Buscar

Disciplina introdução ao cálculo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Introdução ao Cálculo (MAD03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637481) ( peso.:3,00)
	Prova:
	21735644
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Um número expresso na forma decimal também pode ser reescrito na forma de número fracionário. Na hora de reescrevê-lo, podem ocorrer três situações, uma delas é o número decimal ser um número decimal finito. Sobre a representação na forma de fração irredutível do número decimal 0,60, analise as opções a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	Somente a opção II está correta.
	 b)
	Somente a opção I está correta.
	 c)
	Somente a opção III está correta.
	 d)
	Somente a opção IV está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	2.
	Uma função do primeiro grau é uma equação da forma f(x) = ax + b, onde a e b são constantes e x é a variável independente. Determine o valor de a + b sabendo que f(0) = 5 e f(1) = 6.
	 a)
	a + b = 4.
	 b)
	a + b = 6.
	 c)
	a + b = 1.
	 d)
	a + b = 5.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	3.
	A leitura e interpretação dos gráficos são muito importantes para várias aplicações. Com o gráfico podemos prever ou medir situações futuras. Sobre a função a seguir, identificando que tipo de gráfico essa função representa, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	O gráfico é decrescente e passa pelo ponto (0, 1).
	 b)
	O gráfico é decrescente e passa pelo ponto (1, 0).
	 c)
	O gráfico é crescente e passa pelo ponto (0, 1).
	 d)
	O gráfico é crescente e passa pelo ponto (1, 0).
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	4.
	O sinal do expoente negativo indica que a base das potências deve ser invertida e, simultaneamente, devemos trocar o expoente negativo pelo seu valor positivo para podermos resolver. Utilizando a propriedade de potenciação descrita determine o valor da expressão:
	
	 a)
	O valor da expressão é 1/8.
	 b)
	O valor da expressão é 15/8.
	 c)
	O valor da expressão é -15/8.
	 d)
	O valor da expressão é -1/8.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	5.
	Para desenvolver as equações de terceiro grau, podemos utilizar as relações de Girard, que são responsáveis pela relação entre os coeficientes de uma equação e suas raízes. Determine a soma das raízes da equação a seguir e assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	A soma das raízes é 4.
	 b)
	A soma das raízes é 1.
	 c)
	A soma das raízes é - 4.
	 d)
	A soma das raízes é 0.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	6.
	Para calcular a área de um quadrado, basta que se multipliquem dois dos seus lados entre si. Para o cálculo de área de um retângulo, temos a multiplicação da base pela altura. Sendo assim, calcule a área da figura a seguir, representando uma multiplicação de monômios. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	A área está representada por 2x² + 14x.
	 b)
	A área está representada por 2x² + 2x + 6.
	 c)
	A área está representada por (2x + 1)(3 + 2x).
	 d)
	A área está representada por 4x² + 6.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	7.
	O gráfico de uma função do primeiro grau é uma reta e sabemos, pelo quinto postulado de Euclides, que tendo dois pontos conseguimos determinar uma reta. Analise o gráfico a seguir e assinale a alternativa CORRETA que apresenta a função da reta:
	
	 a)
	A função é y = x - 1.
	 b)
	A função é y = - x - 1.
	 c)
	A função é y = x + 1.
	 d)
	A função é y = - x + 1.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	8.
	Para encontrar as raízes de uma equação do 2º grau, podemos utilizar o método da soma e produto. Com base no exposto, calcule as raízes da equação x² - 4x + 4 = 0 e determine a soma das raízes.
	 a)
	A soma das raízes é -16.
	 b)
	A soma das raízes é 4.
	 c)
	A soma das raízes é - 4.
	 d)
	A soma das raízes é 16.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	9.
	Uma equação logarítmica é uma equação que tem pelo menos um logaritmo avaliado em uma variável x. Sobre a equação a seguir, assinale a alternativa CORRETA:
	
	 a)
	Tem uma única raiz maior que 7.
	 b)
	Tem uma única raiz menor que 3.
	 c)
	Tem duas raízes opostas.
	 d)
	Tem uma única raiz irracional.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	10.
	Analise a seguinte situação: "Uma prova com duas questões foi dada a uma classe de quarenta alunos. Dez alunos acertaram as duas questões, 15 acertaram a primeira questão e 10 acertaram a segunda questão. Quantos alunos erraram as duas questões?"
	 a)
	10 alunos.
	 b)
	20 alunos.
	 c)
	5 alunos.
	 d)
	25 alunos.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	11.
	(ENADE, 2005) Na aprendizagem de equação quadrática, a escola básica tende a trabalhar exclusivamente com a fórmula conhecida no Brasil como fórmula de Bhaskara. Entretanto, existem outras formulações desde a Antiguidade, quando já se podiam identificar problemas e propostas de soluções para tais tipos de equações. Há mais de 4.000 anos, na Babilônia, adotavam-se procedimentos que hoje equivalem a expressar uma solução de x2 - bx = c
	
	 a)
	Tal proposta desvia a atenção da aprendizagem do foco central do conteúdo, fazendo que o aluno confunda as formulações, e, por consequência, não desenvolva competências na resolução de equações quadráticas.
	 b)
	É adequada a inserção dessa perspectiva, associada à manipulação de recorte e colagem pela complementação de quadrados, buscando sempre alternativas para as situações que esse procedimento não consegue resolver.
	 c)
	É adequado utilizar tal proposta no ensino, uma vez que ela permite explicar a resolução de qualquer tipo de equação quadrática.
	 d)
	É mais adequado trabalhar o desenvolvimento da resolução de equações incompletas e, posteriormente, por meio da formulação de Bhaskara, manipular as equações completas, para somente no ensino médio ampliar tal conhecimento com o enfoque histórico.
	12.
	(ENADE, 2005) Não se pode negar que, embora bastante presentes em problemas envolvendo valores monetários e medidas, os números decimais constituem uma dificuldade no processo da aprendizagem matemática nas escolas. Uma das causas desse problema está na estrutura do currículo da matemática na escola básica.
Julgue os itens a seguir, acerca do ensino dos números decimais no currículo da educação básica:
I- Os números decimais representam uma expansão do sistema de numeração decimal enquanto base decimal e, por isso, seu conceito e representação no currículo precisam vir articulados à expansão da estrutura do sistema decimal.
II- O ensino dos números decimais deve preceder o ensino do sistema monetário, uma vez que o conhecimento dos decimais no currículo da educação básica é um pré-requisito para a aprendizagem desse conteúdo.
III- O currículo de matemática da escola básica deve propor, inicialmente, o ensino das frações com qualquer denominador, para então tratar das frações decimais como um caso específico, introduzindo, então, os números decimais.
IV- A ação do aluno em contextos de significado envolvendo valores monetários e medidas é fonte geradora de aprendizagem dos números decimais e, portanto, de ensino na escola, em um processo de resgate dos conhecimentos prévios dos alunos.
São reflexões apropriadas para a superação da problemática da baixa aprendizagem dos números decimais na escola apenas as contidas nos itens:
	 a)
	I e III.
	 b)
	I e II.
	 c)
	II e III.
	 d)
	I e IV.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando