Buscar

prova

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Musicalizar representa mais do que ensinar a execução de um instrumento ou notas musicais para a criança. Cabe inseri-la no mundo sonoro, fazendo-a experimentar diferentes sensações auditivas e produzir música, levando-a ao conhecimento dos termos musicais corretos, proporcionando o manuseio de instrumentos musicais e a livre expressão musical. Em outras palavras, um trabalho voltado à formação de um indivíduo sensível e receptivo ao efeito sonoro. Sobre as práticas com a musicalidade que contemplam a concepção do desenvolvimento do ser sensível, analise o caso a seguir:
Nas aulas de música voltadas à Educação Infantil, a professora trazia diferentes objetos que emitiam sons diferentes. Sentavam todos em roda e brincavam de jogo de memória sonora. 
Sobre essa prática com a Educação Infantil, analise a afirmativas a seguir:
I- Essa prática permite, através da brincadeira, que o aluno identifique os sons dos objetos, estimulando uma formação sensível para musicalização.
II- Essa prática desvaloriza os instrumentos musicais, uma vez que objetos não permitem o som real.
III- Essa prática estimula a memória auditiva, uma vez que o aluno identifica, além do som de cada objeto, a sua sequência num composto de vários objetos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	2.
	Todos já fomos crianças, mas parece que, com o passar do tempo, nos distanciamos desta fase com olhar saudoso, muito embora carregamos essa criança dentro de nós em todos os momentos da vida, é o que dizem muitos pesquisadores.  Ao refletirmos sobre a forma como a criança vê o mundo, podemos entender um pouco mais sobre a percepção das crianças sobre os significados que dão a determinados conceitos. Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As crianças conseguem compreender conceitos e significados ao observarem os adultos, no entanto não possuem a capacidade de ressignificar ao seu modo de ser.
	 b)
	A criança é de natureza curiosa, imaginativa e consegue refletir sobre seu contexto, atribuindo significados, que dizem respeito às suas vivências.
	 c)
	A criança busca sentido de mundo por meio de suas experiências, mas essa pouco influencia em sua personalidade.
	 d)
	As crianças percebem o mundo à sua volta da mesma forma que outras crianças de qualquer parte do mundo, o ambiente não altera seu poder de criar ou imaginar.
	3.
	As atividades musicais na escola podem colaborar para o desenvolvimento do indivíduo em muitos aspectos, como a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos. Nesse contexto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Físicos.
II- Psíquicos.
III- Mentais.
(    ) Proporcionam situações que estimulam a ordem, a harmonia, a organização e a compreensão.
(    ) Oferecem atividades que aliviam as tensões devido à fadiga.
(    ) Promovem a comunicação e a descarga emocional através do estímulo sonoro e musical.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - III - II.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	4.
	O professor pode fazer uso dos mais diversos recursos no que tange à aprendizagem, e a música é um deles. Partindo desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- A música deve ser usada apenas como recreação, pois não é uma fonte de conhecimentos.
II- Na música, passos e gestos se transformam em instrumentos de comunicação e expressão.
III- Atividades envolvendo a dança provocam, nas crianças, desinteresse pela aprendizagem.
IV- Uma das formas de o professor incentivar seus alunos no processo de musicalização de forma lúdica é incentivar a confecção de seus próprios instrumentos (com recicláveis).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	5.
	O lúdico apresenta-se como possibilidade para a criança estar em contato com o mundo, com as pessoas e objetos, e, dessa forma, contribui para a constituição da sua personalidade. Os jogos, brinquedos e as brincadeiras podem causar experiências lúdicas fundamentais para o desenvolvimento da criança. Leia o caso a seguir e analise a qual área do desenvolvimento se refere:
João frequenta a Educação Infantil e a ludicidade está presente em muitos projetos da escola. É uma criança que demorou para se ambientar. No início das aulas, demonstrava insegurança ao entrar sem a companhia da mãe. Quando a mãe se retirava, a criança chorava por um longo tempo. A professora trocou sua rotina, introduziu as brincadeiras, os jogos e as músicas no início das atividades. Aos poucos, foi perdendo o medo e controlando o choro. Hoje, despede-se da mãe com facilidade e logo integra-se num grupo para brincar.
Sobre o caso do João, o fato de a professora alterar a rotina trazendo a ludicidade no início das aulas proporcionou melhor desenvolvimento de quais áreas?
	 a)
	Desenvolvimento social e motor.
	 b)
	Desenvolvimento emocional e social.
	 c)
	Desenvolvimento motor e emocional.
	 d)
	Desenvolvimento cognitivo e social.
	6.
	As músicas folclóricas, passadas de geração a geração, são fontes de tradições culturais, pois preservam o contexto de uma época replicada a cada geração. As brincadeiras de roda estimulam o convívio social e a comunicação. No entanto, a música está fortemente relacionada ao desenvolvimento cognitivo, social e motor. Os jogos musicais podem ser compreendidos por meio de três tipos, correspondentes às fases do desenvolvimento infantil. Sobre os tipos de jogos e as fases do desenvolvimento infantil, analise as afirmativas a seguir:
I- Sensório-motor: relacionado ao som e ao gesto. 
II- Simbólico: refere-se ao sentido da música, à emoção, à expressão.
III- Analítico ou de regras: abrange a estrutura da música, quanto à socialização e à organização. 
IV- Linguagem: está relacionado à mensagem musical.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	7.
	João é advogado e, no momento, está sobre forte pressão, pois precisa entregar as petições, e os prazos estão estourando. Além disso, precisa atender telefonemas de clientes e alguns pessoalmente, o que dificulta ainda mais sua concentração. Diante do problema, João criou uma estratégia. Organizou um tempo para cada tarefa e colocou um fundo de músicas clássicas. Assim, conseguiu baixar o nível de ansiedade, melhorando seu rendimento. Consegue agora trabalhar nas petições, sem deixar de atender os clientes por telefone e pessoalmente.
Analise o caso citado e assinale a alternativa CORRETA que indica em que comportamento a influência da música atuou:
	 a)
	A atitude de João em desenvolver a estratégia musical rompeu com o estresse, por outro lado, seu pensamento lógico ficou mais lento.
	 b)
	A organização das tarefas e música ambiente provocou uma alteração emocional, o que ajudou a ter mais clareza e tranquilidade no trabalho.
	 c)
	A música ambiente ajudou a reconhecer que o trabalho pouco importa, dando mais ênfase a sua percepção musical.
	 d)
	A habilidade demonstrada se refere à inteligência musical, pois assim que ele ouve a música já demostra melhorar seu caráter.
	8.
	A musicalização é um processo de construção do conhecimento, que tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos,
jogos de mão, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de atenderem às necessidades de expressão que passam pela esfera afetiva, estética e cognitiva. A respeito dos aspectos para os quais a musicalização pode contribuir, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Brincadeiras que estimulem a imaginação, criatividade e expressões corporais.
	 b)
	Desenvolvimento cognitivo/linguístico, psicomotor e socioafetivo da criança.
	 c)
	Habilidade em manusear os instrumentos musicais e produzir música.
	 d)
	Movimentos de esquema corporal e de coordenação motora ampla.
	9.
	Entender sobre inteligência não é tão fácil como parece, pois exige um conhecimento complexo. Ela não se resume a um conceito, tampouco a um saber. Há definições sobre inteligência que se alteram conforme o entendimento da época, conforme os paradigmas vigentes. Alguns autores a definem apenas considerando a razão, outros aliam a razão e a emoção. Gardner (1995), autor das inteligências múltiplas, trouxe grande contribuição para essa compreensão. Sobre a definição de Gardner com relação à inteligência, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GARDNER, Howard. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
	 a)
	A inteligência não deriva de uma característica especial de espírito, matéria ou energia, mas somente informação.
	 b)
	A inteligência é a competência de resolver situações-problema ou criar produtos que sejam valorizados em um ou em mais ambientes culturais.
	 c)
	A falta de controle emocional demonstra falta de inteligência; desta forma, a inteligência advém das emoções.
	 d)
	A comunicação é a responsável pela conexão das sinapses, e, quanto mais sinapses, mais o indivíduo pode ser considerado inteligente.
	10.
	Wallon é um estudioso da criança e trouxe contribuições relevantes ao estudo da ludicidade, principalmente porque enfatiza que as emoções são o primeiro sistema de comunicação expressiva da criança. Nesse sentido, podemos dizer o quanto é importante ela ser ouvida para depois ser compreendida. Sobre os estudos de Wallon, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:
(    ) A criança é essencialmente emocional e aos poucos vai se tornando um sujeito sócio-cognitivo. 
(    ) A criança é um ser em potencial, por isso precisa ser modelada e limitada quanto às suas fantasias.
(    ) A criança deve ser entendida como sujeito racional com descontrole emocional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	V - V - F.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais