Buscar

Anemia Hemolítica e Icterícia

Prévia do material em texto

Anemias
Anemia hemolítica e sua relação com a degradação do grupo Heme, formação de bilirrubinas e Icterícia
Hemoglobina
➜ Proteína encontrada nos eritrócitos (35% do seu conteúdo);
➜ Estrutura quaternária: 4 cadeias polipeptídicas ligadas entre si;
➜ A molécula de hemoglobina adulta normal (HbA) é formada por um tetrâmero constituído por duas cadeias α e duas β que se relacionam entre si de forma não covalente (pontes de hidrogênio, interações hidrofóbicas, ligações iônicas).
➜ As subunidades α são formadas por 141 resíduos de aminoácidos, enquanto as subunidades β apresentam 146 resíduos em sua composição;
➜ Cada uma das 4 cadeias está ligada a um grupo prostético heme, e cada heme pode se ligar a 1 molécula de O2. 
 **Portanto, em cada molécula de hemoglobina há 4 grupos Heme, podendo ligar até 4 moléculas de O2
Função: transporte de O2 do pulmão até os tecidos periféricos 
Tipos
➜ Existem vários tipos de hemoglobinas:
Ligação com O2
Estados T e R  da Hemoglobina e cooperatividade
Hemácias (eritrócitos)
➜ Sintetizadas pela medula óssea
➜ 30% de sua massa é hemoglobina
➜ Tempo de vida na c.s. de 120 dias
➜ Degradadas por macrófagos
Desafio: O que fazer com os grupos heme das hemoglobinas?
 Resposta: grupo heme é convertido em bilirrubina indireta (não conjugada), a qual precisa ser conjugada no fígado (bilirrubina direta), para ser secretada nos canalículos biliares e chegar ao intestino.
Grupo HEME
Degradação do Heme
 
Degradação de hemácias por macrófagos, o grupo heme não consegue ser quebrado e reaproveitado pelo corpo, com isso ele é convertido em biliverdina. Essa por sua vez, ainda dentro dos macrófagos é convertida em bilirrubina. Por ser apolar a bilirrubina não consegue se ligar a corrente sanguínea sozinha e chegar ai fígado, com isso ela se liga a albumina plasmática e vai até o fígado.
Chegando no fígado ela é conjugada (isso ocorre pela ligação de dois ácidos glicurônico e ficando polar), essa bilirrubina conjugada vai para os canais e ductos biliares, chegando a bili e libera no intestino. 
No intestino a bilirrubina sofre ação das bactérias e forma a chamada urobilinogênio, que é convertida para estercobilina (substância que dá a cor ao cocô), e é eliminada nas fezes.
Metabolismo e transporte da bilirrubina no fígado
➜ A bilirrubina é o produto da degradação da hemoglobina nos eritrócitos. Aproximadamente 80% da bilirrubina é formada pela decomposição do grupo heme e o restante vem das moléculas heme em outras proteínas.
➜ RESUMINDO: O heme é convertido para biliverdina que é transformada em bilirrubina. No plasma a bilirrubina se liga à albumina, visto que é insolúvel neste meio. A bilirrubina não conjugada ou indireta (BI) é a bilirrubina ligada à albumina. No hepatócito ocorre a captação da BI, a conjugação, isto é, a BI sofre transformação pela enzima glucoronil-transferase na bilirrubina direta (BD) ou conjugada, tornando-se polar e hidrossolúvel e capaz de ser excretada através da bile. A bile, ao ser excretada no lúmen intestinal, é metabolizada por bactérias e forma-se o urobilinogênio que é reabsorvido e excretado na urina e o restante é excretado nas fezes.
** bilirrubina conjugada; polar; direta
** bilirrubina não conjugada; apolar; indireta
Icterícia
➜ A icterícia é o resultado do acúmulo de bilirrubina na corrente sanguínea e do depósito subsequente na pele, na esclera e nas membranas mucosas.
➜ A faixa normal de bilirrubina total é de 0.2-1.2 mg/dL. A icterícia pode não ser clinicamente evidente até que os níveis séricos ultrapassem 3 mg/dL.
Etiologia
➜ A icterícia pode ocorrer devido a um grande número de transtornos e pode ser classificada de acordo com o local da disfunção metabólica da bilirrubina (pré-hepática, intra-hepática e extra-hepática) e ainda de acordo com o tipo de acúmulo de bilirrubina: aumento da bilirrubina indireta (não conjugada) ou direta (conjugada) ou de ambas.
Tipos
Bilirrubina Conjugada (diglucuronato) = Bilirrubina direta (BBD)
Bilirrubina não conjugada = Bilirrubina indireta (BBI)

Continue navegando