Buscar

Prova de Alfabetização e Multiletramentos

Prévia do material em texto

Prova de Alfabetização e Multiletramentos (Letramento Literário) –
1- O Indicador Nacional de Alfabetização Funcional (INAF) mostra na pesquisa que apenas 28% da população são plenamente alfabetizadas e que a taxa de analfabetismo absoluto é de 7%.Diante do exposto, podemos dizer que o analfabetismo absoluto é: 
A - O indivíduo que localiza informação simples em enunciados de uma só frase. 
B - O indivíduo que localiza mais de um item de informação, mas não consegue ler o texto todo porque é longo, busca informações em títulos pequenos. 
C - O indivíduo que localiza uma informação através de imagens ou números, mas não necessariamente sabe ler ou se expressar através de palavras escritas. 
D - O indivíduo que não sabe ler nem escrever nada, ou seja, não consegue realizar tarefas simples que envolvem decodificação e codificação das palavras.  Resposta correta 
E - O indivíduoquelocaliza uma informação em textos curtos ou médios.
2- O objetivo da literatura infantil não é uma abordagem de forma utilitária, como pretexto para o ensinamento de preceitos pedagógicos ou morais. Assim, como podemos explorar os contos da tradição, sem dirigir moralismos às crianças? Uma das alternativas, segundo Abílio e Mattos (2006), consiste em proporcionar uma trajetória de leitura, iniciando-se pelas versões originais dessas narrativas e chegando à releitura dessas versões feitas por autores modernos e contemporâneos. Relacione as colunas conforme as inúmeras versos dadas a história de Chapeuzinho Vermelho:
-Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault 
II-Chapeuzinho Vermelho, dos irmãos Grimm 
III-Chapeuzinho Vermelho de Raiva, de Mario Prata 
IV-de Chico Buarque de Holanda- Chapeuzinho Amarelo 
V-Fita Verde no Cabelo, de Guimarães Rosa
(__)Trata-se de um texto metafórico, escrito em 1964, que relata a trajetória do ser humano até a maturidade. A personagem, ao presenciar a morte da avó, transforma-se e amadurece, conscientizando-se da realidade que a cerca;
 (__)nessa narrativa, publicada em 1970, a menina leva para a vovó uma diferenciada cesta com margarina, maionese Hellmann’s, Danone de frutas e até pacotinhos de Knorr; 
(__)nessa versão, escrita em 1812, os autores defendem valores como a bondade, a verdade, o trabalho. Há um final feliz para Chapeuzinho Vermelho, pois nas obras dos referidos autores as personagens boas são premiadas e as personagens más, castigadas;
 (__)de tradição oral, foi publicada pela primeira vez em 1697 e, desde então, o conto é apresentado em diferentes versões e traduções. O desfecho dessa história é um pouco diferente dos outros contos de fadas, porque não tem um final feliz;
 (__)nesse livro-poema, publicado em 1979, Chapeuzinho não usa chapéu vermelho e nem vai visitar a avó. Vive amarelada de medo, medo de tudo, medo do Lobo. Pressionada pelas circunstâncias, consegue enfrentá-lo, recupera sua autoestima frente à vida e sente-se vitoriosa.
Assinale a alternativa correta:
 A - I, II, III, IV, V;
 B - IV, III, II, I, V; 
C - V, III, II, I, IV; Resposta correta
 D - V, III, IV, I, II; 
E - V, IV, III, II, I;
3- Levando em consideração a faixa etária, a literatura infantil destina- se a crianças entre 1 e 12 anos de idade. Entre 6 a 7 anos, a atração é pelas histórias bem-humoradas, em que a esperteza do fraco supera a prepotência do forte, a inteligência vence o mal. Atualmente, a literatura infantil dá preferência ao fenômeno do pensar, do sentir e do querer, como um complemento necessário. De acordo com Cristiane M. de Oliveira (2011), destacamos ainda outras sugestões para cada faixa etária: 7 a 8 anos, 8 a 10 anos e 10 a 12 anos. Nesse contexto avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
8 a 10 anos – o leitor desenvolve o pensamento dedutivo e a capacidade de abstrair, confronta ideias e ideais, sobre valores e desvalores. 
PORQUE
 O centro de interesse do leitor dessa fase são os contos, crônicas, novelas de aventura ou sentimentais, com desaos para serem solucionados, Também o maravilhoso, o fantástico, o mágico ou absurdo têm presença significativa para ele. Diante do contexto, contribui também para formação leitora do aluno.
A - A primeira e a segunda alternativa estão incompletas.
 B - A primeira é uma alternativa falsa, e a segunda, verdadeira. 
C - A primeira é uma alternativa verdadeira, e a segunda, falsa. 
D - As duas são alternativas verdadeiras e a segunda é uma justicativa correta da primeira.  Resposta correta
 E - As duas são alternativas verdadeiras, mas a segunda não é uma justicativa correta da primeira.
4- Um dos papéis da escola é a formação de leitores. Neste sentido, é fundamental que o professor:
I. Oportunize ao aluno sempre mais e novas experiências leitoras. 
II. Utilize-se de textos literários apenas como pretexto para o ensino de normas gramaticais. 
III. Compreenda a leitura como diálogo entre autor-texto-leitor.
IV. Utilize-se de textos literários para ensinamentos comportamentais e didático-pedagógicos-científicos. 
São corretas as afirmativas: 
A - Apenas alternativa I. 
B - Apenas alternativa II. 
C - I e II.
 D - I, III. Resposta correta 
E - II e IV.
5- Monteiro Lobato é uma das figuras mais importantes da vida literária e editorial brasileira. Em relação ao autor mencionado, assinale com (V) verdadeiro ou (F) falso as afirmativas:
I. (__) Além dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, criou também o Jeca Tatu. 
II. II. (__) Utilizou em suas obras uma linguagem leve, coloquial, viva, lúdica, poética. 
III. (__) Utilizou em suas obras uma linguagem arcaica.
IV. (__) Foi o criador da primeira revista infantil, intitulada “Tico-Tico”.
 A sequência que apresenta correta é:
A - V, F, F, V. 
B - V, F, V, F. 
C - V, V, F, F. Resposta correta 
D - V, V, F, V. 
E - V, V, V, V.
6- Para o processo de alfabetização, alguns elementos precisam ser considerados, sendo estes: a observação, o planejamento, o tempo escolar, os materiais e os recursos utilizados e a rotina. Ao falarmos de rotina, temos em mente aquelas atividades repetitivas, enfadonhas, que fazemos sem refletir, sem saber o que, como, e para que as fazemos. Isso nos gera uma vontade de romper com essa rotina. Mas quando falamos em rotina nas turmas de alfabetização, precisamos levar em conta, que é uma ação de administrar cada uma das etapas de realização de um trabalho em prol de um objetivo, ela organiza o trabalho e o tempo dentro da sala de aula, possibilita a organização desse cotidiano, contribuindo para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, à medida que permite a ela maior tranquilidade e autonomia. Rotina é uma categoria pedagógica essencial para o trabalho cotidiano principalmente ao falarmos de alfabetização e letramento. Considerando o exposto acima, assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F as quais destacam a importância de se considerar a rotina para processo de alfabetização e letramento.
( ) Possibilita aos estudantes uma segurança pela continuidade, e a previsão de atividades escolares e organização, e ao professor facilita o planejamento diário das atividades. 
( ) Em primeiro lugar, a rotina oferece um contexto de previsibilidade de atividades, para que os próprios alunos se organizem, consolidem aprendizagens e avancem em seus espaços de autonomia. Nesse sentido, os indicadores construtivos de seus processos cognitivos e suas hipóteses de aprendizagem podem ser produtivos de acordo com as intervenções necessárias às suas progressões.
 ( ) Asseguram que alguns procedimentos básicos sejam acordados entre professor e alunos. Os alunos aprendem por meio das rotinas a prever o que farão na escola e a organizar-se, e o professor distribui com maior facilidade as atividades que ele considera importantes para a construção dos conhecimentos em determinado período, assim facilitando seu planejamento. 
( ) Em segundo lugar, uma rotina necessita, propiciar construção de leitura e escrita quando deparada com experiências e ampliação de contextos de aplicação. 
( ) Possibilita aos professores maior tranquilidadee segurança no que se refere a transmissão dos conteúdos propostos apenas, tendo em vista que as rotinas são regras do regimento escolar e servem para manter os alunos em silêncio em sala de aula, permitindo que os conteúdos programados sejam trabalhados.
A sequência correta é: 
A - F, V, F, V, F. 
B - F, V, V, F, V.
 C - V, F, F, V, F. 
D - V, F, V, F, F. Resposta correta 
E - V, V, V, V, V.
7- Acerca da visão maniqueísta estabelecida pela literatura infantil anterior ao século XX, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso nas afirmativas abaixo:
(__) Seguia preceitos religiosos.
 (__) Considerava as crianças seres a serem moldados de acordo com o desejo dos que a educavam. 
(__) Estimulava nas crianças preceitos de obediência. 
(__) Fazia com que as crianças pudessem pensar e confrontar ideias e pensamentos pela interação com os textos. 
Assinale a sequência correta:
 A - F, F, V, F. 
B - F, F, V, V. 
C - F, V, V, V.
 D - V, V, V, F. Resposta correta
 E - V, V, V, V
8- Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
(1) Esopo.
 (2) La Fontaine. 
(3) Charles Perrault.
 (4) Hans Christian Andersen.
 (__) Dinamarquês, escreveu e publicou versões das histórias contadas para crianças e adolescentes. Inuenciado pela tradição oral do campo, de origem humilde, deixou, aproximadamente, 168 histórias que foram traduzidas para vários países. É considerado o precursor da literatura infantil mundial. 
(__) Nasceu em Paris e foi o grande precursor do gênero literário dos contos de fadas e recebeu, inclusive, o título de pai da literatura infantil. Seus contos retratavam a infância na época e enfatizavam o confronto dualista entre bons e maus, belos e feios, fracos e fortes.
 (__) Foi um poeta e fabulista francês. Antes de se tornar escritor tentou ser teólogo e entrou para um seminário, no entanto, não permaneceu por muito tempo, pois percebeu que seu verdadeiro dom era outro.
 (__) Fabulista grego, tornou-se célebre por suas fábulas, chegando a ser conhecido mundialmente. No entanto, a sua existência é discutida, pois se levanta a possibilidade de sua obra ser uma compilação de fábulas ditadas pela sabedoria popular da Grécia Antiga.
Marque a sequência correta:
 A - 1, 2, 3, 4. 
B - 2, 3, 4, 1. 
C - 3, 2, 1, 4.
 D - 3, 2, 4, 1; 
E - 4, 3, 2, 1. Resposta correta
9- A diferença entre a fábula e o apólogo consiste em:
A - A fábula terminar com a “moral da história”, elemento inexistente no apólogo, o qual também personaliza animais. 
B - O apólogo é uma poesia de cordel e a fábula é uma história de contos;
 C - O apólogo personalizar animais e a fábula objetos. 
D - O apólogo personalizar objetos e a fábula animais. Resposta correta 
E - O apólogo possuir caráter humorístico e a fábula caráter pedagógico.
10- Por iniciar o homem no mundo literário, a literatura infantil e/ou infanto-juvenil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. É fundamental que a literatura seja sempre considerada:
A - como ponto central de aprendizagem; 
B - De modo global e complexo em sua pluralidade. Resposta correta 
C - De modo irrelevante ao interesse e análise de mundo.
 D - De modo que não haja sensibilização da consciência. 
E - De modo singular e simples onde o prazer pela leitura é visto como algo sem importância

Continue navegando