Buscar

Projeto Séries Iniciais

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 7º SEMESTRE 
fernanda moura dos santos
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
CHAPECÓ
2018
UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II – ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL.
NOME DA ESCOLA: EEB PROF ª ZÉLIA SCHARF 
DIRETORA: ARQUIMAR GUARDA
 PROFESSORAS REGENTE: SIRLEI TEREZA GOLEMBIESK
ACADÊMICA ESTAGIÁRIA: FERNANDA MOURA DOS SANTOS
PEDAGOGIA: 7º SEMESTRE
TURNO: MATUTINO
DATAS DO ESTÁGIO: 11/04/2018 A 18/04/2018
SÉRIE: 1º
ENDEREÇO DA ESCOLA: RUA BORGES DE MEDEIROS Nº 1341
VISITAS SUPERVISÃO DE ESTÁGIO:________________________________
	HORÁRIO
	Segunda-feira
	Terça-feira
	Quarta-feira
	Quinta-feira
	Sexta-feira
	07:45 ás 8:30
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	08:30 ás 09:15
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	09:15 ás 10:00
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	10:00 ás 10:15
	RECREIO
	RECREIO
	RECREIO
	RECREIO
	RECREIO
	10:15 ás 11:00 
	REGÊNCIA
	ED.FÍSICA
	ED.FÍSICA
	REGÊNCIA
	REGÊNCIA
	11:00 ás 11:45
	 ARTES
	REGÊNCIA
	 ARTES
	 ED.FÍSICA
	REGÊNCIA
		
		
PROJETO DE INTERVENÇÃO/REGÊNCIA EM SALA
PROPOSTA DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIANTE DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ESPAÇO EDUCATIVO
INTRODUÇÃO
A proposta de elaboração do projeto realizou-se após os 06 dias de observação e acompanhamento da rotina dos estudantes em sala de aula. Por indicação da professora regente, trabalharei com o tema Família, que tem por finalidade conhecer e entender o significado convívio famíliar.
Este projeto irá ampliar o conhecimento das crianças sobre como é a reflexão de sua estrutura famíliar e o conhecimento da estrutura de sua família e de outras famílias, o relacionamento entre as pessoas de sua família e a dos colegas, oportunizando atividades que despertem o respeito e o interesse pelos diferentes grupos familiares.
	O objetivo do estágio é estar relacionando teoria e prática de forma dinâmica e torna-se uma oportunidade de conscientizar acerca do sentido de identificar as pessoas de sua família, com atividades representando cada família, visando a ampliação e articulação dos conhecimentos.
REFERENCIAL TEÓRICO
 	
Iniciando o referencial teórico, busca-se aqui apresentar uma revisão histórica e social da relação entre escola e família, a relação entre família e escola apresenta ao longo deste trabalho.
Há muitas décadas, psicólogos e educadores procuram descobrir como se aprende. A cada nova tentativa as discussões se fazem mais acirradas e cada um quer defender a sua visão, confrontando práticas e teorias. Ao longo das últimas décadas surgiram diversas teorias que tentam explicar o processo de aprender. Muitas dessas teorias, embora amplamente sofisticadas e revelando sólida base cientifica, em nada auxiliam pais e professores na solução de problemas diários, como conseguir que um aluno aprenda ler, que uma criança saiba multiplicar ou dividir, entre outros.
	Cabe ressaltar que é relevante que os educadores em todas as áreas conheçam as teorias predominantes desenvolvidas por psicólogos da aprendizagem, para que entendam a orientação do ensino nas escolas atuais optem pela prática escolar que desejarem e que se observar mais eficaz no auxílio ao aluno.
	Diante do problema apresentado se faz necessário a compreensão do que é aprendizagem e como esta ocorre. De acordo com Skinner (apud BARROS,1998 p.28) “a aprendizagem é a conexão entre o estimulo e a resposta. Completada a aprendizagem, estimulo e respostas estão de tal modo unidos, que o aparecimento do estimulo evoca a resposta.” A aprendizagem, é ainda, um elemento que provem de uma comunicação com o mundo e se acumula sob a forma de uma riqueza de conteúdos cognitivos. É o processo de organização de informações e integração do material pela estrutura cognitiva.
	Barros (1998, p.45) propõe que “a aprendizagem é a modificação do comportamento e aquisição de hábitos.” E mostra que o psicólogo norte americano Edward Lee Thorndike é um pioneiro da psicologia da aprendizagem, destacando que suas experiências tiveram início em 1897 onde realizou inicialmente experiências com cães, macacos e gatos onde observou o processo de aprendizagem desses animais e posteriormente nos humanos. 
	A aprendizagem organizada é aquela que tem por finalidade especifica aprender determinados conhecimentos, habilidades, normas de convivência social. Embora isso possa ocorrer em vários lugares, é na escola que são organizadas as condições especificas para transmissão e assimilação de conhecimentos e habilidades.
	A aprendizagem escolar é assim, um processo de assimilação de determinados conhecimentos e modos de ação física e mental, organizados e orientados no processo de ensino. Os resultados da aprendizagem se manifestam em modificações na atividade externa e interna do sujeito, nas suas relações com o ambiente físico e social. 
Partindo da premissa histórico-cultural de que os seres humanos se constituem através de relações que estabelecem uns com os outros, não poderia ser diferente ao tratarmos as relações no âmbito escolar. Nesse contexto pais e educadores buscam, sem a intenção de transferir responsabilidade e sim estabelecer diálogos, instituir formas de interações sociais que propiciem a participação e cooperação entre as famílias e a escola. Através dessa relação crianças aprendem, interiorizam conteúdos e constituem sua identidade. Dessa forma, torna-se evidente que os laços entre família e escola vão além do caráter meramente institucional estabelecido por ambas e que o contato entre as duas esferas deve ocorrer de maneira contínua encarando a família como coautora da dinâmica escolar com vistas a promoção de desenvolvimento humano.
Ao que se refere a parceria família-escola no processo de ensino aprendizagem, nesse sentido o processo de ensino aprendizagem enquanto apropriação e reconstrução do conhecimento do outro articulado ao saber pessoal, alia-se a aprendizagem realizada no âmago familiar. 
Entretanto ao longo do tempo a família como a escola passaram por transformações que alteraram sua função social e consequentemente, seu significado. Em busca de reconhecer a maneira pela qual o processo histórico de articulação família-escola vem incidindo sobre o cenário escolar e seus agentes sociais, faz-se necessária uma retomada sócio histórica e legal acerca dessa relação e suas influências no interior da sociedade. 
DADOS GERAIS DO PROJETO
IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO: EEB PROF ª ZÉLIA SCHARF
CARGA HORARIA: 24 HORAS
ACADÊMICO(a) REPONSÁVEL EM APLICAR O PROJETO: FERNANDA MOURA DOS SANTOS
TEMÁTICA/CONTEÚDOS: 
TEMA: FAMÍLIA 
CONTEÚDOS: 
PORTUGUÊS: Linguagem oral, escrita; Escuta sensível de diferentes gêneros textuais;
MATEMÁTICA: Adição e Subtração;
OBJETIVO GERAL:
· Proporcionar a criança a reflexão de sua estrutura familiar e uma nova visão de ampliar o conhecimento acerca de outras famílias, através do relacionamento entre as pessoas de sua família e com a dos colegas oportunizando atividades que despertem o interesse pelos diferentes grupos familiares, de forma que o resultado seja significativo e abrangente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 
· Conhecer filmes e histórias de família.
· Compreender a história de seus colegas a partir de sua própria história.
· Identificar as pessoas de sua família e quantidade.
· Valorizar a constituição de cada família.
· Orientar as crianças sobre os direitos e deveres de cada um na família,
· Desenvolver desenhos, atividades e gráficos com o número de familias e explorar suas comparações. 
· Cocientizar as crianças que nem todas convivem com os pais;
· Compreender como se constitui uma família e as diferenças existentes entre elas;
· Perceber que todas as famílias tem uma história;
· Entender á História o que é verdadeiro sentido de uma família feliz;
· Desenvolver habilidades para montar palavras apartir das silábas;
· Compreender que nem todas as crianças convivem com Pai e Mãe;
· Contextualizar o objetivorelacionando a teoria e prática de forma dinâmica;
· Aprender a seguir regras e jogar em ordem.
· Compreender a moral presente nas histórias;
· Ordenar as Ilustrações da história;
· Favorecer a internalização da história;
· Aprender a reconhecer e a respeitar as diferenças entre as pessoas;
· Refletir sobre á discriminação relacionada as diferenças físicas, intelectuais, raciais e culturais;
· Ampliar habilidades de leitura e escrita;
· Ouvir, contar e criar histórias;
· Promover e estimular a linguagem narrativa; 
· Elaborar histórias apartir de imagens.
METODOLOGIA: 
· Conversa informal, diálogo e questionamento oral através de figuras, contar histórias, Assistir Vídeos, atividade dinâmica, identificar as silabas do F e atividades dos ordenais e relatos;
· Histórias dos livros: F de Família, Ame sua Família, Pequenos Filhotes, Um amor de Família e Patinho feio.
RECURSOS: 
· Lápis de escrever, quadro da sala, papel, material impresso, lápis de cor, cola, tesoura, fita durex, Folha de oficio, Livros de História, Garrafa pet., bola, água, areia, Vídeo, Cartaz de papel pardo, canetão, revistas.
AVALIAÇÃO: A avaliação será permanente e constante. Essa avaliação se fará através de trabalhos, atividades e do interesse e da participação de cada um no decorrer das atividades.
 
PLANOS DE AULA DA INTERVENÇÃO
PLANO DE AULA 1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição: EEB PROF ª ZÉLIA SCHARF
Professora da turma: SIRLEI TEREZA GOLEMBIESKI 
Turma: 1º serie 
Acadêmica: FERNANDA MOURA DOS SANTOS
Data: 11/04/2018 
Cronograma: 4 Horas
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS :
· Diferença de Famílias;
· Sílabas e números ordinais;
· Histórias contadas;
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS 
· Conhecer que nem todas as crianças convivem com os pais;
· Compreender como se constitui uma família e as diferenças existentes entre elas;
· Perceber que todas as famílias tem uma história;
METODOLOGIA: 
07:45 às 08:30 h: PORTUGUÊS 
Recepçaõ das crianças... Iniciarei a aula com uma breve apresentação minha. Após irei fazer a chamada de presença, calendário e a leitura do alfabeto, e números. Escolher um aluno para ser o ajudante da turma durante a manhã conforme a rotina da professora regente, logo em seguida iniciar com a data no quadro para copiarem e começarei com uma contação de historia F de Família. Ao terminar a história as crianças irão fazer um desenho em seu caderno sobre o que entenderam da história. 
08:30 às 09:15 h: PORTUGUÊS 
Farei perguntas no quadro para as crianças sobre a história contada.
* Na casa de quem a Ju gostava de ir ao Domingos ? 
* O que a vovó fazia que a Ju adorava comer ?
* Quem deu sorvete a Ju ?
* Onde mais ela gostava de ir além da casa de seus avós ?
Com as respostas das crianças passarei no quadro para eles copiar no caderno.
09:15 às 10:00 h: PORTUGUÊS
Atividade impressa, complete sua árvore genealógca fazendo o desenho de cada um deles, as crianças irão fazer o desenho de sua familia e após responder, qual o sobrenome que você recebeu dos avós Paternos e Maternos.
10:00 às 10:15h: RECREIO
10:15 ás 11:00 h: MATEMÁTICA
Atividade: Passarei no quadro um exercicio de números ordinais, em seus cadernos as crianças vão copiar o seguinte.
Pinte o número maior: (6) (4) (3) | (2) (5) (1).
Pinte o número menor: (4) (1) (2) | (5) (6) (3).
Pinte o número maior: (9) (6) (1)	 | (2) (5) (8).
Pinte o número menor: (6) (4) (5) | (7) (3) (0).
11:00 ás 11:45h: MATEMÁTICA
Atividade no quadro: Circule o lugar em que você ocupa na fila de carteiras, coloque seu nome junto ao seu lugar e escreve os nomes dos seus amigos que ocupam o lugar da frente e o lugar atrás do seu: as crianças vão copiar no caderno e com a ajuda da professora pintar as ordens de cada.
 [1º] [2º] [3º] [4º] [5º] [6º] [7º] [8º] [9º] [10º]. 
RECURSOS METODOLÓGICOS:
· Lápis de escrever , quadro da sala, papel, material impresso, lápis de cor; cola, livro de história.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO :
	Observar a interação das crianças na atividade. Analisar se estão conseguindo associar ao tema, evolução da escrita.
ANEXOS:
 
 
PLANO DE AULA 2
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição: EEB PROF ª ZÉLIA SCHARF
Professora da turma: SIRLEI TEREZA GOLEMBIESKI 
Turma: 1º serie 
Acadêmica: FERNANDA MOURA DOS SANTOS
Data: 12/04/2018 Segunda-Feira
Cronograma: 4 Horas
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS :
· Diferença de Famílias;
· Sílabas e números ordinais;
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS 
· Comprender através da História qual é o verdadeiro sentido de uma família feliz;
· Aprender a montar palavras apartir das silábas;
· Entender qual a função dos números ordinais;
	
METODOLOGIA: 
07:45 às 08:30 h: PORTUGUÊS: Iniciarei com o calendário e a chamada, logo em seguida vou ler um livro “AME SUA FAMÍLIA”, após algumas perguntas que farei para eles com as respostas colocarei no quadro e eles vão copiar 
1- Como era a família de Carlos? R: Grande e feliz.
2- Qual foi o meio de transporte que Carlos e Jorge usaram para apostar uma corrida? R: Bicicleta 
3- Quem ficou zangado com carlos por ele ter mentido? R: Sua família.
4- O que Carlos aprendeu ao final da história? R: O verdadeiro sentido de uma família grande e feliz.
08:30 às 09:15 h: PORTUGUÊS: Após, entregarei uma folha de ofício para cada um, eles irão desenhar sua família e escrever uma pequena frase dizendo o que sua família significa para você, dobrar em forma de cartão e levar para casa para dar a sua família. 
Após pegar o caderno para escrever a data, irei trabalhar com algumas atividades em que terão que circular as silábas; Atividade no quadro, com palavras para circular somente as silabas, eles terão que copiar no caderno, as silábas que começam com FA, FE, FI, FO, FU, e circular essas sílabas em cada palavra copiada.
Ex: FIVELA, FITA, FAMÍLIA, FOGUETE, FUNIL, FADA, FILHO, FOLHA, FERRO, FUMAÇA, FORMIGA, FEIO.
09:15 às 10:00 h: PORTUGUÊS 
Atividade impressa, Completar as palavras com as silábas FA, FE, FI, FO, FU. Quando a atividade estiver concluída poderão pintar os desenhos que há na folha, logo após mostrarei no quadro as mesmas palavras da atividade feita por eles e interagir chamando alguns para localizar e ler do quadro.
10:00 às 10:15h: RECREIO.
10:15 ás 11:00 h: : MATEMÁTICA: Escreverei alguns números no quadro para copiarem e escrever ao lado o nome de cada um.
03______. 08______. 10______. 04______.
06______. 02______. 09______. 05_______.
11:00 às 11:45 h: : ARTES disciplina ministrada por outro professor de acordo com seu planejamento. 
RECURSOS METODOLÓGICOS : 
· Lápis de escrever , quadro da sala, papel, material impresso, lápis de cor;cola, livro;
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: A Observar a interação das crianças na atividade. Analisar se estão conseguindo escrever e identificar as silabas.
ANEXOS:
	
PLANO DE AULA 3
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição: EEB PROF ª ZÉLIA SCHARF
Professora da turma: SIRLEI TEREZA GOLEMBIESKI 
Turma: 1º serie 
Acadêmica: FERNANDA MOURA DOS SANTOS
Data: 13/04/2018 
Cronograma: 4 Horas
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS :
· Sílabas e números ordinais;
· Interpretação textual;
· Representando a família através de imagens;
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS 
· Compreender que nem todas as crianças convivem com Pai e Mãe;
· Contextualizar o objetivo relacionando a teoria e prática de forma dinâmica;
· Aprender regras e jogar em ordem.
METODOLOGIA: 
07:45 às 08:30 h: MATEMÁTICA: Começarei com o calendário e chamada. Após apresentarei uma dinâmica dos números ordinais que levarei as crianças até a quadra de esportes, para fazer a atividade prescisamos de 10 litros de garrafa pet., que podem ser com areia ou agua para dar peso em cada litro vai estar com os números ordinais em um papel grudado com fita durex, em ordens ex: 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º. E com uma bola as crianças irão jogar para derruba-lós e falar qual número ordinal que derrubou (ex: primeiro, segundo).
08:30 às 09:15 h: MATEMÁTICA: Atividade impressa, números ordinais, na qual as crianças vão preencher a ordem ordinal emque os desenhos se encontram e responder as questões que pede abaixo referente a classificação ordinal também, ex: {1º} {2º} {3º} {4º} {5º} {6º} {7º} {8º} {9º} {10º}.
09:15 às 10:00 h: MATEMATICA: Atividade em um recipiente colocarei as fichinha com os numeros ordinais de 1º ao 10º, passará em todas as filas e as crianças vão retirando uma por uma e falando qual numeral que é e após escrever no quadro o qual a retirou.
10:00 às 10:15h: RECREIO
10:15 ás 11:00H EDUCAÇÃO FISÍCA disciplina ministrada por outro professor de acordo com seu planejamento. 
11:00 às 11:45 h: PORTUGUÊS: Vou ler á historia “UM AMOR DE FAMÍLIA”.
Após a história levarei resvistas e materiais para recortes, assim como algumas imagens coloridas impressas para confeccionar com eles um cartaz com os diferentes tipos de fámilias e pessoas que compõem as famílias para expor na sala.
RECURSOS METODOLÓGICOS :
· Lápis de escrever, quadro da sala, material impresso, lápis de cor; cola; tesoura, Litro de Garrafa pet., Bola, Areia, Água, Fita durex, Livro, ficha dos números ordinais, recipiente, revistas e materiais para recorte, cartaz de papel pardo, canetão.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: Observar a interação das crianças na atividade. Analisar se estão conseguindo entender o meio em que cada um vive, e se todos estão aprendendo os numeros ordenal e as silabas da letra F.
ANEXOS:
		
Exemplo da atividade com cartaz.
PLANO DE AULA 4
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição: EEB PROF ª ZÉLIA SCHARF
Professora da turma: SIRLEI TEREZA GOLEMBIESKI 
Turma: 1º serie 
Acadêmica: FERNANDA MOURA DOS SANTOS
Data: 16/04/2018 
Cronograma: 4 Horas
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS :
· Composição familiar;
· Números ordinais;
· Produção de livrinho;
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS 
· Compreender a moral presente nas histórias;
· Ordenar e interpretar as Ilustrações e construir sua própria história;
· Favorecer a interiorização do texto lido;
METODOLOGIA: 
07:45 às 08:30 h: PORTUGUÊS: Iniciarei com uma contação de História “O GRANDE RABANETE”, Após as crianças vão representar através de um desenho o que entenderam da história.
08:30 às 09:15 h: MATEMÁTICA/PORTUGUÊS : Entregarei uma atividade impressa para eles, pedirei para para que enumerem a sequência ordinal dos personagens da história que aparecem, após eles irão colorir os desenhos, escrever nos quadrinhos em branco o nome dos personagens, vovô, vovó, neta, totó (cachorro), gato e o rato, e no final dobrar montando um pequeno livrinho.
09:15 às 10:00 h: PORTUGUÊS: Continuação da Atividade.
10:00 às 10:15h: RECREIO
10:15 ás 11:00 h: : EDUCAÇÃO FÍSICA: disciplina ministrada por outro professor de acordo com seu planejamento.
11:00 às 11:45 h: ARTES: disciplina ministrada por outro professor de acordo com seu planejamento.
RECURSOS METODOLÓGICOS: 
· Lápis de escrever, quadro da sala, papel, material impresso, lápis de cor;cola;tesoura; Livro.
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO: A avaliação se fara através de atividades e do interesse e participação. Criatividade na representação da história.
ANEXOS:
 
PLANO DE AULA 5
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição: EEB PROF ª ZÉLIA SCHARF
Professora da turma: SIRLEI TEREZA GOLEMBIESKI 
Turma: 1º serie 
Acadêmica: FERNANDA MOURA DOS SANTOS
Data: 17/04/2018 
Cronograma: 4 Horas
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS :
· Conhecer as palavras que começam com a letra F;
· Números ordinais;
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS 
· Aprender a reconhecer e respeitar as diferenças entre as pessoas;
· Refletir sobre a discriminação relacionada as diferenças físicas, intelectuais, raciais e culturais;
· Ampliar habilidades de leitura e escrita;
METODOLOGIA: 
07:45 às 08:30 h: PORTUGUÊS: Irei começar com o calendário e chamada, em seguida fazer a data para copiarem no caderno. Atividade no quadro, organize as silábas e forme palavras e as leia. 
(TO) (FO)= FOTO, 
(DA) (FA)= FADA, 
(CA) (FI)= FICA, 
(FER) (RO)= FERRO, 
(CA) (FUS)= FUSCA, 
(TE) (FOR)= FORTE.
08:30 às 09:15 h: PORTUGUÊS: Na continuidade uma atividade impressa, Caça palavras encontre e pinte com lapís de cor as seguintes palavras abaixo: PAI, MÃE, IRMÃOS, TIOS, PRIMOS.
09:15 às 10:00 h: PORTUGUÊS: Contação de historia “O PATINHO FEIO”, após atividade impressa, relacionada a interpretação textual da história.
10:00 às 10:15h: RECREIO
10:15 ás 11:00 h: MATEMÁTICA: Atividade impressa, referente a ordenação de fila, utilizando os números ordinais, quantidades e diferenciação.
11:00 ás 11:45h: EDUCAÇÃO FÍSICA: disciplina ministrada por outro professor de acordo com seu planejamento.
RECURSOS METODOLÓGICOS: 
· Lápis de escrever, quadro da sala, papel, material impresso, lápis de cor; cola; tesoura.
AVALIAÇÃO: A avaliação se fara através de atividades e do interesse e participação. analisar se estão representando quantidades de diferentes maneiras;
ANEXOS:
 
PLANO DE AULA 6
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Instituição: EEB PROF ª ZÉLIA SCHARF
Professora da turma: SIRLEI TEREZA GOLEMBIESKI 
Turma: 1º serie 
Acadêmica: FERNANDA MOURA DOS SANTOS
Data: 18/04/2018 
Cronograma: 4 Horas
CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS: 
· Identidade, minha história;
· Linguagem oral, escrita; 
· Escuta sensível de diferentes gêneros textuais.
OBJETIVOS DAS DISCIPLINAS:
· Ouvir, contar e criar histórias;
· Promover e estimular a linguagem narrativa; 
· Elaborar histórias apartir de imagens.
METODOLOGIA: 
07:45 às 08:30 h: PORTUGUÊS: Atividade impressa, Pinte os desenhos, recorte as imagens e cole no espaço do quadro que representam seu nome. 
08:30 às 09:15 h: PORTUGUÊS: Passarei um FILME o REI LEÃO 1. O filme representa a relação familiar, os tipos de família que podem existir e as diferenças entre os seres vivos, desta forma está diretamente relacionado ao tema.
09:15 às 10:00 h: PORTUGUÊS: Continuação do FILME REI LEÃO 1
10:00 às 10:15h: RECREIO
10:15 ás 11:00 h: PORTUGUÊS: Atividade: farei perguntas relacionada ao filme, e vou escrever no quadro com eles os nomes dos personagens e após eles vão copiar no seus cadernos. Após uma cruzadinha referente ao filme com o nome dos personagens.
11:00 ás 11:45h: PORTUGUÊS: Como rotina da prof regente, levarei eles para o parque.
RECURSOS METODOLÓGICOS: 
· Lápis de escrever , quadro da sala, papel, material impresso, lápis de cor;cola, tesoura, Filme.
AVALIAÇÃO: A avaliação se fara através de atividades e do interesse e participação. Analisando ainda se estão conseguindo acompanhar a alfabetização.
ANEXOS:
 
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em: https://www.soescola.com/2017/11/sequencia-didatica-minha-familia-e-colorida.html
Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/269160515212063076/
Disponível em: http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2013/09/historia-o-grande-rabanete.html

Continue navegando