Buscar

Desenvolvimento Humano

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Psicologia do desenvolvimento é, então, “o estudo, através de metodologia específica e levando em consideração o contexto sócio-histórico, das múltiplas variáveis, sejam elas cognitivas, afetivas, biológicas ou sociais, internas ou externas ao indivíduo, que afetam o desenvolvimento humano ao longo da vida”. (Mota, 2005)
Quais são essas variáveis? Internas: Hereditariedade Maturação Externas: Ambiente Interações (cultura, socialização, etc)
O Desenvolvimento é: dependente de história e contexto dependente de hereditariedade e maturação Flexível ou plástico: Não representa um percurso determinista e vai mudar de acordo com diferentes variáveis multidimensional e multidirecional: as transformações não implicam apenas em ganho ou acúmulo. Elas podem representar crescimento, ganhos, mas também perdas, declínios.
O que significa dizer que o Desenvolvimento é Flexível ou Plástico? Caráter altamente adaptativo da espécie humana. Neotenia: retenção, na idade adulta, de características típicas da sua forma jovem. Caráter pré-maturo do bebê humano, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento do SNC.
Em 1931, o psicólogo noteamericano Winthrop Kellogg fez um experimento criando juntos seu filho Donald de 10 meses e uma chimpanzé de 7 meses e meio chamada Gua. O experimento acabou depois de 10 meses, quando Donald começou a imitar as vocalizações de Gua.
O que significa dizer que o Desenvolvimento é multidimensional e multidirecional? As transformações não implicam apenas em ganho ou acúmulo, mas também perdas, declínios. Por exemplo, a maturação das estruturas orgânicas representam também perda de plasticidade. Da mesma forma, a velhice pode ser entendida como acumulo de experiência ou sabedoria.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando