Buscar

Simulado AV- Filosofia juridica

Prévia do material em texto

1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Não existe uma definição única de Filosofia. Existem diversas definições possíveis acerca de seu significado.
Entretanto, é possível afirmar que a Filosofia NÃO pode ser definida como:
		
	
	(C) um esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido. 
	
	(A) uma visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura, nas quais ela corresponderia ao conjunto de ideias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesma. 
	 
	(E) uma visão particular de mundo em que predominam os valores e as opiniões individuais.
	
	(D) uma fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas. 
	
	(B) uma sabedoria de vida, na medida em que aprende e ensina a controlar os desejos, sentimentos e impulsos e a dirigir a própria vida de modo ético e sábio. 
	Respondido em 28/09/2020 13:22:03
	
	Explicação:
Filosofia não poder ser entendida como uma visão particular de mundo em que predominam os valores e as opiniões individuais.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Tales de Mileto se indaga sobre a totalidade de tudo o que existe, não para se perguntar qual foi a origem mítica do mundo, mas o que na verdade é a natureza.  Está forma afirma que o princípio de todas as coisa é:
		
	
	o fogo
	
	a divindade
	
	a terra
	
	o ar
	 
	a água
	Respondido em 28/09/2020 13:20:35
	
	Explicação:
a água
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A aplicação do conceito de qualidade total exige investimento em  pessoal,  para  implementar  novos  conceitos,  e  tempo,  para  o  treinamento. 
A esse respeito, analise o fragmento a seguir. 
A  qualidade  total  é  uma  _____  de  gestão  que  pressupõe  o  envolvimento  de  todos  os  _____  de  uma  organização  em  uma  constante busca por _____ e contínuo aperfeiçoamento.¿ 
Assinale  a  opção  que  completa  corretamente  as  lacunas  do  fragmento acima. 
		
	
	filosofia - clientes - satisfação
	
	melhoria - participantes - satisfação
	 
	filosofia - membros - autossuperação 
	
	melhoria - participantes - aprovação
	
	 filosofia - participantes - satisfação 
	Respondido em 28/09/2020 13:25:15
	
	Explicação:
O conceito de qualidade total é amplo e dinâmico. Em princípio quando se fala em qualidade nos negócios de uma organização fala-se em uma filosofia de gestão na qual se busca a excelência nos resultados em todas as áreas de atuação da organização, permitindo a cada funcionário pensar no aprimoramento contínuo da qualidade do negócio como meio possibilitador da adequação dos produtos e serviços às exigências dos clientes .
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Conforme palavras do próprio Kelsen: "Norma é o sentido de um ato por meio do qual uma conduta é prescrita, permitida ou, especialmente, facultada, no sentido de adjudicada à competência de alguém. Neste ponto importa salientar que a norma, como o sentido específico de um ato intencional dirigido à conduta de outrem, é qualquer coisa de diferente do ato de vontade cujo sentido ela constitui. Na verdade, a norma é um dever-ser e o ato de vontade de que ela constitui o sentido é um ser." Diante disso e tendo em conta o que você aprendeu sobre o normativismo kelseniano, aponte a opção correta:
		
	
	Kelsen não reconhece a distinção entre normas jurídicas e proposições normativas.
	
	Para Kelsen, as normas jurídicas são juízos, isto é, enunciados sobre um objeto dado ao conhecimento. São apenas comandos do ser.
	
	Para o autor, a norma que confere validade a todo o sistema jurídico ou conjunto de normas é a norma fundamental que se confunde com a Constituição, já que ambas são postas e impostas.
	 
	Para Kelsen, a norma é o sentido de um ato através do qual uma conduta é prescrita, permitida ou, especialmente, facultada, no sentido de adjudicada à competência de alguém.
	
	Kelsen, enquanto jusnaturalista, reduz o Direito à norma, mas desenvolve a noção de Direito objetivo enquanto coisa devida e a de justiça como Direito Natural.
	Respondido em 28/09/2020 13:23:56
	
	Explicação:
Para Kelsen, a norma é o sentido de um ato através do qual uma conduta é prescrita, permitida ou, especialmente, facultada, no sentido de adjudicada à competência de alguém.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Nasce a concepção de que o Estado, concebido como sociedade política, decorre de um contrato celebrado pelos indivíduos que, desse modo, se transformam em cidadãos, porque aceitam ceder seus direitos naturais a um poder comum, o próprio Estado - o Leviatã (o soberano), cuja autoridade passam a respeitar, sem qualquer tipo de contestação. Legitima o Estado Absoluto (HOGEMANN, 2015).
Com base no texto e, principalmente, nos conhecimentos sobre a teoria contratualista de Hobbes, é correto afirmar:
		
	
	A) O soberano tem deveres contratuais com os seus súditos.
	
	C) Antes da instituição do poder soberano, os homens viviam em paz.
	
	D) O poder soberano não deve obediência à lei da natureza.
	
	B) O poder político tem como objetivo principal garantir a liberdade dos indivíduos.
	 
	E) Acusar o soberano de injustiça seria como acusar a si mesmo de injustiça.
	Respondido em 28/09/2020 13:27:28
	
	Explicação:
Justificativa: Para Hobbes, o poder do soberano deve ser absoluto, isto é, total e ilimitado. Cabe ao soberano julgar sobre o bem e o mal, o justo e o injusto, não podendo ninguém discordar, pois tudo o que o soberano faz é investido da autoridade consentida pelo súdito. Por isso é contraditório dizer que o governante abusa do poder, não há abuso quando o poder é ilimitado.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Para Immanuel Kant, o indivíduo moral não visa à felicidade em suas ações, mas ao cumprimento do dever que o torna digno dela. Em sua obra Fundamentação da metafísica dos costumes, ele afirma que a busca por assegurar a própria felicidade seria um dever indireto, por quê:
		
	
	Nenhuma das respostas.
	
	Atestaria que há uma ordem moral no mundo.
	
	Faria coincidir liberdade e natureza na condição humana.
	 
	Afastaria a tentação para a transgressão dos deveres decorrente do sofrimento.
	
	Consistiria na realização do propósito da natureza para o homem.
	Respondido em 28/09/2020 13:26:13
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Relativamente à análise feita por Norberto Bobbio acerca da justiça, na obra Teoria da norma jurídica, é correto afirmar que a justiça
		
	
	constitui o único critério de valoração para a teoria da norma jurídica.
	
	é totalmente dependente da validade, porém não da eficácia.
	 
	remete à questão da correspondência entre o que é real e o que ideal.
	
	é dependente tanto da validade como da eficácia.
	
	é totalmente dependente da eficácia, porém não da validade.
	Respondido em 28/09/2020 13:28:06
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Toda a atividade orientada segundo a ética pode ser subordinada a duas máximas inteiramente diversas e irredutivelmente opostas. Esta afirmação precede as análises de Max Weber, no ensaio - A Política como Vocação-, acerca da oposição entre, de um lado, a atitude daquele que, convencido da justeza intrínseca de seus atos, é indiferente aos efeitos que estes atos podem acarretar e, de outro lado, a atitude daquele que leva em conta as consequências previsíveis de seus atos. Segundo a terminologia empregada por Weber no ensaio mencionado, estas duas atitudes referem-se, respectivamente, àquilo a que o autor denomina
		
	
	ética de convicção e ética de consequência.
	 
	ética de convicção e ética de responsabilidade.
	
	ética de justeza e ética de responsabilidade.
	
	ética de justeza e ética de consequência.
	
	ética de responsabilidade e ética de convicção.
	Respondido em 28/09/2020 13:29:03
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Thomas Hobbes acreditava que o ¿homem era o lobo do homem¿. O queHobbes queria dizer com isso?
		
	
	Que o homem, assim como os lobos, relacionavam-se em alcateias, formando uma hierarquia em que o objetivo comum era a obtenção de alimento.
	
	Que a amizade entre os seres humanos era comparável à relação próxima que os lobos possuem em uma alcateia.
	
	Nenhuma afirmativa está correta.
	
	Que o ser humano passou a ver na figura do lobo um espelho de suas atividades sociais, de forma que, em algumas sociedades, o lobo ainda é uma figura simbólica.
	 
	Que o homem é capaz de agir como predador de sua própria espécie, podendo ser cruel, vingativo e mau quando lhe fosse conveniente em seu estado de natureza.
	Respondido em 28/09/2020 13:30:11
	
	Explicação:
Thomas Hobbes acreditava que o homem era naturalmente "mau", bárbaro e egoísta. Em seu estado de natureza, o ser humano estaria sempre disposto a sacrificar o bem-estar do próximo em nome de suas vontades. Daí surgiria o incentivo para o estabelecimento de um contrato social, em que todos se submeteriam a um Estado maior que garantiria a salvaguarda dos direitos básicos, como a vida.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O Contratualismo é uma corrente filosófica teórica central que abrange várias concepções particulares, com propriedades diversas, todas ligadas pela ideia central de que o Estado é fruto de um contrato (ou pacto) entre os indivíduos de uma comunidade, portanto, "os indivíduos isolados no estado de natureza unem-se mediante um contrato social para constituir a sociedade civil." Desse feito, são considerados filósofos contratualistas:
		
	
	E) Nietzsche, Horkheimer, Comte.
	
	C) Maquiavel, Agostinho e Descartes
	
	D) Savigny, Hebert Hart e Norberto Bobbio
	
	A) Platão, Aristóteles e Thales de Mileto
	 
	B) Hobbes, Locke e Rousseau

Continue navegando