Buscar

apol ed HISTORICIDADE E POLÍTICAS PÚBLICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Atente para o excerto a seguir:
“A proposta curricular e as situações de ensino, na educação infantil, devem ser organizadas de modo que as atividades e experiências de aprendizagem tenham um objetivo e um valor educativo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 93. 
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, responda à seguinte questão: quais elementos norteiam o professor da educação infantil e estão postos no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Formação pessoal e social.
( ) Formação abstrata e econômica.
( ) Formação do conhecimento de mundo.
( ) Formação técnica e profissional.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
Você acertou!
A organização do RCNEI é estruturada de acordo com a faixa etária. Ele apresenta dois âmbitos de experiências que abarcam formação pessoal e social e a formação do conhecimento de mundo. Entre estes dois âmbitos existem elementos que refletem e priorizam eixos de trabalho que o psicomotor e cognitivo dos alunos. Ambos, formação pessoal e social e a formação do conhecimento de mundo estão voltados para os aspectos de ordem integral e comunitária/social do aluno da educação infantil. (p.127).
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – F – V – V
Questão 2/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Existe uma série de elementos que de?nem e caracterizam a infância e o professor que está atuando na educação infantil. Essa marca precisa estar presente no seu olhar [...] quando olhar a criança, quando conversar com os pro?ssionais”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex, 2012, p. 48.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, Jean Piaget se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento. Segundo sua teoria, conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como ponto de partida a ação sobre o objeto. Sobre o desenvolvimento humano, na visão de Piaget, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Somente três concepções teóricas são necessárias para auxiliar o professor em seu trabalho na Educação Infantil.
	
	B
	Para o bom desenvolvimento da criança, é necessário que o professor determine duas concepções teóricas de ensino e as utilize constantemente em sala de aula.
	
	C
	Para o desenvolvimento da linguagem da criança na Educação Infantil, o profissional deverá ser linguista para dirigir com êxito seu trabalho.
	
	D
	A criança possui uma lógica de funcionamento mental diferente da lógica do desenvolvimento mental do adulto e, o desenvolvimento cognitivo é compreendido a partir das Etapas do Desenvolvimento Infantil.
Você acertou!
Para Piaget a criança possui uma lógica de funcionamento mental que difere da lógica do desenvolvimento mental do adulto e que o desenvolvimento cognitivo é compreendido a partir das “Etapas do Desenvolvimento Infantil” segundo o autor (p. 91 e 92).
	
	E
	O meio não interfere significativamente na construção integral do sujeito e não deve ser considerado como elemento para os estudos do desenvolvimento do ser humano.
Questão 3/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o extrato de texto a seguir:
“É interessante notar uma peculiaridade da teoria de Piaget no que se refere às influências da interação social no desenvolvimento cognitivo. Em geral, quando se pensa em tais influências, aborda-se a questão da cultura: determinadas ideologias, religiões, classes sociais, sistema econômico, presença ou ausência de escolarização, características da linguagem, riquezas ou pobrezas do meio etc. Piaget pouco se remete a fatores dessa ordem, o que certamente limita sua teoria. Como vimos, a alternativa determinante por ele assinalada é aquela que opõe a coação à cooperação. Ora, isso significa que Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva da ética!”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: DANTAS, Heloysa. Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y.; DANTAS, H.; OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1992. p. 21.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no que diz respeito à infância na teoria de Jean Piaget (1896–1980), assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Jean Piaget se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento, no qual afirmava que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como partida a ação sobre o objeto.
Você acertou!
Jean Piaget se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento, no qual afirmava que conhecer significa inserir o objeto do conhecimento em um determinado sistema de relações, tendo como partida a ação sobre o objeto.
	
	B
	Jean Piaget concebeu que a lógica de funcionamento mental da criança é idêntica à lógica do desenvolvimento mental do adulto.
	
	C
	Para Jean Piaget, a inteligência vai se desenvolver à medida que a criança recebe o conhecimento.
	
	D
	Jean Piaget se preocupou em explicar a estrutura do conhecimento sem atentar as relações vivenciadas com o meio em que a criança está inserida.
	
	E
	Jean Piaget concebeu que a lógica de raciocínio da criança é desenvolvida a partir das considerações mentais de um adulto.
 
Questão 4/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Uma instituição de ensino deve organizar o espaço considerando que as características físicas do ambiente comunicam mensagens simbólicas sobre as intenções e os valores das pessoas que o controlam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARVALHO, M. C. de; RUBIANO, M. R. B. Organização do espaço em instituições pré-escolares. In: OLIVEIRA, Z. M. R. de (Org.). Educação Infantil: muitos olhares. São Paulo: Cortez, 1994.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, quais aspectos os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Promover a identidade pessoal ligada à noção de identidade de lugar, de modo a estimular a individualidade.
( ) Promover a interação da criança com o ambiente de forma desafiadora, satisfazendo às suas necessidades.
( ) Promover oportunidades de crescimento de forma a permitir movimentos corporais variados e estímulo dos sentidos.. .
( ) Promover a sensação de segurança e confiança durante a exploração do ambiente.
Agora, marque a alternativa com a sequência correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	V – F – F – F
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	V – V – V – V
Você acertou!
Elas (Carvalho; Rubiano 1994) apontam que os ambientes construídos para as crianças e para o seu desenvolvimento devem promover: • a identidade pessoal ligada à noção de identidade de lugar, possibilitando à criança desenvolver sua individualidade e participar nas decisões sobre as organizações dos espaços; • o desenvolvimento da competência de maneira a possibilitar à criança interagir com o ambiente de forma desafiadora, satisfazendo às suas necessidades; • oportunidades de crescimento de forma a permitir movimentos corporais variados e estímulo dos sentidos; • sensação de segurança e confiança durante a exploração do ambiente (p.134-135).
Questão
5/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Assume que a concepção de criança é uma noção historicamente construída e que vem mudando ao longo do tempo. Tal concepção reafirma a natureza singular das crianças, isto é, são seres que sentem e pensam de um jeito próprio. Outro aspecto importante é o destaque dado à diversidade social e cultural como fatores dessa singularidade da criança”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Rosa Fátima de. Escola e currículo. Curitiba: IESDE Brasil. S.A. 2008. p. 81.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, ao tratarmos da concepção de criança, percorremos a trajetória da educação infantil no mundo e no Brasil, sob a análise de quais papéis? Analise as afirmativas a seguir:
I. Da escola como principal matriz educativa.
II. Das primeiras organizações formais para o atendimento fora da família.
III. Das políticas criadas pelo Estado.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Você acertou!
Ao tratarmos da concepção de criança, percorremos a trajetória da educação infantil no mundo e no Brasil, analisando os papéis: da família como matriz educativa; das primeiras organizações formais para o atendimento fora da família; das políticas criadas pelo Estado (p. 16,17).
	
	E
	Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 6/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Dentre os princípios filosóficos em que se baseiam o método Montessori podemos citar: a construção da personalidade através do trabalho, o ritmo de desenvolvimento próprio de cada criança, a liberdade, a ordem, o respeito e a normalização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MONARCHA, Carlos (Org.). Educação da infância brasileira 1875-1983. Campinas, SP: Autores Associados, 2001. p. 238.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido como Método Montessori, que foi estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Conhecido pelo seu próprio nome e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Sobre esse método, analise as alternativas relacionadas abaixo:
I. Na sua pedagogia científica, o método Montessori propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança.
II. O ambiente adaptado servia para ajudar especificamente o desenvolvimento psíquico e era considerado primário nos processos de crescimento da criança. 
III. Defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
Agora, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as alternativas I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas a alternativa I está correta.
	
	C
	Apenas a alternativa III está correta.
	
	D
	Apenas as alternativas I e III estão corretas.
Você acertou!
Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido pelo seu próprio nome, baseado no uso de brinquedos e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Na sua pedagogia cientifica, propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança. O ambiente, embora fundamental, era por ela considerado secundário, pois, nos processos de crescimento e desenvolvimento da criança, ele pode ajudar a modificar ou destruir; no entanto, não é capaz de criar. Porém, defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos (p. 71).
	
	E
	Apenas a alternativa II está correta.
Questão 7/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Os sistemas escolares devem descentralizar as ações, permitindo a ampliação da autonomia administrativa, financeira e pedagógica, pois os métodos instrumentais e organizacionais adentram o espalho escolar”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Oder José dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992. p. 38.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, sobre os espaços para as atividades pedagógicas, selecione a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Os espaços para as atividades pedagógicas devem ser iguais em todo o sistema de ensino brasileiro.
	
	B
	A elaboração dos espaços para as atividades pedagógicas não é de responsabilidade da escola, os espaços são regulamentados e construídos segundo regras rígidas.
	
	C
	Os espaços para as atividades pedagógicas devem ser elaborados em consonância com os estudos de língua portuguesa, matemática e inglês, únicas disciplinas obrigatórias na Educação Infantil.
	
	D
	A escola tem autonomia para elaboração dos espaços para as atividades, em consonância com a concepção filosófica que seja de conhecimento da coletividade e compartilhada por todos.
Você acertou!
Quanto aos espaços para as atividades pedagógicas, as instituições têm autonomia para optar por uma organização com projetos, áreas de conhecimentos, módulos, entre outros. Considerando que uma instituição de ensino tenha como ponto de partida esses elementos para dar forma ao documento, compete a ela a articulação de todos eles, de forma a traduzir o pensamento do grupo, tendo como pano de fundo uma concepção filosófica que seja de conhecimento da coletividade e compartilhada por todos (p. 172).
	
	E
	Os espaços para as atividades pedagógicas são desenvolvidos de acordo com a proposta da direção escolar, em consonância com as exigências de instituições reguladoras privadas.
Questão 8/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Portanto, as pedagogias da educação infantil têm como centro de sua teorização a educação das crianças pequenas, situando-a tanto em sua construção como sujeito de relações, inserindo em uma cultura, em uma sociedade, em uma economia e com formas específicas de pensar e de expressar-se, quanto, também, com proposições instrumentais em relação aos aspectos internos, ao funcionamento institucional e aos projetos educacionais, isto é, seus aspectos didáticos, como, por exemplo, os programas, as estratégias, os objetivos, a avaliação, a definição dos usos e do espaço, sua organização, suas práticas, seus discursos, enfim, sua rotina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 25.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no século XX, Ovide Decroly, Maria Montessori e Celestin Freinet integraram o grupo de estudiosos sobre a criança. Em suas teorias pedagógicas, há o conceito de escola nova, com fundamentos filosóficos e científicos para uma renovação na educação. Considerando o pensamento de tais autores, enumere, na ordem sequencial, as características de cada pensador. 
1 – Ovide Decroly.
2 – Maria Montessori. 
3 – Celestin Freinet.
( ) Defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida. 
( ) Educação com a finalidade de preparar a criança para a vida por meio da acomodação do ensino aos diversos tipos de evolução, considerando a constituição pessoal e as exigências do meio. 
( ) O ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
( ) Defendia um ensino voltado para o intelecto, preocupando-se
com o domínio do conteúdo pela criança com a possibilidade de uma organização voltada aos centros de interesse.
( ) Defendia o trabalho cooperativo – argumentando que ninguém aprende sozinho – e o papel da interação entre professor e aluno.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 3 – 2 – 1 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3 – 2 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1 – 2 – 1
	
	E
	3 – 1 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
Ovide Decroly (1971–1932): para ele, a educação tinha finalidade de preparar a criança para a vida por meio da acomodação do ensino aos diversos tipos de evolução, considerando a constituição pessoal e as exigências do meio. Ele defendia um ensino voltado para o intelecto, preocupando-se com o domínio do conteúdo pela criança com a possibilidade de uma organização voltada aos centros de interesse. Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido pelo seu próprio nome, baseado no uso de brinquedos e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Na sua pedagogia científica, propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança. O ambiente, embora fundamental, era por ela considerado secundário, pois, nos processos de crescimento e desenvolvimento da criança, ele pode ajudar a modificar ou destruir; no entanto, não é capaz de criar. Porém, defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos. Celestin Freinet (1896–1966): defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida. Esse educador defendia o trabalho cooperativo – argumentando que ninguém aprende sozinho – e o papel da interação entre professor e aluno (p. 70 a 73).
Questão 9/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o excerto a seguir:
“A formação inicial aproxima-se da continuada. O diálogo entre iniciante, experientes e professores formadores possibilitará a articulação entre a teoria e a prática, ou seja, a prática reflexiva em ação. As representações que fazem os professores de suas práticas e as teorias que os conduzem servem de base à sua formação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: PINHO, Sheila Zambello (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e sua formação. São Paulo: UNESP, 2009. p. 47.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, precisamos conceber o profissional da educação infantil como dono de uma prática que pode ser sempre aprimorada, devendo sua formação promover o exercício de sua autonomia, considerando-o como produtor e superando, assim, o simples ato de distribuir o conhecimento. Nesse aspecto, como a formação do professor de educação infantil deve ser concebida? Analise as afirmativas a seguir.
I. Deve exercitar a escuta do repertório infantil como ponto de partida para a organização da sua prática pedagógica.
II. Trata-se do profissional que compreende a educação infantil no seu caráter permanentemente assistencialista, no seu simples ato de cuidar.
III. Trata-se de um profissional que deve aprender como as crianças pensam, sentem, expressam suas ideias e resolvem situações do cotidiano.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Você acertou!
Trata-se de um profissional que deve aprender como as crianças pensam, sentem, expressam suas ideias e resolvem situações do cotidiano. Deve exercitar a escuta do repertório infantil como ponto de partida para a organização da sua prática pedagógica. Atualmente, estamos nos guiando por uma concepção de educação infantil que rompe com o caráter permanentemente assistencialista. Nesse tipo de ruptura, é necessário colocarmos em discussão a postura político-pedagógica assumida para promover as mudanças estruturais das relações educacionais (p. 62).
	
	B
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
	
	E
	Apenas a afirmativa II está correta.
Questão 10/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere a afirmação a seguir: 
“Considerando, portanto, a perspectiva histórica em que se desenvolveu um novo sentimento de infância, é possível afirmar que a nova maneira de encará-la, valorizando as etapas do desenvolvimento físico-emocional do indivíduo, acabou por ampliar a visibilidade de suas diferenças e vulnerabilidades e conferir a ela um novo papel social, que implicava o reconhecimento da infância como uma dimensão da cidadania”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRONTANA, Isabel Cristina Ribeiro da Cunha. Crianças e adolescentes nas ruas de São Paulo. São Paulo: Loyola, 1999. p. 46 e 47.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, o sentimento de infância pode ser determinado pelo contexto social e, nessa condição, precisam ser considerados alguns aspectos. Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, deve-se levar em consideração a noção de sentimento de infância que surgiu com a diminuição da mortalidade infantil a partir do século XVI.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, é importante valorizar a noção de sentimento de infância moderno, que considera a criança um ser completo e despido de necessidades.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, deve-se dar atenção à noção de sentimento moderno de infância, correspondente a atitudes contraditórias que caracterizam o comportamento do adulto, como o ato de “paparicar” uma criança.
(  ) Quando se fala em sentimento de infância, é importante lembrar que o ato de considerar a criança como um ser perfeito e completo é recente e compõe a noção moderna de sentimento infantil.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F
	
	E
	V – F – V – F
Você acertou!
o sentimento de infância, de acordo com a explicação de Kramer (1995), é determinado pelo contexto social e, nessa condição, dois aspectos precisam ser considerados: um deles diz respeito ao sentimento de infância, o qual surgiu com a diminuição da mortalidade infantil a partir do século XVI, com as descobertas científicas que possibilitaram mais qualidade e tempo de vida; o outro é referente ao sentimento moderno de infância correspondente a atitudes contraditórias que caracterizam o comportamento do adulto: o de “paparicar”, que pressupõe uma criança ingênua, graciosa, inocente; e o de considerar a criança como um ser imperfeito e incompleto (p. 21).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando