Buscar

A Educação Física escolar em tempos de pandemia


Continue navegando


Prévia do material em texto

VANESSA TUCCI MIZUNO (8077337)
Educação Física - Licenciatura
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA: LIMITES E POSSIBILIDADES DO TRABALHO DOCENTE
Claretiano - Centro Universitário
BRAGANÇA PAULISTA 
(POLO 2020)
RESUMO
Nesse vídeo pude acompanhar realidade dos professores no enfrentamento da pandemia, sem abrir mão de levar aprendizagem aos seus alunos da melhor forma possível.
Professora Ana Martha de Almeida Limongelli, aborda antes de tudo precisamos ter empatia e clareza nesse momento que estamos vivendo, nos adaptar e entender que não somos iguais e que cada um vê a situação de uma forma. Os professores precisam estar conscientes de suas responsabilidades e interagirem com seus alunos para o sucesso do aprendizado. O processo de aprendizagem deve ser um processo ativo, onde todos devem se reinventar; professores, famílias e alunos, afinal nenhum de nós imaginamos viver esse momento.
Já a Professora Tatiane Freitas de Sousa, demonstra que é sim possível levar ensino aos alunos, apesar de seus alunos não ficarem tão contentes com aulas teóricas, a desenvoltura da professora em saber lidar com os alunos, faz com haja o retorno dos mesmos. 
Apesar das limitação dos alunos de escola pública, como a falta de internet, celular e computador, apenas 20% dos alunos consigam acompanhar as atividades. Já na escola privada, 99% dos alunos possuem acesso a educação. Além dos alunos, professores do estado estão insatisfeitos e com dificuldade, tornando-se um obstáculo desse momento.
Contudo o Professor Luis Fernando Correia, professor da rede municipal, leva o ensino de forma diferente, através do Tele Trabalho (tudo amparado pela lei), ou seja, o professor cria suas aulas e encaminha para a escola. Por dificuldade em acesso à internet de qualidade, a família, em horário agendado, de 15 em 15 dias fica responsável por buscar e levar as atividades dos alunos. Apesar da resistência tanto da equipe gestora quanto das famílias, o interesse e apoio dos alunos do fundamental, são incentivo para professores que estão se habituando como esse novo modelo de ensino. A escola está se reinventando a cada dia, e os professores aprendendo a lidar como essa nova rotina de trabalho, mas o que não falta é motivação. Pois nesse caso, o incentivo veio de pessoas inesperadas: o aluno.
“Para ser professor além do dom é preciso ter a coragem”.
Professor Luis Fernando Correia
	
REFERÊNCIAS 
https://www.youtube.com/watch?v=PfM-G1zO_-Y&feature=youtu.be
ATIVIDADE PROPOSTA – VÔLEIXIGA
ATIVIDADE ENVIADA POR WHATSAPP DO RESPONSÁVEL DO ALUNO
Professora: Vanessa
Disciplina: Educação Física 
Série: 3º ano (Fundamental I)
Modalidade: Brincadeira e Jogos
Objetos que irão utilizar: Cadeira ou corda, e bexiga.
Olá família, espero que estejam todos bem!!
Na aula de hoje, iniciaremos aquecendo os pulmões, pois encherá uma bexiga para uma competição bem divertida. É vôlei com bexiga.
Instrução:
· Coloque um objeto (cadeira, corda, etc), para fazer uma espécie de rede, divida o espaço em duas partes iguais. Depois convide o pai, a mãe ou algum responsável para disputar uma partida de vôleixiga.
Regra:
· O jogador só pode bater na bexiga no máximo 3 vezes para fazê-la passar para o lado da “quadra”. Você marca ponto se conseguir fazer a sua bexiga cair no chão do lado do adversário.
Pais ou responsáveis: Essa atividade desenvolve as habilidades motoras, visuais e cognitiva da criança, além de estimular a concentração.
	Ficarei muito feliz em ver o desenvolvimento da criança, portanto grave um vídeo e me envie por WhatsApp.
Até breve, Prof.ª Vanessa