Buscar

Prova II

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	Disciplina:
	Gestão Educacional (PED89)
	Avaliação:
	Avaliação II 
	Prova Objetiva:
	
Parte superior do formulário
	1.
	O gestor escolar necessita ter inúmeras qualidades no desenvolvimento de suas atribuições, pois o que se espera dele é que tenha liderança, iniciativa e identidade própria, sendo que para a construção desta identidade, algumas atitudes lhe são indispensáveis. Acerca dessas atitudes, analise as seguintes sentenças: 
I- Desenvolver instrumentos para qualificar os encaminhamentos da gestão escolar.
II- Compreender a função social da escola na comunidade em que atua.
III- Delegar a construção do Projeto Político-Pedagógico exclusivamente aos docentes.
IV- Manter-se focado nas questões puramente administrativas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e II estão corretas.
	
	b) Somente a sentença IV está correta.
	
	c) As sentenças II e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	O conselho de classe consiste no órgão colegiado de gestão, como um espaço de avaliação dos alunos, do trabalho pedagógico e do desempenho da própria instituição educacional. Sobre o conselho de classe, classifique V para sentenças verdadeiras e F para falsas: 
(    ) O conselho de classe consiste numa instância colegiada composta apenas por professores de diversos componentes curriculares de uma mesma turma.
(    ) O pré-conselho consiste no diagnóstico e no levantamento de dados sobre o processo de ensino.
(    ) Os primeiros conselhos de classe foram organizados na década de 1940, na França, com o objetivo de desenvolverem um trabalho interdisciplinar no contexto escolar.
(    ) Na gestão democrática, o conselho de classe se constitui em três etapas: pré-conselho, conselho e pós-conselho.
(    ) O conselho de classe consiste em um dos processos que compõem os trabalhos desenvolvidos na escola e deve ser entendido apenas como uma exigência burocrática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V - V.
	
	b) V - F - V - V - F.
	
	c) F - V - F - F - V.
	
	d) F - V - V - V - F.
	3.
	Na sociedade contemporânea, as novas tecnologias são incorporadas ao meio cotidiano quase após seu lançamento no mercado. No ambiente escolar, ainda se percebe uma tímida incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC - nos trabalhos educativos. Os gestores escolares devem contribuir para a introdução de tecnologias no sistema escolar, desenvolvendo uma cultura e um processo de auto-organização que acompanhe a sociedade atual. Sobre o exposto, analise as seguintes afirmativas:
I- A inserção das tecnologias digitais nas atividades educacionais requer que as escolas se preparem para investimentos em equipamentos, ao acesso e uso dos aparelhos tecnológicos.
II- As TIC iniciaram na educação com a função de informatizar as atividades administrativas, agilizando os processos de gestão técnica.
III- A inserção das TIC se efetiva em situações onde apenas diretores estão envolvidos nas atividades e ações.
IV- O gestor passa a ser o principal responsável pela implantação dos novos recursos tecnológicos no cotidiano da escola.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	
	b) Somente a afirmativa III está correta.
	
	c) As afirmativas I, II e III  estão corretas.
	
	d) As afirmativas I e III estão corretas.
	4.
	Uma das tarefas de um bom gestor refere-se à manutenção de um clima favorável dentro e fora da escola, despertando e ampliando cada vez mais o interesse e a participação de toda a comunidade escolar. Sobre ações fomentadas pelo gestor para envolver a comunidade, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O diálogo e a esperança.
	
	b) A emoção e a razão.
	
	c) A solução e o resultado.
	
	d) O encontro e o diálogo.
	5.
	O gestor precisa estar preparado para enfrentar os desafios da escola, ou seja, precisa exercer com segurança e tranquilidade a sua função. Para tanto, cabe aos sistemas de ensino providenciar formação aos gestores escolares, dando-lhes condições para que exerçam sua função com competência, conhecimento e sabedoria. Sobre o que se espera do gestor, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O gestor escolar prioriza desenvolver uma construção social, em que o saber fazer, ser, conviver e aprender sejam uma constante.
	
	b) A formação do gestor escolar e sua capacitação deve ser um processo fechado e restrito e com especialidade somente na sua área de atuação.
	
	c) A gestão do gestor escolar, em sua competência, não implica necessariamente ter uma visão dinâmica, envolve uma avaliação constante.
	
	d) O gestor escolar deve ser racional e deliberar a partir, apenas, de seu entendimento.
	6.
	O Projeto Político-Pedagógico é um documento construído de forma democrática, dialógica e compartilhada pelos membros que compõem a comunidade escolar. Para tanto, esse projeto deve conter elementos que permitam propiciar o resultado esperado na sua aplicação. Sobre esses elementos, analise as opções a seguir:
I- Comunicação leviana e prática.
II- Suporte institucional e financeiro.
III- Controle, acompanhamento e avaliação.
IV- Referencial teórico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções I, II e IV estão corretas.
	
	b) As opções II, III e IV estão corretas.
	
	c) As opções I, II e III estão corretas.
	
	d) As opções I e IV estão corretas.
	7.
	A gestão escolar democrática surgiu na instituição para melhorar/mudar/transformar a gestão, apoiando-se em novas ideias e no estabelecimento de relações, tanto dentro quanto fora da escola. Partindo deste pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que define o que se entende por uma gestão democrática:
	
	a) É dar liberdade aos alunos para fazerem apenas atividades que tiverem interesse.
	
	b) É uma gestão que não envolve a comunidade nas decisões, poupando-a de problemas e insatisfações.
	
	c) É algo que veio para facilitar o controle dos acontecimentos ocorridos na escola.
	
	d) É uma gestão que melhora a convivência humana, valorizando a cultura, a opinião e a história do seu povo.
	8.
	Um dos papéis dos gestores escolares é auxiliar na transformação dos paradigmas educacionais e na introdução de tecnologias no sistema escolar, para o desenvolvimento de uma cultura e um processo de auto-organização que acompanhe os avanços sociais. Sobre o uso das tecnologias no cotidiano escolar, analise as seguintes afirmativas:
I- No espaço educacional, a incorporação das tecnologias nas atividades administrativas tornou-se indispensável, sendo também estendida às pedagógicas.
II- O acesso ao computador e à internet não é uma forma de informação, discussão ou desenvolvimento de ideias.
III- As tecnologias digitais de comunicação e de informação, sobretudo o computador e o acesso à internet, fazem parte das atividades de ensino realizadas nas escolas brasileiras de todos os níveis.
IV- A presença das tecnologias como recurso para o ensino não modifica os hábitos pedagógicos tradicionais e não modifica as metodologias do projeto pedagógico, nem a avaliação.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a afirmativa IV está correta.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa III está correta.
	
	d) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	9.
	Cada profissional da educação têm atribuições específicas. Assim, os pedagogos educacionais, tais como: administradores, orientadores e supervisores exercem atividades que os diferenciam no ambiente escolar. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Administrador escolar.                     
II- Supervisor escolar.
III- Orientador escolar. 
(    ) Manter em dia seu conhecimento a respeito da legislação de ensino e da admissão de pessoal.
(    ) Dar assistência a estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental no desenvolvimento da personalidade e no ajuste pessoal, social e profissional. 
(    ) Ser um problematizador com relação ao trabalho do professor, conduzindo-oa agir e a refletir sobre sua ação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - III - II.
	
	b) II - I - III.
	
	c) III - II - I.
	
	d) I - II - III.
	10.
	O conselho de classe participativo é um espaço para reunir pessoas com intenções de propor melhorias para as ações educativas. Ele se constitui em algumas etapas. Sobre as etapas do conselho de classe, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pré-conselho.
II- Conselho de classe.
III- Pós-conselho.
(    ) Momento de reflexão e autocrítica, em que a equipe pedagógica, a partir da análise das atas do conselho de classe, pensará em como redimensionar a sua prática, considerando o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. 
(    ) Órgão colegiado de gestão, espaço de avaliação dos alunos, do trabalho pedagógico e do desempenho da própria instituição educacional. Contará com a presença do diretor da escola, coordenador pedagógico, professores, alunos e pais. 
(    ) Consiste no diagnóstico, no levantamento de dados sobre o processo de ensino realizado pelo professor regente da turma e/ou coordenador pedagógico. A equipe gestora organiza um instrumento para registro das considerações, informações que serão apontadas pela turma.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - II - I.
	
	b) III - I - II.
	
	c) II - III - I.
	
	d) I - III - II.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Continue navegando