Selecionada: Recombinação de material genético entre os cromossomos pareados. Resposta Correta:	 Recombinação de material genético entre os cromossomos pareados.
	Feedback	Resposta correta: No crossing over 
da	entre cromossomos homólogos, há permuta física entre os cromossomos, que ocorre resposta:	durante a prófase da primeira divisão meiótica, depois do pareamento dos cromossomos duplicados.
	Pergunta 4	1 em 1 pontos
Características autossômicas recessivas se manifestam quando dois alelos recessivos estão
presentes. Nos indivíduos em que um alelo único é mutante, o normal compensa o alelo anormal, impedindo que a doença se manifeste. Como cada indivíduo herda somente um dos dois alelos de cada genitor, para que a doença autossômica recessiva se manifeste, o indivíduo deve herdar um alelo mutante de cada genitor. 
BORGES-OSÓRIO, M. R.; ROBINSON, W. M. Genética Humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. Após a leitura do texto, analise as gerações apontadas pelos números romanos no heredograma. 
 
Fonte: BORGES-OSÓRIO; ROBINSON, 2013, p. 156.
Resposta Selecionada: Os indivíduos afetados são resultantes de casamentos consanguíneos. Resposta Correta:	 Os indivíduos afetados são resultantes de casamentos consanguíneos.
Feedback Resposta correta: Na herança autossômica recessiva, um alelo mutante pode ser da	compensado pelo seu par normal, impedindo a manifestação da característica durante resposta:	muitas gerações. Dessa forma, casamentos consanguíneos aumentam a probabilidade desses genes recessivos serem expressos como observado no heredograma. 
	Pergunta 5	1 em 1 pontos
O número de cromossomos que definem a espécie humana é um somatório de 22 pares de autossomos, com os cromossomos sexuais, que completam os 23 pares e podem ser da mesma forma iguais (XX) ou diferentes (XY). Alguns genes estão presentes tanto no cromossomo X quanto no Y, sendo a maioria perto das extremidades dos braços curtos, cujos alelos não obedecem ao padrão de herança ligados aos X ou Y, simulando a herança de um gene autossômico. Na espécie humana, os cromossomos sexuais determinam os fenótipos masculino e feminino, porém duas síndromes cromossômicas podem ser causadas pela alteração no número dos cromossomos sexuais, Síndrome de Turner e Síndrome de Klinefelter. 
SNUSTAD, D. P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 7. ed. Rio de Janeiros: Guanabara Koogan, 2017. 
Em relação a essas duas síndromes, assinale a alternativa correta.
	Resposta
Selecionada:
Resposta Correta:
	 
Um indivíduo com Síndrome de Klinefelter sempre será do sexo masculino.
 
Um indivíduo com Síndrome de Klinefelter sempre será do sexo masculino.
Feedback Resposta correta: A não disjunção meiótica pode originar indivíduos sindrômicos com da	aneuploidias dos cromossomos sexuais, sendo as mais frequentes as citadas Síndrome resposta:	de Turner, em mulheres, e Síndrome de Klinefelter, em homens.
	Pergunta 6	1 em 1 pontos
A forma precisa na qual um gene é definido depende do contexto biológico. Em um nível mais simples, podemos pensar no gene como uma unidade de informações que codifica uma característica genética. Expandimos essa definição à medida que aprendemos mais sobre o que são os genes e como eles funcionam. As informações genéticas são codificadas na estrutura molecular dos ácidos nucleicos, sob a forma do ácido desoxirribonucleico (DNA). 
PIERCE, B. A. Genética: um enfoque conceitual. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017. 
Em relação aos conceitos associados aos genes, analise as afirmações a seguir. 
I. O conjunto das características físicas, bioquímicas e fisiológicas determinadas por genes pode sofrerou não influência do meio ambiente. 
II. O conjunto das informações genéticas de um indivíduo representa o seu genótipo. 
III. No genótipo, há genes que determinam características recessivas e o ambiente determina ascaracterísticas dominantes. 
IV. Genes que ocupam, nos cromossomos, o mesmo lócus no par de cromossomos homólogos, são
considerados alelos. 
Está correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada: I, II e IV. Resposta Correta:	 I, II e IV.
Feedback Resposta correta: Há várias formas de estudar características genéticas. Elas estão da	contidas no genoma na forma de genes, os quais podem se expressar segundo as leis resposta:	de Mendel nos fenótipos. 
	Pergunta 7	1 em 1 pontos
A replicação semiconservativa do DNA é um ponto importante na forma como nucleotídeos se pareiam (adenina se liga à timina por duas ligações de hidrogênio e a citosina se liga à guanina por três ligações de hidrogênio). Na molécula de DNA dupla fita, os arcabouços pentose-fosfato das fitas complementares são antiparalelos: um é orientado de 5’→ 3’ e a fita oposta é orientada de 3’ → 5’.
Isso é essencial para o processo de replicação e orientadas por enzimas. 
HARVEY, A. R.; FERRIER, R. D. Bioquímica ilustrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 
O texto é claro quanto à importância da estrutura do DNA frente às etapas da replicação. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir. 
I. A replicação de DNA se inicia em origens fixas e é bidirecional a partir de cada origem dereplicação. 
II. A replicação do DNA é semiconservativa.Nela, cada filamento servirá como molde, originando duasfitas novas, sendo cada uma formada por uma fita antiga e uma fita recém-sintetizada. 
III. Na fita descrita como retardatária, o processo de síntese da nova fita ocorre no mesmo sentido emque a forquilha de replicação avança. 
IV. Na fita líder, uma nova sequência iniciadora, ou primer, é adicionado a cada pequeno bloco a ser replicado. 
Está correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada: I e II. Resposta Correta:	 I e II.
Feedback Resposta correta: Na fita líder é que o molde está orientado com a extremidade 5’ à da	forquilha de replicação, sendo a síntese de fita nova continuada com a adição de resposta:	nucleotídeos na extremidade 3’-OH.
	Pergunta 8	1 em 1 pontos
As alterações ou distúrbios que acometem os cromossomos são os agentes causais de síndromes ou condições genéticas manifestadas com muita frequência por deficiência mental, dismorfismos da face e malformações congênitas, principalmente por cardiopatias, anormalidades esqueléticas e de sistemas orgânicos. As causas para essas alterações são diversas, podendo ser ocasionadas por distúrbios numéricos livres, translocações e alterações na estrutura dos cromossomos. 
SNUSTAD, D. P.; SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 7. ed. Rio de Janeiros: Guanabara Koogan, 2017. 
BORGES-OSÓRIO, M. R.; ROBINSON, W. M. Genética Humana. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013. No cariótipo a seguir, é observada uma alteração cromossômica. 
 
