Buscar

ÉTICA E O TRABALHO DOCENTE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

7
ÉTICA E DOCÊNCIA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO
RESUMO
A ética, enquanto conjunto de ordem valorativa e moral, individual ou coletiva, bem como parte integrante da filosofia responsável pela reflexão dos princípios que refletem sobre as normas, valores, prescrições e exortações nas diversas realidades sociais, nos dois vieses, faz-se necessária em todas as esferas da sociedade, inclusive na prática docente desenvolvida na educação básica. Assim, neste trabalho, aborda-se introdutoriamente a ética no ambiente escolar, pelo que se justifica a utilização de seus conceitos pelo professor, com a finalidade de dialogar intermediar conhecimento com os alunos de maneira democrática, relacional e integradora.
 
Palavras-chave: Ética. Docência. Pedagogia. Filosofia Social.
1. INTRODUÇÃO
A ética[footnoteRef:1], por convenção, se define pelo conjunto de normas e regras que regem as sociedades humanas, ou mesmo um indivíduo, pelo que orienta à vivência harmoniosa. Neste sentido, ética se trata das regras e preceitos valorativos e morais, noutro viés, está relacionada à parte da filosofia, responsável pelo estudo dos princípios que motivam e fazem obedecer a normas, valores e exortações, presentes nas diversas realidades sociais do globo terrestre. [1: Destaca-se que este artigo tem como objetivo apenas apresentar a ética dentro do ambiente escolar, pelo que não se adentra na auspiciosa discussão sobre a origem do termo, pois comumente na comunidade acadêmica veem-se pareceres sobre êthos, mesmo nos mais amplos sentidos de seus significados esbatem em discussões acaloradas entre teóricos do assunto. Para melhor compreensão sobre a origem do termo, sugere-se ver o esclarecimento presente em Figueiredo (2008) - citado nas referências.] 
A ética deve estar presente nos diversos segmentos da sociedade. Na contemporaneidade, a ética tem assumido atributos importantes, com especial destaque na era da globalização, em que se inclui a multiculturalidade e a pluralidade de pessoas. Embora que globalização, no senso comum, indique padronização, uniformizado, seria impraticável uma homogeneização cultural (FRÓIS, 2004).
A sala de aula, como uma das instâncias da sociedade, o ambiente deve ser integrador, com dimensão ética e moral. Neste sentido, a ética pode ser um desafio presente nas escolas. Principalmente, no que se refere à tipologia do trabalho, a que se propõe ao ensino dos conteúdos às crianças e adolescentes, juntamente com a instrução do princípio das regras de bom convívio em sociedade, o que inclui igualdade, respeito e dignidade (dentre outros). Assim, no presente escrito, busca-se trazer uma reflexão sobre como a ética deve ser tratada dentro do ambiente escolar, como trabalho da disciplina Interdisciplinar II.
O professor ele tem que ter conhecimento da sua área mesmo assim não basta só isso ele precisa ter o conhecimento de valores éticos e compartilhar desse conhecimento ético para os futuros alunos, para isso o professor ele precisa saber o que fazer e fazer o que saber, ambos trabalho juntos, o professor precisa ter competência politica, ele precisa tomar posição aos problemas que a sociedade nos apresenta, e são em números conflitos hoje em dia.
 Então o professor ele precisa tomar uma competência politica, técnica, pedagogia e estética, o professor técnico ele precisar estar sempre atualizando as informações diariamente, tem que saber fazer, saber ensinar o conteúdo para o aluno, o professor pedagógico ele tem de trabalhar de forma que os alunos intendam o conteúdo, para que possa estar voltada a aprendizagem, saber aplicar conteúdos que fação sentidos pros alunos, isso na metodologia de ensino, o professor político ele precisa estar preocupado com as informações que se passa diante dele, tem o compromisso com a cidadania, o professor estético, ele precisar ter uma percepção sensível da realidade, que tenha a sentimentalidade inteligente.
2. A ÉTICA NO TRABALHO DOCENTE
A ética e o trabalhado docente no ambiente da sala de aula, por sua análise, trazem em sua fundamentação a influencia da filosofia da educação, em seu objetivo geral, o artigo reúne alguns argumentos que colaboram e reflitam no espaço dentro da sala de aula, junto com o apoio da escola, de forma ética para que o ambiente se tornasse adequado.
Assim, costumes, comportamento, caráter, modos de ser, viver, hábitos e também o estudo do que é considerado bom e mau ou correto e incorreto, justo ou injusto, adequado e inadequado. E na ética, também se envolve a responsabilidade profissional, ingressado em sua profissão, deve de ter deveres e direitos, evidentemente isso vale para todos os ramos profissionais.
A ética tem como objetivo formar profissionais para que através da educação seja possível formar cidadão compromissado, para que eles tenham direito de criticar e encorajá-los pelos seus direitos, por uma sociedade mais justa de igualdades. Na área educacional, o professor não deve colocar apenas conteúdo cientifico e ignorar o aluno num contexto integral, deve considerar o discente no aspecto afetivo, biológico, cognitivo, psicomotor e seu contexto social.
