Buscar

Avaliação 1 Projetos de lei na atualidade

Prévia do material em texto

Iniciado em
	segunda, 21 Set 2020, 11:00
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 21 Set 2020, 11:17
	Avaliar
	9,0 de um máximo de 10,0(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as competências recursais dos tribunais superiores e os sucedâneos recursais analise as assertivas a seguir e assinale a única alternativa CORRETA:
Escolha uma:
a. De acordo com os precedentes do Supremo Tribunal Federal, o mandado de segurança impetrado contra deliberação do Conselho Nacional de Justiça que não tenha alterado ato administrativo de Tribunal Estadual, não está inserido na competência originário do próprio STF.
b. De acordo com jurisprudência dominante do Superior Tribunal de Justiça, o destrancamento de recurso especial retido somente pode ocorrer mediante o ajuizamento de ação cautelar perante o próprio STJ.
c. A natureza constitucional do mandado de segurança autoriza a sua impetração contra ato administrativo objeto de recurso dotado de efeito suspensivo, independente de caução.
d. Ainda que haja remédio processual específico, é cabível o mandado de segurança para atacar decisão judicial ilegal e teratológica.
e. Compete ao Superior Tribunal de Justiça processar e julgar mandado de segurança impetrado contra decisão monocrática de membro de Tribunal de Justiça, dotada de teratologia e violação à legislação infraconstitucional.
Feedback
A resposta correta é: De acordo com os precedentes do Supremo Tribunal Federal, o mandado de segurança impetrado contra deliberação do Conselho Nacional de Justiça que não tenha alterado ato administrativo de Tribunal Estadual, não está inserido na competência originário do próprio STF..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
É o Superior Tribunal de Justiça que, em última análise, declara qual o efetivo conteúdo da norma, aplicando-a ao caso concreto. A função da jurisdição, no que concerne à realização do direito prometido pelo ordenamento, passa, em última instância, pelo que o Superior Tribunal de Justiça pronunciar que é o conteúdo desse direito prometido. Nesta concepção assinale a opção CORRETA.
Escolha uma:
a. A análise da verdade dos fatos é função exclusiva do Superior Tribunal de Justiça.
b. Em sede de recurso ordinário o Superior Tribunal de Justiça não poderá fazer análise dos fatos levados a sua apreciação.
c. As funções do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal estão destacadas pela importância dos temas abarcados por suas competências originárias.
d. Ao Superior Tribunal de Justiça cumpre processar os fatos que lhe são apresentados pelos Tribunais inferiores e fazer a devida confrontação legal, estabelecendo, no caso concreto, qual a norma aplicável, qual o seu conteúdo e extensão.
e. Quando a lei recebe diversas interpretações para casos iguais, a função constitucional do Superior Tribunal de Justiça se faz em eleger aquela mais aplicada pelas Cortes Inferiores, que são as que têm legitimidade para análise dos fatos.
Feedback
A resposta correta é: Ao Superior Tribunal de Justiça cumpre processar os fatos que lhe são apresentados pelos Tribunais inferiores e fazer a devida confrontação legal, estabelecendo, no caso concreto, qual a norma aplicável, qual o seu conteúdo e extensão..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei n.º 13.105/2015, conhecida como “Novo Código de Processo Civil”, que deveria entrar em vigor em 16 de março de 2016 – embora como já anunciado existam projetos que pretender prorrogar este prazo para março de 2018 - reconhece o problema da instabilidade jurisprudencial como fator de instabilidade e insegurança, sendo CORRETO afirmar:
Escolha uma:
a. Prestigiou-se, seguindo-se direção já abertamente seguida pelo ordenamento jurídico brasileiro, expressado na criação da Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) e do regime de julgamento conjunto de recursos especiais e extraordinários repetitivos (que foi mantido e aperfeiçoado) tendência a criar estímulos para que a jurisprudência se uniformize, à luz do que venham a decidir tribunais superiores e até de segundo grau, e se estabilize.
b. a função dos tribunais superiores é proferir decisões que moldem aos fatos, objetivamente considerado. A função paradigmática que devem desempenhar é inerente ao sistema.
c. os posicionamentos diferentes dos Tribunais são essenciais para uma cultura mutante de uma sociedade em constante evolução.
d. a função dos tribunais superiores não é proferir decisões que moldem aos fatos, objetivamente considerado. A função paradigmática que devem desempenhar é inerente ao sistema
e. a positiva destes valores, objetivos e institutos concretos é exigência da regra constitucional para a aplicação de uma teoria de precedentes vinculantes.
Feedback
A resposta correta é: Prestigiou-se, seguindo-se direção já abertamente seguida pelo ordenamento jurídico brasileiro, expressado na criação da Súmula Vinculante do Supremo Tribunal Federal (STF) e do regime de julgamento conjunto de recursos especiais e extraordinários repetitivos (que foi mantido e aperfeiçoado) tendência a criar estímulos para que a jurisprudência se uniformize, à luz do que venham a decidir tribunais superiores e até de segundo grau, e se estabilize..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Súmula Vinculante n.º 10, determina que: “Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de Tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte”. Neste panorama é correto afirmar:
Escolha uma:
a. As questões constitucionais encerradas pelo plenário dos tribunais são vinculantes na área de sua competência.
b. As questões constitucionais encerradas pelo plenário dos tribunais estaduais exercem mero papel persuasivo.
c. As questões constitucionais encerradas pelo plenário dos tribunais estaduais são vinculantes para o próprio STF.
d. As questões constitucionais encerradas pelo plenário dos tribunais estaduais são vinculantes na área de sua competência.
e. A Súmula Vinculante n.º 10 tem efeito vinculante e obrigatório sobre todos os demais órgãos do Judiciário, não vinculando a Administração Pública e o Poder Legislativo.
Feedback
A resposta correta é: As questões constitucionais encerradas pelo plenário dos tribunais estaduais são vinculantes na área de sua competência..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A súmula talvez seja o exemplo mais de estabilização de entendimentos. No Brasil, a origem da súmula é datada de 1960. Em que pese o quase meio século que nos separa de suas origens, seus fundamentos de criação visualizavam o enfrentamento de questões que hoje ainda nos são atuais, quais sejam, o acúmulo de processos pendentes de julgamento, aliado ao fato de que muitos deles versavam sobre matérias idênticas. Isto nos conduz ao raciocínio de que:
Escolha uma:
a. os tribunais superiores devem utilizar-se das “jurisprudências” defensivas para evitar o julgamento de recursos e diminuir o seu volume de trabalho.
b. Reconhecer o efeito vinculante das decisões judiciais é reconhecer sua equiparação comas súmulas.
c. as súmulas versam acerca de matérias de Direito, procurando a melhor interpretação da lei escrita e dos fatos propriamente ditos.
d. as súmulas, nos países de tradição do civil law, não se confundem, em absoluto, com os precedentes na doutrina do precedente obrigatório.
e. Existindo súmulas editadas os julgados poderá dispensar a fundamentação de sua decisão fazendo menção ao enunciado editado.
Feedback
A resposta correta é: as súmulas, nos países de tradição do civil law, não se confundem, em absoluto, com os precedentes na doutrina do precedente obrigatório..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A importância dos precedentes judiciais está cada vez maior no sistema jurídico brasileiro. Especialmente diante da vagueza semântica, decorrente inclusive da crescente utilização de conceitos abertos, como cláusulas gerais e conceitosjurídicos indeterminados, o papel do Judiciário se torna central na definição do direito vigente, na medida em que estreita a moldura legislativa e informa à sociedade quais as normas podem ser extraídas do ordenamento jurídico em vigor. Atentos à atividade anencéfala desempenhada pelas Cortes Superiores, podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. julgado certo tema sob a sistemática do julgamento de recursos repetitivos pelo Superior Tribunal de Justiça, devem os demais órgãos do Poder Judiciário, à exceção do Supremo Tribunal Federal, acatar a conclusão da Corte Superior e conferir idêntica solução aos demais casos que versem sobre a mesma controvérsia.
b. a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, diante da importância da apreciação de controvérsias sob a sistemática do julgamento por amostragem de recursos repetitivos, permite a ampla participação de amicus curiae, inclusive com direito à sustentação oral.
c. submetida certa controvérsia à sistemática do julgamento por amostragem de recursos especiais repetitivos, pode a parte desistir do seu recurso, situação em que o Superior Tribunal de Justiça terá de escolher novo recurso para tal fim.
d. a fim de evitar que recursos que versem sobre tema já definido em repercussão geral e sob a sistemática do julgamento de demandas repetitivas perante o Supremo Tribunal Federal continuem sendo encaminhados para apreciação da Corte Suprema, vige perante o STF o entendimento de que contra a decisão que inadmite recurso extraordinário, por já ter sido o tema apreciado em repercussão geral, não é cabível a interposição de agravo para o STF, mas sim agravo interno a ser apreciado pelo próprio tribunal de origem.
e. submetida determinada controvérsia à sistemática do julgamento de recursos repetitivos, todos os processos que versam sobre o tema serão automaticamente sobrestados, sendo vedado, em regra, ser proferida sentença ou acórdão antes da conclusão do julgamento do recurso representativo pela Corte Superior.
Feedback
A resposta correta é: a fim de evitar que recursos que versem sobre tema já definido em repercussão geral e sob a sistemática do julgamento de demandas repetitivas perante o Supremo Tribunal Federal continuem sendo encaminhados para apreciação da Corte Suprema, vige perante o STF o entendimento de que contra a decisão que inadmite recurso extraordinário, por já ter sido o tema apreciado em repercussão geral, não é cabível a interposição de agravo para o STF, mas sim agravo interno a ser apreciado pelo próprio tribunal de origem..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Em litígio ocorrido entre a empresa K e a empresa Y, houve decisão favorável à primeira, emitida pelo Tribunal de Justiça vinculado ao estado Z. Caso a empresa perdedora pretenda recorrer ao Superior Tribunal de Justiça valendo-se de precedentes anteriores produzidos a favor de pretensão semelhante à sua, deve, à luz da legislação aplicável, apresentar recurso que seguirá o seguinte procedimento:
Escolha uma:
a. o relator no Superior Tribunal de Justiça, ao identificar que, sobre a controvérsia, já existe jurisprudência dominante ou que a matéria já está afeta ao colegiado, levará a questão ao pleno da Corte Especial.
b. o presidente do tribunal de origem admitirá um ou mais recursos representativos da controvérsia, os quais serão encaminhados ao Superior Tribunal de Justiça, ficando suspensos os demais recursos especiais até o pronunciamento definitivo do Superior Tribunal de Justiça.
c. o relator ouvirá o Ministério Público se o processo for de competência da Corte Especial, devendo ser julgado com preferência sobre os demais feitos, ressalvados os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus.
d. o acórdão do Superior Tribunal de Justiça, sendo publicado, os recursos especiais sobrestados na origem terão seguimento denegado na hipótese de o acórdão recorrido divergir da orientação do Superior Tribunal de Justiça.
e. o relator solicitará informações, a serem prestadas no prazo de quinze dias, aos tribunais federais ou estaduais a respeito da controvérsia.
Feedback
A resposta correta é: o presidente do tribunal de origem admitirá um ou mais recursos representativos da controvérsia, os quais serão encaminhados ao Superior Tribunal de Justiça, ficando suspensos os demais recursos especiais até o pronunciamento definitivo do Superior Tribunal de Justiça..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O processo judicial precisa ser democrático e com ampla participação das partes, inclusive com relação à alteração e adequação de procedimentos que juntamente com a amplitude do contraditório, garante uma participação efetiva do jurisdicionado na formação da decisão judicial final, o que se demonstra através da ampliação dos negócios processuais. Neste aspecto é correto afirmar:
Escolha uma:
a. os negócios processuais serão obrigatórios em todos os procedimentos judiciais.
b. para validade dos negócios processuais estes devem ser formados no bojo do processo.
c. o juiz não homologará os negócios jurídicos que quando versarem sobre questões que impliquem em renúncia de garantias constitucionais.
d. somente as partes que declararem na inicial e na contestação a possibilidade de realização de negócios processuais poderão realiza-los.
e. antes de instaurado o processo as partes serão chamadas para uma audiência prévia a fim de transigirem sobre os procedimentos judiciais.
Feedback
A resposta correta é: o juiz não homologará os negócios jurídicos que quando versarem sobre questões que impliquem em renúncia de garantias constitucionais..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A vinculação das decisões judiciais, aos poucos, vem tomando espaço no cenário nacional. A exigência constitucional de estabilidade da ordem jurídica, aliada à necessidade de se imprimir previsibilidade ao ordenamento, em homenagem à confiança depositada pelos agentes sociais, desperta especial atenção. Neste contexto assinale a opção CORRETA.
Escolha uma:
a. A jurisprudência deve ter sempre efeito persuasivo sob pena de engessar o Poder Judiciário.
b. A vinculação dos entendimentos firmados pelo STJ e STF é inconstitucional.
c. O constitucionalismo brasileiro é o principal responsável pela impossibilidade de adoção de um sistema de precedentes.
d. A exigência constitucional de estabilidade da ordem jurídica, aliada à necessidade de se imprimir previsibilidade ao ordenamento, em homenagem à confiança depositada pelos agentes sociais, traz no novo Código de Processo Civil uma nova concepção de respeito às decisões judiciais em sede de precedentes.
e. A lei é capaz de suprir as necessidades da sociedade.
Feedback
A resposta correta é: A exigência constitucional de estabilidade da ordem jurídica, aliada à necessidade de se imprimir previsibilidade ao ordenamento, em homenagem à confiança depositada pelos agentes sociais, traz no novo Código de Processo Civil uma nova concepção de respeito às decisões judiciais em sede de precedentes..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“O princípio da segurança jurídica ajuda a promover os valores supremos da sociedade, influindo não só na edição das leis e dos atos administrativos, como no próprio alcance das decisões judiciais” (CARRAZZA, Roque Antônio. Segurança jurídica e eficácia temporal das alterações jurisprudenciais: competência dos tribunais superiores para fixá-la – questões conexas. In: FERRAZ JR., Tércio Sampaio. CARRAZZA, Roque Antônio. NERY JÚNIOR, Nelson. Efeitos ex nunc e as decisões do STJ. 2. Ed. São Paulo: Manole, 2009. p. 35-74). Diante da leitura desta afirmação se pode concluir que:
Escolha uma:
a. A lei ordinária e a lei complementar exigida pela Constituição devem ser suficientes para exprimir os valores constitucionais do Estado.
b. O princípio da segurança jurídica é garantido pelo texto constitucional, porém interpretação está restrita ao respeito à coisa julgada, ao direito adquirido e ao ato jurídico perfeito.
c. São as decisões judiciais, em última análise, que aplicam definitivamente o Direito, imprimindo-lhecerteza e previsibilidade.
d. O novo código de processo civil adota um sistema de precedentes idêntico àquele aplicado nos Estados Unidos da América.
e. A justiça somente poderá ser alcançada através da observância da lei, sendo desnecessária qualquer atuação interpretativa do direito pelos tribunais, ficando esta atividade restrita aos casos em que haja lacuna na lei.
Feedback
A resposta correta é: São as decisões judiciais, em última análise, que aplicam definitivamente o Direito, imprimindo-lhe certeza e previsibilidade..
Parte inferior do formulário

Continue navegando