Buscar

E-book - Abstração, memorização e raciocínio com jogos de tabuleiros

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ABSTRAÇÃO, MEMORIZAÇÃO E RACIOCÍNIO
COM JOGOS DE TABULEIROS
ACADEMICOS : GABRIELA CERQUEIRA DE OLIVEIRA
 MIRIANES DE MOURA SILVA
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ....................................................................................................................................................3
OBJETIVO ...........................................................................................................................................................5 
PRINCIPAIS DESCOBERTAS ..................................................................................................................................6
	
METODOLOGIA ..................................................................................................................................................9
CONCLUSÃO .......................................................................................................................................................13
REFERÊNCIAS .....................................................................................................................................................14
INTRODUÇÃO
	Os jogos na educação infantil são excelente recurso para desenvolver aspecto cognitivo, afetivo e social das crianças. São materiais bastante diversificados que utilizados de maneira lúdica, desperta a curiosidade, o interesse , a atenção, e facilita o processo de aprendizagem do educando. Entre os vários tipos de jogos, iremos focar no de tabuleiro, que além de ser um passa tempo muito prazeroso, também auxilia no desenvolvimento da memoria, do raciocínio e da abstração dos seus praticantes. Consiste no jogo que é praticado em dupla ou com mais pessoas, em uma superfície plana e marcada, onde existe peças para se movimentar e regras para ser seguidas. 
	Alguns dos jogos de tabuleiro mais conhecido no mudo são: o xadrez, a dama, jogo da velha, stratego, batalha naval, ludo, trilha e monopólio . Estes jogos requer sorte, conhecimento, memoria e estratégias dos seus jogadores. Na educação infantil podem ser utilizados nos momentos de brincadeira e de interação dos alunos. Como também podem ser usados para trabalhar conteúdos educativos, proporcionando a aquisição do saber. Para tanto, o professor antes de qualquer coisa precisar elaborar métodos e definir os objetivos que deseja alcançar com o jogo em sua aula. Para que este momento seja significativo e não apenas um ato de brincar. 
	Sendo assim , este projeto visa trabalhar de forma lúdica a abstração, a memorização e o raciocínio dos alunos com jogos de tabuleiro. Tendo como objetivo analisar as contribuições que este jogo pode trazer para o processo de ensino-aprendizagem . E elaborar algumas atividades que podem ser desenvolvidas no modelo de aulas à distancia (EAD). Pois atualmente todas as escolas de rede publica e privada se encontram fechadas, obedecendo o decreto do seus municípios de distanciamento social, esta medida é uma das varias adotadas por todo o país para evitar o avanço dos casos de covid-19 ou corona vírus. Logo, algumas escolas optaram por mudar temporariamente as aulas presencias pela aulas virtuais, por meio da internet utilizando plataformas de ambientes virtuais.
	Portanto o projeto irá auxiliar os professores a desenvolver atividades com jogos de tabuleiro, através dos meios de comunicação e informação disponível. Pois o atual contexto em que vivemos exige que os profissionais de educação se reinvente e reelabore suas metodologias de ensino, criando caminhos, estratégias e métodos para que mesmo a distancia, seja possível, continuar com as aulas e manter o vinculo com os alunos. Buscando evitar que aconteça um retrocesso na aprendizagem do educando. E que este não desanime e desista da escola.
OBJETIVO
..
Analisar as contribuições dos jogos de tabuleiro para o processo de ensino-aprendizagem. 
Construir atividades lúdicas tendo o jogo de tabuleiro como ferramenta pedagógica. 
Auxiliar os professores da educação infantil no planejamento de material para aulas virtuais.
Contribuir para desenvolver a abstração, a memoria e o raciocínio do aluno. 
1. 1 JOGO DE TABULEIRO: POSSIBILIDADES E CONTRIBUIÇOES PARA A APRENDIZAGEM
Na sociedade digital a qual vivemos, o que desperta a atenção e a curiosidades das crianças é a televisão, celular, tablete e jogos eletrônicos. São com esses aparatos tecnológicos que meninos e meninas costumam ocupar seus momentos livres. Para eles os jogos de tabuleiro são cansativos e chatos. O professor como mediador do conhecimento tem o papel de mostrar as crianças o quanto este tipo de jogo é divertido e dinâmico, incluindo-os nas brincadeiras e atividades que propõem em sala de aula. Pois o jogo de tabuleiro usado como recurso pedagógico, proporciona aos professores trabalhar com os aspectos intelectuais, afetivo e social do aluno. 