De certa forma o aluno, através do contato com o professor, desenvolver sua visão de mundo e criar condições necessárias à compreensão, a viver de forma coerente e adequada com o corpo social como um todo. 
No espaço organizado de vida e na relação entre
pessoas, se configuram valores, normas e regras, cujo contexto social desenvolve as potencialidades, da criança ou do adolescente, o ambiente escolar, por sua vez, deve agregar na formação pessoal de seus alunos, além dos conteúdos do ano letivo o campo da formação em docente tem se destacado, constituindo um panorama marcado por diferentes paradigmas de investigações.
 Analisando a pratica do professor do século XXI, é notório que o docente não está totalmente preparado para lidar com os educandos. André (2009) mostrando que tem sido crescente o interesse dos professores por cursos de aperfeiçoamento ou até mesmo uma segunda licenciatura, para Marcelo (1998), o professor está em constante formação sobre aprender a ensinar. 
Devido a vivencia de valores do meio social, manifestados em diferentes momentos da vida escolar, há necessidade de atenção por parte dos profissionais em educação, no sentido de possibilitar o avanço do aprendizado e ao mesmo tempo considerar os aspectos afetivos de cada indivíduo, fortalecendo seus vínculos de amigos, colaborações e respeitos dentro da escola e também na sociedade. 
O convívio entre situações que possam estar interferindo nos relacionamentos construídos é diário, sendo esses conflitos o desrespeito às pessoas, descuido com equipamentos, espaços e materiais escolares, trazendo consigo o desinteresse pelos estudos, ocasionando o comprometimento dos resultados na aprendizagem, sendo assim, a execução do estagiário foi planejado pelos acadêmicos e analisado pelo tutor externo, após foi apresentado ao professor regente, os planos de aula desenvolvimento e condizentes ao conteúdo cientificam ao qual o professor está aplicando, para que ocorra a continuidade do mesmo, apresentando, identificando o objetivo do estágio.
O professor deve estar consciente da importância do seu papel como profissional da educação, principalmente por que ele é o alicerce para o desenvolvimento pleno dos educandos e dos valores ligados à cidadania dos seus alunos. A convivência harmoniosa dos seres humanos e proveniente da conduta prática pelos mesmos. Portanto, a ética é uma dos fatos predominantes para que se materialize uma educação consciente e eficiente. Mas vale lembrar que esse compromisso ético transcende aos alunos.
Há muito que se discutir sobre ética docente. A ética não é algo acabado, é algo em permanente construção. Quando falamos em ética, falamos de algo que deve contemplar o sentido plural dos valores, da diversidade do pensamento e da ação profissional.
- Ética Apresenta reflexão reconduz, por fim, ao inicio, de todas as nossas interrogações. Iniciamos a pesquisa de campo comprometida com a produção de conhecimento que pudesse ser útil, às participantes, com o entendimento de que é um fenômeno complexo, que exige uma compreensão da sua pluralidade a partir de uma análise das intersubjetividades, dos discursos, das praticas e das condições supre estruturais. É também um tema repleto de controvérsias, sentimentos, sentidos e significados, aos quais não podemos ficar indiferentes, sendo que a nossa posição pode comprometer as relações e as narrativas dos participantes. Nessa sequência, a dimensão ética emerge naturalmente, também ela como questão e objetivo que procedem das investigações.
- Docência Sabe-se que a universidade tem seu papel como autor na formação docente e entres as demais profissões, partindo desse pressuposto é reconhecido que a universidade deva e tem a obrigação de contribuir ainda mais para a instituição escolar, diretamente na educação básica, garantindo meios metodológicos, fornecendo uma aprendizagem mais coerente, devido à demanda social que temos como sujeitos alunos desmotivados, problemas de aprendizagem, deficiência do espaço físico e docentes inseguros em sua prática de ensino, entretanto diante desses fatos torna-se publico a grande função do programa PIBID, que possui como objetivo contribuir diretamente nesses aspectos, sendo ativo nas peculiaridades, tendo como foco principal auxiliar o docente e indiretamente a instituição escolar quando pensamos na organização escolar, temos que fazer esse paralelo entre escola e universidade, onde um tem poder de ideologia sob o outro, é algo que não podemos ver insociavelmente separados, e sim a ação da universidade este como dominante sobre a escola que vai passar uma cultura que será introduzida na escola, mas que é um ponto positivo que não devemos ver como uma demagogia ou pejorativo. E o PIBID tem essa autonomia de trazer o discente universitário para à educação básica.
- Pedagogia um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da pratica social, mediante as modalidades de educação informais, não formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceito, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a pratica pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressões Beillerot. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB.
- Filosofia Social no caso vertente, das concepções filosóficas e das representações do feminino, parece ser pacífico afirmar que recebemos da Grécia uma discriminação antropológica fundadora, uma espécie de estereótipo arquetípico, que levou a pensar o feminino como derivado e, consequentemente, as mulheres como o segundo sexo, ao longo de toda a tradição ocidental. Mas parece ser igualmente pacífico reconhecer que também veio da Grécia a conceptualização do feminino e das mulheres no respeitante, por exemplo, à configuração da força, da coragem e da convicção, como é o caso de Antígona, ou da possibilidade das filósofasrainhas, como é proposto em a República, de Platão. Neste contexto, não parece racionalmente legítimo considerarse apenas que na Grécia as mulheres estavam confinadas ao gineceu, não podiam entrar na vida pública a não ser para algumas festas religiosas e eram conceptualmente aproximadas dos escravos e das crianças, porque, embora cada uma destas coisas tenha ocorrido, parece ter havido também outras ocorrências que contrariam a universalidade do desrespeito pelo feminino e pelas mulheres. Nessa medida, a finalidade última deste texto é desnaturalizar a ideia de que a dominação masculina foi sempre pacificamente aceite.
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
	A investigação sobre a ética e a profissionalização docente continua e deve continuar, pois quaisquer perspectivas de conclusão serão precipitadas e não oferecerão dados definitivos, por vários motivos, dentre eles: a própria investigação abre novas perspectivas de reflexão sobre o assunto, que está em constantes redefinições; e, por requerer uma reflexão considerando a variedade de princípios, valores e práticas, inerentes ao exercício da profissão docente.
	A ética na visão profissional é trabalhada de forma política, pedagógica, técnica e estética para que o profissional que ingressa no trabalho com suas responsabilidades, ele busca em dominar e saber trabalhar de forma coerente, a ética esta aplicada para todas as profissões de acordo com suas regras que são aplicadas politicamente, a ética é um assunto extenso para se discutir sempre haverá muitas perguntas em relação à ética.
	Com a leitura do pensamento pedagógico freireano e da realidade daqueles educadores chegou-se a elaboração de dez fundamentos para o agir ético do profissional docente. Dando se por concretizado o objetivo da presente investigação. No entanto, foi o desenvolvimento dos objetivos específicos que possibilitaram tal realização.
	As contribuições de pensadores como Paulo Freire, Sanchez Vásquez, Sá, Alonso e outros, vinculados à reflexão ética e profissional, foram unânimes em relacionar a questão ética ao compromisso com o desenvolvimento da capacidade
de refletir, decidir e agir com autonomia e responsabilidade. Em princípio, no entanto, faz-se oportuno destacar esses cinco elementos (refletir, decidir, agir, autonomia e responsabilidade) como requisitos essenciais ao compromisso ético de todos os profissionais, inclusive dos docentes.
	Pois, a sociedade espera do profissional docente o compromisso e a responsabilidade pela formação cultural, política e profissional dos seres humanos, o que foi reconhecido pelos próprios educadores que participaram dessa pesquisa. Não significando, portanto, que apenas os docentes sejam responsáveis pela formação dos seres humanos, até por que nenhum docente conseguiria realizar tal tarefa isoladamente.
	Considerando que a proposta pedagógica freireana envolve, além da dimensão social e política, ideais pedagógicos com forte componente ético, isto implica em um profundo comprometimento dos educadores para com seus educandos. Dessa forma, na prática pedagógica, todos os educandos precisam ser reconhecidos como pessoas produtivas, que possuem cultura e são dotados de expectativas e sonhos.
Ao menos na nossa parte, não vamos permitir que, em nossas mãos, crianças e jovens sejam excluídos por isso, é preciso nos concretizar a importância de dar mais qualidade ao nosso trabalho, de estudar para os alunos permanentemente, de garantir uma sólida aprendizagem dos conhecimentos por todos os nossos alunos e também da ajuda do município em relação a educação, com educação a sociedade constrói um mundo melhor.
Ser professor, ser professora é um privilégio e cuidar da humanização da dignidade das pessoas. Vamos lutar por melhores salários, melhores condições de trabalho, bibliotecas, prédios mais bonitos e mais adequados, mas, juntamente com isso, vamos assumir nossa missão pedagógica, vamos investir no nosso ambiente de trabalho, vamos transformar nossas escolas em espaços de aprendizagem, de formação continuada, aprendendo, dentro da escola, as novas exigências da nossa profissão.
Hoje em dia a tecnologia é muito importante para a educação em toda essa relação de ética, docência, pedagogia e filosofia social, a evolução da humanidade esta cada vez mais perto de pode responder tantas perguntas e em breve ela obterá todas as respostas para que um dia a humanidade não passe por tantas dificuldades que ela passa hoje em dia isso de modo geral, o pensamento faz com que nos evoluímos para o caminho da verdade, e a verdade nos guiara com muita facilidade de ser, saber e de pode realizar, com uma ética evolutiva.
4. REFERÊNCIAS
FIGUEIREDO, A. M. Ética: origens e distinção da moral. São Paulo: Revista Saúde, Ética & Justiça (Universidade de São Paulo – USP), no 13, p. 1-9, 2008.
FRÓIS, K. P. Globalização e cultura: a identidade no mundo de iguais. Florianópolis: Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas, n. 62, 2004. 
ESTRELA, A. C. Pedagogia ou ciência da educação? Porto: Porto, 1992.
GONÇADO, M. A filosofia social de Paul Ricoeur. Imprensa da Universidade de Coimbra: 19-6, 2018.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais