Buscar

Avaliação Final Discursiva - Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Marketing (MKT23)
	
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:649351) ( peso.:4,00)
	
	
	Prova:
	22629659
	Nota da Prova:
	-
	
	
	1.
	Ao se realizar a análise da vida de um produto ou serviço, podemos verificar que algumas fases são compostas por características únicas. Produtos são lançados e retirados do mercado a todo momento, no entanto, este processo pode ser muito rápido ou demorar décadas. Disserte sobre como se percebe que um produto ou serviço entrou na sua fase de maturidade.
	Resposta Esperada:
* Diversas características são relacionadas à fase de maturidade de um produto no mercado, sendo que visualmente na curva do ciclo de vida ela caracteriza-se pela estabilidade nas vendas com grande obtenção em termos de volume de vendas. * A lucratividade é uma característica que apresenta queda, já que a entrada de concorrentes afeta o lucro, que é compensado pelo volume alto de vendas. * Se houve investimento na fase de crescimento, existe possibilidade de liderança no mercado na fase da maturidade, já que um escalonamento na fase anterior proporciona uma boa vantagem de mercado. * Guerras de preços podem acontecer nesta fase, devido à saturação de concorrentes no mercado, sendo necessário estratégias para uma diferenciação no mercado com o objetivo de se manter bons ganhos pelo período máximo de tempo que se conseguir. * Quando as vendas começam a cair, devido a fatores como preço não tão competitivo e a entrada de produtos substitutos, ou até a obsolescência programada, é sinal que a fase da maturidade está no fim, chegando-se à fase do declínio.
	2.
	(ENADE, 2018) O consumo incontrolável e compulsivo vem trazendo consequências negativas para o ambiente, como no caso da superexploração dos recursos naturais, que pode levar ao esgotamento e à escassez desses recursos e a uma intensa produção de resíduos e comprometendo o equilíbrio ambiental. Na contramão de uma ideia de consumo compulsivo, a postura de consumo consciente envolve a busca de produtos e serviços ecologicamente corretos, a utilização dos bens até o fim de sua vida útil e a reciclagem ou a reutilização dos materiais residuais, o que tem impactado a relação entre o consumidor e as empresas. Nesse contexto, formulou-se o conceito de marketing ambiental, ou marketing verde, que prioriza estratégias de marketing com foco nos benefícios - ou na ausência de malefícios - dos produtos e do seu modelo de produção, ou da postura em geral da empresa em relação às ações afeitas à preservação ambiental. A partir dessas informações, disserte sobre a relação entre o consumo consciente e o marketing ambiental.
	Resposta Esperada:
No estabelecimento da relação entre consumo consciente e marketing ambiental, o estudante deve demonstrar que compreende os dois conceitos envolvidos.
*Consumir conscientemente é ter em mente como um produto ou serviço foi produzido e distribuído e quais recursos naturais foram utilizados para isso. Implica, também, saber para onde vai o que foi consumido e que tipo de prejuízo que isso pode trazer. É preciso conhecer as atitudes e os valores da empresa responsável pelo produto.
*O marketing ambiental informa ao mercado que a empresa tem ações ambientais e também é um elemento que influencia os consumidores e os próprios colaboradores (endomarketing). A marca deve focar em ações que impactem seus clientes, mostrando a eles que se preocupa, de forma ampla, com a atitude daqueles que consomem seus produtos. O marketing ambiental deve comunicar os processos de produção, de distribuição e de descarte de seus produtos.
*Desse modo, ao estabelecer a relação entre consumo consciente e marketing ambiental, o estudante deve apresentar o entendimento de que uma empresa que procura estimular o consumo consciente não pensa apenas no seu produto, mas na sua postura e na de seus clientes, o que impacta diretamente suas estratégias de marketing ambiental. A relação também pode ser considerada no sentido inverso, ou seja, a sociedade com práticas de consumo consciente cobra das empresas um comportamento ambientalmente consciente, o que levará a um trabalho de marketing que busque atender às exigências de tal sociedade.

Outros materiais