Buscar

APX2 Currículo 2020-1 Victoria Viana

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial 2 (APX2) – 2020.1
Prazo final para postagem: 06/06 - 12h
Disciplina: Currículo
Coordenadora: Rita de Cássia Frangella
Aluno(a):_Victoria Viana de Araujo 
Matrícula:__15112080093__________________________Polo: _Nova Friburgo 
A – Relato de experiência: traga um posicionamento a partir de alguma situação vivida por você ou pesquisada ou relatada por colega, sobre como os docentes tem vivido/pensado currículo nas novas estratégias que vem sendo adotadas no contexto da pandemia e como os estudos na disciplina ajudam a pensar sobre isso. (1 ponto)
Resposta: 
Temos vivenciado um período complicado em relação ao distanciamento social, em função do covid- 19. Sabemos que os professores e escolas precisaram se reinventar do dia para noite, trazendo recursos para que a educação pudesse ter a sua continuidade. Os recursos on-line tem sido utilizados pela maioria das escolas, porém ele requer uma participação muito mais precisa dos familiares dos alunos nos estudos dos mesmos. Levando em consideração que, muitas crianças ainda não desenvolveram autonomia para utilizar desses recursos tecnológicos sozinhas , e muitas outras que nem ao menos tem idade o suficiente para terem essa maturidade de administrar seus estudos. Então as aulas e atividades tem sido monitoradas pelos pais dessas crianças. 
Falando da minha própria experiência como estagiária do SESI – Nova Friburgo, tenho vivenciado situações muito significativas nesse contexto de pandemia em relação ao meu trabalho. O meu apoio é a coordenação da escola, que atende tanto a pais e familiares, como está em contato direto com o trabalho pedagógico da escola, mais especificamente realizado pelos professores. E tenho vivido dias em que o trabalho talvez esteja sendo mais intenso do que o dia a dia que vivenciamos nas escolas. O celular e a caixa de e-mail estão sempre cheios de questionamentos feitos pelos pais, mensagens de alunos, dúvidas, questões que acontecem na plataforma (Teams) , que interferem diretamente nesse trabalho realizado à distância. E muitas das vezes, até mesmo professores mostram-se resistentes aos recursos tecnológicos, enquanto outros aprimoram-se cada vez mais, então acredito que, daqui para frente, apesar do que aconteça será necessário buscarmos cada vez mais o aperfeiçoamento em relação as plataformas que estão sendo utilizadas, como por exemplo o zoom, teams entre outros, e o aperfeiçoamento dos outros recursos tecnológicos. Assim como, aprendermos a auxiliar os pais e alunos no que se diz respeito a esse novo formato de estudos. Os estudos da disciplina, tem sido de grande importância para nós nesse período, no que se diz respeito a entendermos quais são os principais pontos para alcançarmos um objetivo efetivo na vida acadêmica do aluno, por mais que esses não tenham hoje o ambiente escolar como recurso principal, precisamos entender quais são os objetivos e trazê-los para nossa realidade atual.
Assim como a matéria nos proporciona estabelecer relações entre o currículo escolar e outros temas relacionados a educação, que tem enriquecido muito o nosso conhecimento e a nossa criatividade para o trabalho que está sendo realizado nesse contexto de homeschooling.
B - A partir das temáticas estudadas ao longo do semestre na disciplina Currículo, observe as charges e desenvolva uma reflexão sobre elas. (Fonte: TONUCCI, Francesco. A solidão da criança. Campinas/SP: Autores Associados, 2008.)
Observe em sua escrita:
· elementos conceituais – que temática a charge trata e que se relaciona com questões estudadas;
· perspectiva de análise – como a charge sugere caminhos de reflexão
· seu posicionamento (1 ponto cada item perfazendo 3 pontos para cada item: 1, 2 e 3)
Resposta: 
Trata-se de uma charge que trás uma reflexão considerável em relação a solidão da criança e a quantidade de atividades e conteúdos que enchem o dia a dia das mesmas, quando a falta de uma atenção mais específica em relação a individualidade do aluno e criança, e aos fatores sociais, culturais e de cidadania que deveriam ter uma atenção melhor da escola não acontecem. Essa temática se relaciona muito a conteúdos estudados que visam tratar de assuntos como a educação como agente transformador social e a formação de cidadãos, pessoas conscientes quanto as questões sociais, conteúdos que trazem reflexões sobre o mundo moderno e a triste realidade em que se estrutura, principalmente no que se diz respeito à criança e ao adolescente (sujeito em formação), assim como os conteúdos da disciplina que buscam nos trazer uma reflexão sobre para quem a escola é destinada e para quem esse trabalho é realizado, nos fazendo entender que muita das vezes as preocupações dos funcionários e professores da escola é maior em atender os objetivos políticos e do estado, do que atender as reais necessidades dos alunos .
E é justamente ai que a charge sugere caminhos de reflexão quando mostra que a principal preocupação dos professores no primeiro quadrinho é discutir com quem ficarão determinadas matérias e o aluno fica esquecido, representado na fala do aluno : “E quem vai ficar comigo?” , Assim como no segundo quadrinho o professor passa por cima do aluno com suas inúmeras preocupações em relação a currículo, projetos, avaliações e outras questões mencionadas. 
Já no terceiro quadrinho partimos para um ponto de reflexão onde a professora menciona à União Europeia como principal responsável pela liberdade e por podermos quanto sociedade usufruirmos de diversidade, quando na sala os alunos representam diferentes culturas, que fazem parte da diversidade, mas não foram mencionadas pela professora. Então será que essa afirmação é destinada aos alunos de forma coerente e sincera, ou é apenas o fortalecimento de um determinado local considerado uma grande potência no mundo, sendo citada nas escolas? 
São essas reflexões que devem ser trazidas para os nossos estudos como professores, que devem ser conhecidas pelos pais dessas crianças e por toda a sociedade, que precisa entender à que e a quem estamos dando prioridade, e que tipo de crianças estamos formando, enchendo-as de informações desnecessárias, jogando responsabilidades desnecessárias em cima deles, prendendo-os nos muros de casa, da escola e dos conceitos de mundo capitalista que nos envolvem. É necessário percebermos que, esquecemos fatores simples e básicos, que formam pessoas felizes, seguras de si, que desenvolvem talentos e contribuem para sociedade, que são o carinho, a atenção, a escuta, o contato com a natureza, entre outros fatores que não fazem parte do mundo atual que nos cerca. É preciso que estejamos atentos, é o que a charge sugere e é o que o título do livro onde se encontra a charge já propõe,( “ A solidão da criança” ) não podemos em um mundo tão cheio e rico estarmos deixando-os sós, estejamos atentos.

Continue navegando