Buscar

Análise Completa Fome de Poder

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

FOME DE PODER – A HISTÓRIA DO MCDONALD’S
Antes de ser uma companhia bilionária espelhada pelo mundo, o McDonald's era uma lanchonete familiar. E ele foi criado por dois irmãos, o Dick e o Mac McDonald's no Sul da Califórnia.
O pequeno restaurante tinha como prioridade manter o controle de qualidade, visando isso, a praticidade e o mínimo tempo possível para p preparo do lanche, eles criaram o sistema "rápido" desenhado em uma quadra de tênis.
Esse sistema, conhecido como Design Thinkin ("...um conjunto de práticas e processos, um método que propõe abordas aos problemas, e as consequentes soluções"), ajudou a encontrar soluções para os funcionários trabalharem de forma colaborativa e coletiva.  No intuito de ter uma visão completa, rápida e que solucionasse os problemas. Dessa forma era fácil identificar as barreiras para gerar alternativas viáveis para uma solução. Com isso, certificaram assim que a velocidade não afetaria os padrões de qualidade.
McDonald's chamou a atenção de um vendedor de maquinas de sorvetes chamado Ray Kroc, que se encantou pelo restaurante e seu sistema "rápido" e quis investir em franquias por todo EUA. Porém essa ideia não era muito bem vista pelos irmãos. Eles possuíam ideias diferentes sobre o capitalismo e para os irmãos Mc, a expansão estava fora de questão. 
Mas algo fez McDonald's chegar até aqui, e isso foi resultado da persistência de Ray. Seu negócio era expandir, mas estava falido e os irmãos eram seu maior obstáculo. Então "mudou" seu alvo para algo que poderia lhe dar lucros e aumentar em menos tempo a expansão do restaurante. Ele criou uma empresa imobiliária, onde sendo dono dos terrenos poderia se tornar o locador para os franquiados. O capital seria total dele e o fluxo estável do dinheiro viria. 
Consequentemente esse caso gerou briga entre Ray e os irmãos Mc, e infelizmente ou felizmente, o McDonald's passou a ser de total direito de Ray Kroc, e hoje esse restaurante é uma grande companhia bilionária, com pontos de venda em 117 países atendendo em cera 68 milhões de clientes por dia.
PONTOS DA EMPRESA LIGADOS A HISTÓRIA DA ADMINSTRAÇÃO
A administração, caracterizada pelo estudo e experimentação de diferentes métodos de trabalho, para selecionar as melhores e mais eficientes formas de realização do trabalho, está presente em aparentemente todos os empreendimentos e sistemas que fazem uso de gestores. Como exemplo: o "McDonald’s. Podemos encontrar diversos princípios no sistema de gestão da cadeia de restaurantes fast-food mais famosa do mundo.
Do sistema de produção dos sanduíches, até a hierarquia dos colaboradores do McDonald's, é possível enxergar valores que, há muito tempo, foram estruturados afim de buscar a melhor maneira de gerência. Para entregar ao cliente o mesmo produto, com a mesma qualidade e a mesma rapidez por todo o mundo. Para tanto, é preciso selecionar, treinar e ensinar, desenvolver o trabalhador, e passar para o mesmo os valores da empresa e a melhor maneira de conduzir o seu trabalho. É visível, no McDonald's, a importância da cadeia de comando. Podemos concluir que, ao observar e estudar um estabelecimento como o McDonald's as teorias da administração são de extrema importância no processo de busca pela eficiência da produção.
Vamos falar de Frederick TAYLOR, o “pai” da administração. Ele estudou o “chão de fábrica”, como os funcionários se comportavam e desenvolviam suas tarefas.
De acordo com Taylor, o trabalho operário deveria ser racionalizado por meio de estudo de tempos e movimentos. Selecionar “O home certo para a função certa “e treinar os trabalhadores para que haja uma única maneira de fazer as coisas.
Podemos identificar essa teoria em ação no filme, quando vemos a cena em que os irmãos McDonald’s estão em uma quadra de tênis com seus funcionários. E em inúmeras vezes visualizam cada ação e cada movimento dos seus operários, mudando e testando várias formas de produção até que acharam uma perfeita para seu novo “sistema rápido”. A preocupação básica era aumentar a produtividade.
Um dos princípios de Taylor também, era o Controle. Vemos isso quando o irmão Mac McDonald’s passeando pela cozinha e tendo total zelo pelo controle de qualidade (ao experimentar umas das batatas fritas por exemplo). Ou até mesmo quando Ray reforça a um de seus funcionários a quantidade de picles. 
O filme retrata também a Teoria Clássica da Administração por Henry FAYOL.
De acordo com Fayol a ênfase deveria ser na estrutura, de cima para baixo, da diretoria para os departamentos (bem resumido de Ray Kroc para seus franquiados, e deles para os funcionários). Otimizando a estrutura da organização, se chegaria naturalmente a máxima eficácia de cada uma de suas partes. Fayol dá mais importância a chefia em si.
Em seus 14 princípios definidos, no filme Fome de Poder, podemos ver alguns bem claros como Ordem, Divisão do trabalho e Disciplina (funcionamento também na cozinha do restaurante), Unidade de direção, Autoridade, Unidade de comando (gerentes supervisionando o trabalho).
Henry FORD, seus princípios foram baseados no “Taylorismo”. Produção em massa, linha de montagem e carga de trabalho, vemos tudo isso no filme, retornando à cozinha novamente como um exemplo. 
Intensificação, rápida colocação do produto no mercado. Aumento de produtividade por meio da especialização e da linha de montagem, o empresário tem maior produção. Conclusão, produzir o maior número possível de lanches para o maior número de pessoas possíveis.
Elton de MAYO, que desenvolveu a Teoria das Relações Humanas, que consiste em: motivação, liderança, comunicação e dinâmica de grupo. De acordo com ele o trabalho é uma atividade grupal, que vai além de incentivos salariais.
Alguns princípios como Delegação da autoridade e Confiança nas pessoas, no filme vemos desde a confiança no gerente (quando Ray contrata um vendedor de bíblias ateu, para ser gerente e uma de suas franquias) de supervisionar todo o controle de qualidade dos lanches, até os operários trabalhando como uma equipe.
 
Em análise desse filme, não podemos esquecer de Harry Sonneborn, que de início teve um papel muito importante ao ajudar Ray na criação de uma empresa imobiliária, para que assim ele pudesse obter mais lucros e continuar com a expansão da empresa de fast-foods. Harry Sonneborn não tinha ligação com a empresa, nem a imobiliária e nem o McDonald’s, portanto de início seu papel foi de “Staff”. Tendo um contrato com Ray, lhe trazendo uma nova oportunidade de lucros para seu negócio ir a diante. Depois, Harry foi o primeiro presidente CEO da empresa McDonald’s Corporation.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Filme: Fome de Poder
https://pt.wikipedia.org/wiki/McDonald%27s
https://www.youtube.com/watch?v=iucIIE4z1Ww
https://www.youtube.com/watch?v=msTsh5Uvn3c
https://www.youtube.com/watch?v=FjNx2e0UfYc
https://www.youtube.com/watch?v=WQWrItnxHAQ