Fonte: BORGES-OSÓRIO; ROBINSON, 2013, p. 114. 
Em relação ao cariótipo, marque a alternativa correta.
	Resposta	
Selecionada:	O indivíduo pode ser normal, pois a translocação robertsoniana é um tipo de alteração cromossômica equilibrada.
	Resposta Correta:
Feedback da resposta:
	
O indivíduo pode ser normal, pois a translocação robertsoniana é um tipo de alteração cromossômica equilibrada.
Resposta correta: Indivíduos com translocação robertsoniana equilibrada podem ter filhos
com Síndrome de Down ou não, sendo a trissomia ocasionada pela presença da translocação, pois possui mais um segmento 21 no cromossomo translocado.
	Pergunta 9	1 em 1 pontos
Diariamente, nossas células estão expostas a agentes que têm o potencial de causar danos ao DNA. Dentre eles, podemos citar as radiações gama, os raios X, radiação UV (ultravioleta), os agentes químicos, cigarro e agentes infecciosos. Um sistema bastante complexo é capaz de detectar essas alterações no DNA e frear o avanço do ciclo e divisão celular. Participam desse processo de regulação muitas proteínas, enzimas e fatores de transcrição. Nesse contexto, analise o texto abaixo: “Os danos ao DNA em G1 causam um aumento tanto na concentração como na atividade de uma proteína, chamada de _____________, um regulador da transcrição que ativa a transcrição de um gene que codifica uma proteína inibidora de ____________ chamada de p21”. (ALBERTS et al., 2017, p. 615) 
ALBERTS, B. et al. Fundamentos da biologia celular. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. 
Após análise, assinale a alternativa cujos termos completam as lacunas corretamente.
Resposta Selecionada: P53 e CDK. Resposta Correta:	 P53 e CDK.
Feedback Resposta correta: Nesse processo regulado por P53 e CDK, o aprisionamento do ciclo da celular em G1 permite que a célula tenha tempo para reparar o DNA danificado antes de resposta: replicá-lo.
	Pergunta 10	1 em 1 pontos
A Síndrome de Down é clinicamente explicada por uma anormalidade na constituição dos cromossomos, conhecida também por trissomia do 21. As causas podem ser atribuídas por trissomia simples, translocação ou mosaicismo. Mesmo ocorrendo por essas possibilidades citogenéticas, na Síndrome de Down, os portadores apresentam um fenótipo com expressividade variada, porém algumas bastante comuns. 
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes de atenção à pessoa com Síndrome de Down. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. 1. ed. Brasília, 2013. 
Essa síndrome pode ser causada por: 
I. Falha na disjunção dos cromossomos homólogos durante a meiose I de um gameta masculino. 
II. Falha na disjunção das cromátides-irmãs durante a meiose II de um gameta feminino. 
III. Falha nas primeiras mitoses, ainda durante a fase embrionária. 
IV. Não replicação de um dos cromossomos durante a fase S de um gameta feminino. 
Está correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada: I, II e III. Resposta Correta:	 I, II e III.
Feedback Resposta correta: A trissomia do 21 pode ser causada pela não disjunção cromossômica da	em uma das divisões meióticas, que pode ocorrer com qualquer um dos genitores, porém resposta:	com maior probabilidade para o sexo feminino. Nas mulheres com menos de 25 anos, o risco de gestar um filho com Síndrome de Down é de aproximadamente 1 em 1.500, enquanto que em mulheres com 40 anos, é de 1 em 100.
Domingo, 20 de Setembro de 2020 14h37min10s BRT
https://ibmr.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller	1/4
https://ibmr.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller	1/4
https://ibmr.blackboard.com/webapps/late-Course_Landing_Page_Course_100-BBLEARN/Controller	1/4

Continue navegando