Buscar

Geografia Tradicional e Crítica

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERISDADE DA GRANDE DOURADOS
CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 
DISCIPLINA: DIDÁTICA EM GEOGRAFIA 
PROFESSORA: FERNANDA RAMOS DA SILVA 
SEMESTRE LETIVO: 6º
NOME: MORGANE APARECIDA TREVISOL FERREIRA ANO: 2020
ATIVIDADE 1 
Com base na leitura do seu Manual Guia de Estudos AULA I, escreva uma pequena síntese de no mínimo 15 linhas sobre o você entende por Geografia Tradicional e de que forma podemos alcançar uma Geografia crítica? 
Os estudos da geografia tem raízes históricas bem antigas, pois estava ligada ao pensamento grego. Na Antiguidade, a geografia estava vinculado ao saber da filosofia, das ciências da natureza e à matemática. 
A geografia tradicional adotou o método científico desenvolvido através da observação, da descrição e da classificação dos fatos, restringindo-se aos aspectos visíveis e mensuráveis do estudo.
Dessa forma, a geografia não se preocupava com as relações sociais, mas, sim, com o estudo dos fenômenos mensuráveis. A partir da segunda guerra mundial a geografia passou por uma reestruturação geopolítica mundial, onde a capitalismo faz uma grande expansão que acarretou consequências negativas para o que antes era criado pelo homem. 
A crise da geografia tradicional passa por uma ressignificação no significado da geografia e seu objetivo de estudo. 
Essas transformações surgidas pelos homens traz um enfoque no papel ideológico, onde faz com que se busque novas técnicas, nova linguagem e tarefas as quase foram impostas pela transformação ocorrida. 
A nova geografia, aborda questões de estatísticas, matemáticas e de geometria.
 No Brasil a geografia Crítica nasce no final da década de 70, e traz uma abordagem geográfica, relacionando o homem e o ambiente em que está inserido. 
Porém, o estudo geográfico passado para a população é totalmente diferente dos conteúdos geográficos de grupos com maior poder aquisitivo. As informações ainda são muito restritas e infelizmente o que se ensina na escola, é o que o profissional aprendeu e ensino para os alunos.
Não existe um diálogo, uma análise sobre as questões trabalhadas em sala de aula, em relações aos conteúdos que estão nas grades curriculares.
Para se efetivar uma Geografia Critica é necessária uma mudança no currículo, e nas práticas dos professores. Não basta o professor ter o domínio do conteúdo, mas é fundamental que o mesmo, domine os fundamentos de sua disciplina e saiba se posicionar sobre o papel da geografia na sociedade atual. Que tenha uma proposta de trabalho que contribua para o desenvolvimento da aprendizagem e da autonomia de seus alunos.