Buscar

Trabalho da Disciplina - GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS AVA2


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Larissa Cavalheiro Cordeiro Mota
20201300309
ENTREGA DA AVALIAÇÃO – TRABALHO DA DISCIPLINA AVA2
Larissa Cavalheiro Cordeiro Mota
20201200309
ENTREGA DA AVALIAÇÃO – TRABALHO DA DISCIPLINA AVA2
Trabalho da disciplina GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
apresentado como exigência para obtenção de nota 
da Avaliação 2 do grau de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO,
à Universidade Veiga de Almeida.
Orientador: JACQUELINE MAIA DE MIRANDA
Situação problema:
 
A empresa Spartaccus é uma pequena empresa familiar que atua no ramo de construção civil, tendo como colaboradores as duas filhas do dono da empresa (Arquitetas) e seu genro, Almir (Gerente Comercial). Recentemente, a empresa ganhou uma licitação para construir 110 escolas municipais e José Augusto, engenheiro e dono da empresa, chegou a conclusão que não poderá resolver tudo sozinho, precisará de gente que contribua na parte de gestão de pessoas, uma vez que o foco dele será na obra, que é sua verdadeira especialidade. A empresa terá que contratar 2 mestre de obras, 1 eletricista e 3 encanadores para atender o novo contrato com o município. Acontece que suas filhas fazem parte da geração y, não atuam 40 horas semanais como deveria, apenas “aparecem” no final da tarde e o genro faz trabalho externo.
Agora, é sua vez de ajudar o Sr. José Augusto, que tem o perfil autoritário e vive entrando em conflito com as filhas. A sua missão será ajudá-lo a selecionar os cargos acima.
Se posicione como consultor de Rh. Você será responsável a ensiná-lo a gerenciar estrategicamente estas pessoas e preparar sua empresa para o futuro. Então, seu desafio será expor para o Sr. Augusto como deve deveria ser sua empresa e planejar a gestão de pessoas de forma que atenda as demandas do mercado. Ele te deu “carta branca” para organizar, contratar, avaliar e treinar.
Não esqueça que todo planejamento estratégico deve antever fatores de riscos e ações para eliminar ou minimizar transtornos. Vamos lá?
 
Procedimentos para elaboração do TD:
 
1. Contextualize um plano de gestão de pessoas de forma sucinta, expondo para o Sr. Augusto o que pode ser realizado para profissionalizar a gestão, organizando seus “familiares” de maneira que seja formalizado.
2. Elabore um organograma e explique as responsabilidades e atividades de cada cargo.
3. Realize um plano de recrutamento e seleção dos cargos no enunciado, explicando os métodos melhores de recrutamento e seleção. Lembre-se que mesmo com “carta branca” a empresa deve ter um quadro enxuto e estratégico.
4. Analise os fatores de riscos, conforme vimos na unidade 03 e elabore ações para reduzir ou eliminar estes riscos.
5. Elabore o TD em, no máximo, em 03 laudas, não contabilizando a capa e a referência.
6. Utilize fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5 entre linhas.
Respostas:
1) Plano de gestão Spartacus:
José Augusto (Dono) – Toma decisões de forma macro e supervisiona as obras no físico. 
Almir (Gerente comercial) – Lida com fornecedores e com os materiais de acordo com as escolhas do sr José Augusto (suprimento)
2 Filhas (Arquitetas) – Responsáveis pelo projeto das escolas. Trabalharão não com regime de carga horária semanal e sim com entregáveis. Deverão cumprir o cronograma dos entregáveis previsto, afim que não causem atrasos. 
2) Organograma:
Resumo das atribuições:
José Augusto informa a concepção inicial do que deseja para o projeto das 110 escolas. 
Larissa define junto com José Augusto os prazos e custos aceitáveis. Também faz recrutamento e avaliação de perfis para promoção e contratação. 
Projeto (arquitetas) Recebe a demanda para realizar o projeto, de acordo com as informações passadas por Larissa (custo e prazos). Recebe também o cronograma com as metas e prazos dos entregáveis. 
A lista de materiais, bem como a limitação de gastos é enviado para Almir para que possa detalhar o que precisa ser comprado e tratado com fornecedores. 
Após tudo recebido é passado para José Augusto tratar sobre a obra com os mestres de obra. Ele é o ponto focal da obra e recebe o projeto e os materiais. 
 
Mestres de obra – Controlam e supervisionam os pedreiros, encanadores e eletricistas. 
3. Realize um plano de recrutamento e seleção dos cargos no enunciado, explicando os métodos melhores de recrutamento e seleção. Lembre-se que mesmo com “carta branca” a empresa deve ter um quadro enxuto e estratégico: 
2 mestres de obras – Será realizado seleção interna. Assim primaremos pela retenção de talentos, valorização, funcionário interno conhece o modus operandis da obra além de reduzir os custos, pois ao invés de mestres de obras, contrataremos pedreiros (menor custo).
1 eletricista – Será verificado se algum colaborador da empresa já possui esta formação, caso contrário, seleção externa. 
3 encanadores - Será verificado se algum colaborador da empresa já possui esta formação, caso contrário, seleção externa. 
4. Analise os fatores de riscos, conforme vimos na unidade 03 e elabore ações para reduzir ou eliminar estes riscos.
Forças:
A possibilidade de ascensão na empresa
Projeto não tem mais horário de trabalho e sim cronograma de entregáveis
Fraquezas:
Possibilidade de não cumprimento de prazos pelo setor de projeto e com isto atraso de toda a obra
Oportunidades:
Como a empresa é pequena, o orçamento e seu custo é mais enxuto
Ameaças:
Empresas que cumpram o prazo e tenham custo similar.
Ações:
Acompanhamento full time do cronograma de entregáveis do projeto, solicitar plano de ação para retomada do prazo quando o mesmo demonstrar atraso. 
Acompanhar com o gerente comercial o limite de custos para os materiais
Realizar a seleção interna pois conhecer a cultura da empresa é fundamental para que o projeto tenha aderência ao negócio e também reduzir custos de Contratação. 
Rio de Janeiro – RJ
2020

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina