Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA GEOMETRIA ANALITICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU 
ALUNO: ANDRÉ GABRIEL DE ANDRADE
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO-EAD
PROFESSORES: KARLA ADRIANA BARBOSA MENDES DA SILVA LOBO
 ALINE CHRISTYR FRANCELINO ALVES
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
GEOMETRIA ANALÍTICA
QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE UMA PARTIDA DE FUTEBOL E A GEOMETRIA ANALÍTICA?
A geometria analítica esta presente em nossas vidas de diversas formas quando se trata de movimento, locomoção ou distância de um determinado ponto a outro. A relação entre o futebol e a geometria analítica é bastante estreita. Podemos perceber o campo de futebol como um plano, os jogadores como pontos no plano, a trajetória da bola com direção e sentido como vetores. Podemos citar a distância entre dois jogadores no campo, através de um segmento vertical que pode ser calculada pelo teorema de Pitágoras, entre outros. 
Segundo os autores Osvaldo e José Nicolau, “Dois pontos distintos de terminam uma única reta que passa por eles; Três pontos não colineares determinam um único plano que passa por eles”(Dolce e Pompeo, 2013 ). A área do gol, numa partida de futebol, pode ser considerada um plano. Em um gol, a bola passa por um único ponto neste plano, e em termos de geometria analítica trata-se da definição de uma secante no plano. 
 
O tira- teima e um recurso computacional mais utilizado pelas emissoras de tv’s para identificar com precisão se um jogador está impedido ou não. Mais precisamente da copa de 2018 foi utilizado oficialmente um novo recurso de análise de vídeo o “VAR” para identificação de diversas situações como o próprio impedimento, faltas e outras jogadas duvidosas. 
Graças a os recursos da computação gráfica que utiliza como base mate má tica a geometria analítica. A geometria facilita a análise das atividades esportivas como o todo. Em uma parti da de futebol como outros esportes podemos s utilizar elementos geométricos, como reta, vetores e ângulos para descrever uma jogada entre os atletas, a trajetória da bola para o gol ou a cobrança de um pênalti; Como também utilizar os recursos computacionais para tirar as dúvidas e coibir possíveis erros do juiz quando a utilização do VAR. 
Referências:
 
Rodrigues Neto: Futebol e matemática: A geometria do pênalti. 
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação. 2010. 
 
Disponível em: < HTTPS://educacao.uol.com.br/disciplinas/matematica/futebol-e-matematica-a-geometria-do-penalti.html >. Acesso em: 08 j un. 2010. 
 
SILV A, Luiz Paulo Moreira. Matemática: Geometria analítica. 2016
 Disponível em:<HTTP://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/geometria-analitica.html>. 
Acesso em: 10mar. 2016 .

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando