Buscar

Prova Online COMP ORG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Online GIBA - Disciplina: 100921 – COMPORT. RGANIZACIONAL
Parte superior do formulário
Questão 1 -- Para a correta administração do conflito, é de suma importância que sejam conhecidas as possíveis causas que levaram ao seu surgimento. Assinale a alternativa que, de forma correta, apresenta uma dessas causas.
a ) Incapacidade de atingir uma ou mais metas e/ou de realizar e satisfazer os seus desejos.
b ) Metas comuns entre pessoas e departamentos.
c ) As diferenças de personalidade não geram conflito nem na família nem no trabalho.
d ) Conflito não é gerado por interferência ou limitação pessoal, técnica ou comportamental.
e )Informações e percepções similares, que geram harmonia entre os envolvidos.
Questão 2 -- Os conflitos interpessoais são aqueles que existem entre duas ou mais pessoas e podem ocorrer por vários motivos: diferenças de idade, sexo, valores, crenças, papéis ou, ainda, por falta de recursos materiais, financeiros, entre outros. Podem ser divididos em dois tipos. Qual das alternativas indica corretamente ambos os tipos? Assinale-a
a ) Hierárquicos e pessoais. b ) Percebido e latente.
c ) Manifesto e latente. d ) Latente e percebido. e ) Sentido e manifesto.
Questão 3 - O protagonismo da própria carreira é mais do que uma tendência, é um fato inerente à vida profissional das novas gerações. Nesse sentido, existem forças impulsionadoras a serem consideradas para que esse processo ocorra de maneira eficiente. Assinale a alternativa que indica corretamente uma dessas forças:
a ) Fazer escolhas de forma assertiva.
b ) Foco no desenvolvimento pessoal e dependência de oportunidades.
c ) Aceitar qualquer oportunidade de desenvolvimento e de crescimento profissional.
d ) Ter medo de tomar decisões e de ter passividade nas relações.
e ) Delegar o desenvolvimento da carreira para outras pessoas.
Questão 4 ---O coaching é o processo que estimula reflexões para potencializar o desempenho e o aprendizado de profissionais, envolvendo a parceria entre dois atores: o coach, isto é, o profissional que aplica o coaching; e o coachee, o indivíduo que passa pelo ciclo de coaching. Nesse cenário, assinale a alternativa do que é correto afirmar.
a ) As pessoas resistem à mudança; elas procuram impor obstáculos da melhor maneira que podem, com os recursos disponíveis naquele momento.
b ) O coachee pode não possuir o desejo de mudar, mas o processo de mudança ocorrerá, uma vez que esse desejo não é essencial nessa jornada.
c ) As imagens mentais, os diálogos internos, as sensações e os sentimentos constituem a base para a construção dos recursos mentais e físicos. São elementos fundamentais para que se dê o processo de mudança do indivíduo.
d ) A mudança de atitude ocorre de fora para dentro, e não ao contrário. Assim, a vontade não é um elemento determinante no processo de desenvolvimento rumo à mudança. O indivíduo irá experimentar modificações de forma natural.
e ) Imagens mentais e os diálogos internos confundem a construção de recursos mentais e físicos. São recursos que dificultam a mudança no indivíduo.
Questão 5 - As novas gerações, como a Z e a Alfa, terão de aprender a trabalhar e a conviver em um mesmo espaço demográfico de forma conectada e eficiente. Em relação a essas novas gerações, é correto afirmar:
a ) A geração Z é formada pelos nascidos em 2001, que completam 18 anos em 2019. Apesar de ligados à tecnologia, eles desejam percorrer todo o processo de trabalho para chegarem ao objetivo final sem pressa ou ansiedade.
b ) Para a geração Alfa, os pais não são mais figuras de autoridade; existe uma migração dessa representatividade para elementos da mídia. Uma das causas dessa migração é o despreparo dos pais e familiares no processo educacional dessa geração.
c ) A geração Z é formada por pessoas ousadas e carismáticas, porém com baixa capacidade de lidar com processos velozes e integrados em rede. Essa geração possui forte capacidade de desenvolver relações duradouras.
d ) Sabe-se pouco sobre a geração Alfa, mas já se pode afirmar que são indivíduos com baixa capacidade empreendedora e com uma intensa dificuldade em estabelecer relações sociais.
e ) A geração Alfa é formada por crianças nascidas após 2010, nativas digitais. É preciso atenção à possibilidade de essa geração não desenvolver de forma adequada os aspectos relacionais por consequência da alta exposição à tecnologia.
Questão 6 -- As decisões fazem parte da dinâmica cotidiana, sejam tomadas de forma consciente ou inconsciente. Elas representam a principal ferramenta utilizada para lidar com os desafios e as incertezas. Assinale a alternativa que indica um fator correto para que ocorra a tomada de boas decisões.
a ) Tomar decisões provoca ansiedade, dúvidas, arrependimento, perdas e embaraços. Por esse motivo, deve-se manter o foco em reconhecer apenas os fatores subjetivos à situação.
b ) É necessário utilizar um bom método decisório para fazer a melhor escolha, com perda mínima de tempo. Assim, apenas os fatores objetivos envolvidos na situação são reconhecidos.
c ) As decisões envolvem riscos, consequências e implicam numerosas considerações, expondo o decisor a julgamentos externos. Portanto, deve-se estimular a obtenção de informações relevantes.
d ) Concentrar-se nos elementos adjacentes ao processo em análise. As decisões ficam mais fáceis ao observar os dados periféricos primeiro, aqueles que não fazem parte diretamente da situação-problema.
e ) Ter coerência é um elemento que independe do processo de tomada de decisão, já que é fundamental haver gestão com intuição.
Questão 7 -- Nos últimos anos, as organizações passaram por intensas mudanças em seus paradigmas. Essas mudanças tiveram vários efeitos, um deles foi o "efeito de rede". Sobre as redes, assinale a alternativa correta:
a ) Em uma economia baseada em redes, as empresas devem voltar seus esforços para a manutenção e o aumento de seus ativos físicos, a fim de garantir competitividade.
b ) Redes ampliadas permitem interações valiosas e podem ser um importante mecanismo de geração de valor para as empresas.
c ) As redes são resultado de um mercado mais barato e geram conexões restritas, podendo dificultar o posicionamento corporativo.
d ) O efeito de redes se deu porque os mercados se tornaram mais acessíveis, assim as empresas tiveram que se adaptar a modelos menos velozes de competitividade.
e ) Ter influência em uma rede conectada com clientes e parceiros não significa uma forma mais rentável do que ter ativos físicos.
Questão 8 -- O gerenciamento das emoções é um constante desafio na empresa e na vida. A partir do controle das emoções básicas e de suas derivações, teremos a inteligência emocional. Qual das alternativas indica o conceito proposto por Daniel Goleman (2014) sobre inteligência emocional? Assinale a correta.
a ) Habilidade de identificar e entender a situação nos vários contextos, sobretudo os sentimentos e os motivos de outros indivíduos.
b ) É pessoal e intransferível, depende da personalidade de cada um, devendo ser estimulada e trabalhada pelo ser humano todos os dias.
c ) Capacidade de percepção e discriminação das próprias emoções no momento em que ocorrem, destacando suas interferências no comportamento.
d ) Conjunto de aptidões básicas necessárias para lidar adequadamente com as diferentes situações da existência.
e ) Capacidade de manter a confiança nas próprias possibilidades e nas do grupo social em que o indivíduo está inserido.
Questão 9 -- Diante das mudanças que vivemos, ser protagonista da própria existência é fundamental. Indique qual alternativa descreve um dos benefícios dessa prática.
a ) Ter a possibilidade de adquirir uma visão realista do que é possível mudar ou influenciar.
b ) Assumir-se parte do processo organizacional, recusando riscos ou pressões.
c ) Tirar da prática cotidiana a comunicação assertiva, que pode causar conflitos diretos.
d ) O protagonismo leva a mudar da cooperação para a reatividade, a favor da eficiência.
e ) Ser protagonista da própria vidagarante acerto e realização na vida profissional.
Questão 10 - Um dos elementos que integram o processo de comunicação é a escuta. Escutar requer treino, autoconhecimento e conhecimento do outro. Nesse cenário, assinale a alternativa correta sobre a escuta.
a ) Geralmente, descreve o que é dito no campo do significado estrito das palavras; já ouvir é um processo mais profundo.
b ) Enquadra-se no campo dos sentidos. Trata-se de um ato consciente, atento às palavras do interlocutor. Elementos inconscientes não interferem na escuta.
c ) É, muitas vezes, silenciosa. Escuta-se aquilo que se expressa de forma verbal, e não a entrelinha, o gesto, a atuação.
d ) É um comportamento de espera, de reflexão e normalmente não indica significados inconscientes, e sim uma manifestação direta daquilo que o emissor está querendo dizer.
e )Refere-se ao campo da significação das coisas para cada um, difere de pessoa para pessoa.

Continue navegando