Buscar

Imuno e Micro


Prévia do material em texto

Imuno e Micro
1-O mieloma múltiplo é um câncer de plasmócitos em que ocorre a formação de tumores na medula óssea, os indivíduos com mieloma múltiplo são particularmente susceptíveis a infecções pois há comprometimento na: 
a) produção de anticorpos.
b) circulação venosa.
c) produção de uréia.
d) circulação linfática.
e) produção de toxinas.
Resposta: B
2-A busca pela imunização contra a Covid-19Há centenas de laboratórios de diferentes nacionalidades em processo de testes para ser o primeiro a criar uma nova vacina neste momento, com algumas delas já em fases mais avançadas. Para tanto, os cientistas estão apostando em métodos diferentes para chegar até a esse resultado: vacina genética, vacina com vetores virais, vacinas com vírus atenuado e vacinas com proteínas virais. A busca por novas formas de imunização é uma constante na humanidade. Sobre este tema, leia as proposições a seguir e INDIQUE AS AFIRMATIVAS CORRETAS: 
1 Vacinas são métodos de imunização ativa, que contêm em sua composição anticorpos contra o agente infeccioso.
2 As vacinas contêm antígenos que induzem o organismo a produzir anticorpos específicos.
3 Alergias e doenças autoimunes são respostas imunes nocivas ao organismo.
4 Um antígeno pode ser caracterizado como uma molécula capaz de promover a ativação do sistema imune, sendo esta molécula endógena ou exógena.
5 Espera-se que uma vacina induza a produção de anticorpos inespecíficos.
Resposta: 2, 3 e 4
3-A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. O diagnóstico da COVID-19 é realizado primeiramente pelo profissional de saúde que deve avaliar a presença de critérios clínicos. Caso o paciente apresente os sintomas, o profissional de saúde poderá solicitar exames laboratoriais: RT-PCR (em tempo real), que diagnostica tanto a COVID-19, a Influenza ou a presença de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e Imunológico (teste rápido) que detecta, ou não, a presença de anticorpos em amostras coletadas somente após o sétimo dia de início dos sintomas. Considerando os possíveis resultados da sorologia para COVID-19, avalie as afirmativas a seguir. É correto apenas o que se afirma em: 
I. A detecção de IgA contra SARS-CoV-2 no soro de indivíduos indica proteção transplacentária.
II. A presença de IgG em amostra de soro de paciente indica imunidade para COVID-19.
III. A infecção aguda é diagnosticada pela presença de IgM específica antivírus do SARS-CoV-2 numa amostra de soro do paciente.
IV. A COVID-19 é diagnosticada pela presença de IgM específica antivírus do SARS-CoV-2 numa amostra de nariz ou garganta do paciente.
Resposta: III

Continue navegando