Buscar

diagnostico 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Diagnóstico, Planejamento e Avaliação na Educação Especial (LEE13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512603) ( peso.:4,00)
	Prova:
	20546008
	Nota da Prova:
	8,25
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	De acordo com Calado e Campos (2018, p. 435), "estudantes com dificuldades na escolarização têm sido medicalizados, embora a principal causa dessas dificuldades sejam deficiências do sistema educacional. Eles são duplamente punidos, com graves reflexos para sua vida escolar e social. Os professores, pela importância na escola, devem receber formação que aborde criticamente a medicalização, desde a formação inicial". Com base no exposto pelos autores, disserte sobre a medicalização de crianças que apresentam comportamentos considerados inconvenientes.
FONTE: CALADO, Vânia Aparecida; CAMPOS, Herculano Ricardo. A formação inicial do pedagogo e o enfrentamento da medicalização na educação. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 22, n. 2, p. 435-438, ago. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000200435&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 abr. 2020.
	Resposta Esperada:
*A quantidade descomunal de crianças que, por comportamentos não tão docilizados, recebe/traz diagnósticos que fazem com que elas sejam medicadas para se tornarem mais dóceis, revela uma infeliz realidade. *Até porque ainda não existem estudos sobre os efeitos colaterais em longo prazo, advindos com essa onda de medicalização. *É preciso fazer uma reflexão e discussão de cunho ético no que toca ao exagero de diagnósticos para crianças, que acarreta a medicalização de problemas escolares. *Portanto, é preciso refletir sobre os reais interesses nos bastidores que fazem com que tantas crianças sejam medicadas. *Também é preciso ressaltar que essas crianças não são beneficiadas com o uso de determinados medicamentos, pelo contrário, por vezes até são prejudicadas por conta deles.
	2.
	Por vezes, a reorganização escolar é motivada pelo fechamento de uma escola. "É preciso trazer um olhar crítico para fomentar a consciência do papel político que exercem as instituições escolares, propondo a desnaturalização das desigualdades sociais e educacionais, auxiliando assim a constituição de sujeitos mais conscientes e autônomos", afirmam Conceição e Zamora (2015, p. 713). Tendo em vista o que foi visto nessa disciplina, disserte sobre os motivos pelos quais uma escola é fechada por ordem de um representante político no Brasil.
FONTE: CONCEIÇÃO, Viviane Lima da; ZAMORA, Maria Helena Rodrigues Navas. Desigualdade social na escola. Estud. psicol., Campinas,  v. 32, n. 4, p. 705-714, dez. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000400705&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 5 fev. 2020.
	Resposta Esperada:
*Na maioria das vezes, as escolas são fechadas por questões de dimensão espacial, e/ou de desigualdade socioespacial. *Ou seja, para o espaço ser ocupado por empresas. Então está em jogo o interesse do ramo imobiliário. *O fechamento também pode ser solicitado para evitar gastos com o dinheiro público com a reforma das escolas. *Em parte dos casos, o fechamento da escola pode estar associado a situações de corrupção.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando