Buscar

Prova II Gestão

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão Educacional (PED89)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:657367) ( peso.:1,50)
	Prova:
	23518411
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os atores pedagógicos que compõem a gestão escolar de uma escola, dando-lhe suporte pedagógico, também são chamados de especialistas. Estes especialistas possuem diferentes atribuições dentro da instituição, de acordo com a função ocupada. Sobre a atribuição de cada um destes especialistas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Administrador escolar.
II- Orientador.
III- Supervisor escolar.
(    ) O foco de atuação deste profissional encontra-se nos estudantes.
(    ) Seu foco de atuação, encontra-se nos docentes e na proposta pedagógica.
(    ) Seu foco de atuação envolve a parte burocrática e legal da instituição.
(    ) Seu foco de atuação também diz respeito à formação individual e coletiva dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I - II.
	 b)
	I - II - III - I.
	 c)
	II - II - I - III.
	 d)
	III - I - I - II.
	2.
	O gestor escolar deve assumir a dimensão pedagógica, efetivamente, transcendendo a questão administrativa para um fazer político, pedagógico e democrático. Sobre o gestor escolar, classifique V para sentenças verdadeiras e F para falsas: 
(    ) O gestor escolar deve assumir a responsabilidade ética no exercício de sua função, para que possa estabelecer um relacionamento com base na verdade, na lealdade, na coerência, pautado no trabalho coletivo voltado para a ética, valorização e formação humana. 
(    ) A função do gestor escolar é apenas administrar o espaço escolar.
(    ) O trabalho do gestor necessita ser orientado por princípios que priorizem as expectativas de aprendizagem, monitoramento e avaliação. 
(    ) O gestor escolar precisa, no exercício de sua função, incentivar os professores e estudantes para a promoção da construção dos conhecimentos. 
(    ) O gestor escolar necessita ter conhecimento sobre a organização administrativa e pedagógica da escola e sobre como utilizar os resultados das avaliações realizadas na educação, visando à melhoria da qualidade do ensino.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - V - V.
	3.
	A escola é o lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo, durante boa parte de nossas vidas. Um lugar onde se exercita o pensamento, aprende-se coisas novas, ensina-se tantas outras, realiza-se a troca de experiências e multiplica-se o saber. No entanto, ela não caminha sozinha, ou seja, conta com o auxílio de alguns colegiados. Sobre esses colegiados, analise as opções a seguir:
I- Conselho Estudantil e Docente.
II- Conselho de Classe.
III- Associação de Pais e Mestres (APM) ou Associação de Pais e Professores (APP).
IV- Grêmio Estudantil.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I e II estão corretas.
	 c)
	As opções I e III estão corretas.
	 d)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	4.
	Existem muitos especialistas educacionais que funcionam como suporte aos demais docentes e gestores da instituição. Dentre os especialistas, destacamos o administrador, o orientador e o supervisor escolar. Com relação às atribuições de cada um, analise as sentenças a seguir:
I- O orientador preocupa-se com o aprendizado e com os sentimentos dos alunos, bem como com suas atitudes com relação aos demais alunos e com ele mesmo.
II- O orientador preocupa-se apenas com as questões de aprendizagem de seus alunos, pois é a família quem deve cuidar das suas questões sentimentais.
III- O supervisor mantém seu foco nos professores, verificando se estão cumprindo com o que prevê o currículo, na execução de suas funções.
IV- O supervisor preocupa-se com as questões burocráticas, além de supervisionar os documentos da secretaria e as questões financeiras.
V- O administrador cuida de tudo, desde a merenda até o calendário escolar, envolvendo questões administrativas, burocráticas e pedagógicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e V estão corretas.
	5.
	Gestor não é aquele que cuida apenas da parte administrativa ou burocrática, mas alguém que realiza a mediação/articulação na participação entre todos os membros envolvidos no processo pedagógico, buscando, assim, realizar uma gestão democrática. Sobre a principal missão do gestor, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não aprofundar a busca pelo desenvolvimento do potencial humano como um todo, considerando especialmente os aspectos quantitativos do conhecimento.
	 b)
	Homogeneizar o sujeito e estabelecer distanciamento entre o seu contexto familiar, uma vez que é irrelevante ao processo educativo e ao desenvolvimento do potencial humano.
	 c)
	Desconsiderar como relevante o desenvolvimento do potencial humano, valorizando exclusivamente a criatividade e o bom humor.
	 d)
	Contribuir para uma cultura organizacional orientada para o rigor acadêmico e expectativas de aprendizagem no cumprimento  do programa curricular escolar.
	6.
	A inserção das tecnologias digitais nas atividades educacionais é uma realidade e requer que os sistemas de ensino realizem investimento em equipamentos, para o acesso e o uso dos aparelhos tecnológicos. Sobre as tecnologias, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A presença das tecnologias como recursos para o ensino propõe diferenciações nos hábitos pedagógicos tradicionais, exigindo um projeto pedagógico com inovações em metodologias, avaliação e aprendizagem baseados numa pedagogia transformadora.
(    ) As Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC - iniciaram na educação com a função de informatizar as atividades administrativas, agilizando os processos de gestão técnica e, posteriormente, foram inseridas nos processos de ensino e aprendizagem, nas atividades de sala de aula.
(    ) O uso das TIC e, principalmente, a internet contribuem para expandir o acesso à informação atualizada, estabelecendo novas relações com o saber, que ultrapassam os limites dos materiais instrucionais tradicionais.
(    ) As TIC não interferiram nos hábitos pedagógicos tradicionais e foram incorporadas aos poucos nos sistemas de ensino.
(    ) A gestão das TIC implica ações da direção escolar sobre o desenvolvimento do processo tecnológico e informacional da instituição. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - F - F.
	7.
	O Projeto Pedagógico norteia todo o trabalho do professor, expondo seu plano de ação com determinada turma de alunos, a partir dos objetivos educacionais e da busca pelos resultados para aquele ano letivo. Vale ressaltar que, quando o professor elabora seu projeto pedagógico, precisa levar em consideração algumas informações. Sobre essas informações, analise as sentenças a seguir: 
I- Organização dos espaços limitados apenas à sala de aula.
II- Competências e habilidades que os alunos ou envolvidos precisam desenvolver.
III- Pesquisa em busca de informações quanto aos conhecimentos prévios da equipe/turma.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	8.
	O gestor escolar necessita ter conhecimento sobre a organização administrativa e pedagógica da escola, porém a função gestora inclui certas atribuições que se relacionam estreitamente com as funções clássicas do administrador: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Com base no exposto, avalie as asserções a seguir: 
I- O gestor escolarna atribuição de suas funções precisa compreender que o administrativo serve ao pedagógico, contribuindo para a realização dos objetivos educacionais da escola. 
PORQUE
II- Os aspectos administrativos são preponderantes sobre os aspectos pedagógicos, porque exercem maior influência na qualificação do ensino-aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	9.
	O conselho de classe consiste no órgão colegiado de gestão, como um espaço de avaliação dos alunos, do trabalho pedagógico e do desempenho da própria instituição educacional. Sobre o conselho de classe, classifique V para sentenças verdadeiras e F para falsas: 
(    ) O conselho de classe consiste numa instância colegiada composta apenas por professores de diversos componentes curriculares de uma mesma turma.
(    ) O pré-conselho consiste no diagnóstico e no levantamento de dados sobre o processo de ensino.
(    ) Os primeiros conselhos de classe foram organizados na década de 1940, na França, com o objetivo de desenvolverem um trabalho interdisciplinar no contexto escolar.
(    ) Na gestão democrática, o conselho de classe se constitui em três etapas: pré-conselho, conselho e pós-conselho.
(    ) O conselho de classe consiste em um dos processos que compõem os trabalhos desenvolvidos na escola e deve ser entendido apenas como uma exigência burocrática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V - F.
	 c)
	F - V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V - V.
	10.
	O clima organizacional de uma escola é muito importante para o desenvolvimento da comunidade escolar. Para que este ambiente seja saudável, não pode haver arrogância, individualismo, exclusão, irresponsabilidade ou indiferença. Atitudes como esta comprometem o clima de trabalho e, consequentemente, o planejamento participativo. Sobre a responsabilidade ética do gestor escolar e o clima que deve ser estabelecido dentro do espaço escolar, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Clima de diversão e brincadeira entre a comunidade escolar.
	 b)
	Clima democrático que valoriza o trabalho coletivo.
	 c)
	Clima favorável ao trabalho individual.
	 d)
	Competição pela liderança comunitária entre os colegas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando

Outros materiais