Primeiramente, o educador deve ter critérios bem definidos, escolher um dos jogos e levar em consideração os objetivos que desejam alcançar. De acordo com Teixeira (1970, p.28) os jogos de tabuleiro pertencem ao grupo dos jogos intelectuais, onde ocorre à presença da sorte e da inteligência, são eles: jogos de dominó, damas, jogo da velha, xadrez, bingo, jogo da velha, trilha, etc. Sendo assim, o professor pode usar os jogos para estimular as habilidades de raciocínio, estratégia, comunicação, administração, inteligência emocional, liderança, concentração, negociação, entre outras.
PRINCIPAIS DESCORBETAS
Além dos aspectos intelectuais, é possível também desenvolver os aspectos sociais e afetivos da criança com os jogos de tabuleiro. O social quando este estimula a interação, a obedecerem a regras e limites do adversário. O afetivo quando ocorre o respeito à vez do colega e aprendem a ganhar ou perder. Uma aprendizagem que vão levar pra vida toda. Pois, jogando as crianças exercitam esses conceitos de uma forma lúdica e divertida, absorvendo conhecimentos que ajudarão no seu crescimento pessoal. 
Os jogos de tabuleiro oferecem muitos benefícios aos alunos, estimula e desenvolve importantes habilidades como a comunicação verbal, o raciocínio lógico, atenção, concentração e a interação social. Promove entre os jogadores o respeito, a paciência, as diferenças existentes entre eles e da sociedade a qual vivemos. 
[...]
Nos jogos de tabuleiro os jogadores podem estabelecer as regras ou criar suas próprias regras, estimulando a cooperação. Oferece a oportunidade de ensinar a viver em grupo e respeitar as regras estabelecidas. Traz a ludicidade do jogo, a alegria e o prazer de jogar, proporcionando momentos agradáveis, e experiências que oferecem uma grande satisfação. (GEHLEN, 2013, p.11). 
Uma forma de despertar o interesse da criança para os jogos de tabuleiro é incentiva-las a pesquisar historias e curiosidades sobre este jogo. Deixar disponível alguns na sala, para que elas
 
tenham autonomia e liberdade de escolher brincar com aquele que gostam. E também, permite que levem para casa, para jogar com os pais. Contribuindo para que pais e filhos passe um momento divertido e educativo juntos. Silva e Gomes (2015, p.11) ressalta que “O jogo constitui um momento propício para a socialização e a aprendizagem, capaz de fornecer à criança os componentes culturais necessários à vida adulta.”. 
Durante esse período de pandemia , para que o professor consiga desenvolver as atividades com jogos de tabuleiro através das aulas virtuais é preciso algumas adaptações, como:
. Nos momentos destinado para a aula virtual introduzir o tema ao alunos, contar um pouco sobre a historia dos jogos de tabuleiro . 
. Orientar para que façam uma pesquisa, e entrevistas com pais e parentes próximos sobre quais jogos de tabuleiro eles mais gostam e como se joga, tarefa que deverá ser feito através do meio de comunicação disponível à eles. Isso despertará seu interesse e sua curiosidade.
. Em outra aula virtual, demostrar as crianças como elas podem está confeccionando seus próprios jogos,
tabuleiros e pecas com diversos tipos de matérias recicláveis. Depois de passa a lista dos materiais peça para os alunos fazerem os seus, para isso podem pedir ajuda dos pais. Despertando com essa atividade a autonomia, a coordenação motora e a criatividade da criança.
. Explique que depois de criarem seus próprios jogos, elas podem está chamando os irmãos, pais, ou familiares próximos para jogar. Proporcionando momentos divertidos de interação e socialização entre eles. 
Por meio dessas atividades o educador estará exercitando também a abstraçao, a memorização e o raciocínio dos educandos. 
METODOLOGIA
 o jogo de tabuleiro permite trabalhar de uma forma lúdica a memorização, a abstraçao e o raciocino das crianças, contribuindo para sua aprendizagem. Através desse projeto, procurou-se orientar os passo a passo de como o professor da educação infantil e do fundamental I podem desenvolver essas atividades durante as aulas virtuais. 
 Desenvolvimento:
. Nos momentos destinado para a aula virtual introduzir o tema ao alunos, contar um pouco sobre a historia dos jogos de tabuleiro . 
. Orientar para que façam uma pesquisa, e entrevistas com pais e parentes próximos sobre quais jogos de tabuleiro eles mais gostam e como se joga, tarefa que deverá ser feito através do meio de comunicação disponível à eles. Isso despertará seu interesse e sua curiosidade.
FONTE: https://tablegames.com.br/jogos-de-tabuleiro-unem-diversao-e-aprendizado-para-as-criancas/
. Em outra aula virtual, demostrar as crianças como elas podem está confeccionando seus próprios jogos, tabuleiros e pecas com diversos tipos de matérias recicláveis. Depois de passa a lista dos materiais peça para os alunos fazerem o seu jogo de tabuleiro. Para isso podem pedir ajuda dos pais. Despertando com essa atividade a autonomia, a coordenação motora e a criatividade da criança.
. Explique que depois de criarem seus próprios jogos, elas podem está chamando os irmãos, pais, ou familiares próximos para jogar. Proporcionando momentos divertidos de interação e socialização entre eles. 
MEMORIZAÇAO 
. Buscando exercitar a memorização das crianças, será feito um jogo da memoria. Para isso o professor vai precisar de papel cartolina e varias imagens de animais (duas para cada animal). Para chamar a atenção do aluno, ele pode está pintando a cartolina e desenhando quadrados do tamanho das imagens. Durante a aula virtual, o professor irá mostrar o quadro ( com as imagens dos animais embaralhadas) para as
FONTE:https://br.pinterest.com/pin/497929302543476021/ 
 crianças, depois vira as imagens para baixo , e em seguida, permite que cada aluno tente encontrar o par de imagem que são iguais. 
Passo a passo: primeiro selecione cinco ou mais animais , para isso precisara´ de duas imagens iguais de cada animal que escolher. Corte as imagens em quadrado ( pode esta colando papelão no fundo da imagem para que fique durinha). Depois pegue a cartolina pinte e colore as laterais como desejar( arvores, folhas ou flores) . O jogo de memoria esta pronto, e este pode ser usado durante a aula virtual.
ABSTRAÇÃO E RACIOCÍNIO
. Para desenvolver esse dois aspectos, será feito um jogo da velha com papelão, tintas e tampinhas de garrafa pet. O professor irá ensinar as crianças, durante a aula virtual, como construir o jogo da velha com esses materiais, para que depois as crianças possam está brincando. Durante este jogo a criança terá que pensar em estratégias e caminhos para alcançar o objetivo, tendo que exercitar o raciocínio e a abstraçao. 
FONTE: https://www.soumae.org/saiba-como-fazer-jogo-da-velha-para-criancas-diversao-garantida/
Passo a passo: primeiro corte o papelão em forma de quadrado, depois pinte de branco e faça dois traços verticalmente e dois traços horizontalmente com tinta preta. Pegue 6 tampinhas e pinte 3 de vermelho, e as outras três de azul. Espere seca. Enquanto espera, ensine as crianças as jogadas possíveis. Com as peças secas demostre novamente. Para que a criança repita esses processo em casa peça que os 
pais os auxilie nessa tarefa e que joguem com eles depois. Assim além da abstração e do raciocínio, essa atividade irá desenvolver a interação e a socialização da criança. 
FONTE:http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI251274-10523,00-JOGOS+DE+TABULEIRO+GARANTEM+DIVERSAO+E+APRENDIZADO+PARA+AS+CRIANCAS.html
CONCLUSÃO
Concluímos que os jogos de tabuleiro podem auxiliar no desenvolvimento da criança. É um material muito diversificado, que podem e devem ser usado em sala de aula. Jogando as crianças tem contato com as primeiras noções de regras, estratégias, ganhar ou perder, trabalho em equipe. 
Sendo assim, além do aspecto intelectual, o jogo de tabuleiro também contribuir para o desenvolvimento do afetivo e do social. Intelectual quando o professor trabalha conceito de raciocínio, memorização e abstração. Afetivo quando através do jogo a criança consegue se expressar e aprender sobre a importância de ganhar ou perder, entre outros. E social quando o jogo proporciona a interação e a socialização entre as crianças.
Portanto é muito importante, mesmo durante esse momento de ensino a distancia, o professor buscar caminhos e métodos para elaborar atividades com essa temática. Possibilitando oportunidades para a criança se desenvolver e aprender brincando. 
REFERÊNCIAS
GEHLEN, Salete Marcolina. Jogos de tabuleiro: uma forma lúdica de ensinar e aprender. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE Artigos. 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unicentro_edfis_artigo_salete_marcolina_gehlen.pdf. Acesso em: 12 Jun. 2020. 
SILVA, Tiago Aquino da Costa; GOMES, Mérie Hellen A. C. S. Jogos do mundo todo: a diversidade do brincar em ação. 1. ed. São Paulo: Kids Move Fitness Programs, 2015
TEIXEIRA, M. S. Recreação para todos. 2. ed. São Paulo: Obelisco, 1970.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando