Buscar

Atividade de Pesquisa comportamento organizacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Comportamento Organizacional
Aluno (a): 
Data: 30/09/2020
Atividade de Pesquisa
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Pesquisa 01 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Qual a diferença entre quantidade de vida e qualidade de vida?
Quantidade de vida é o número de vidas. Qualidade de vida é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano. ... Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.
2) Quais são os aspectos fundamentais para a liderança?
Toda organização se desenvolve a partir de duas coisas: uma boa estratégia e pessoas capacitadas. A participação dos profissionais no andamento da empresa, tanto no dia a dia quanto em questões-chave são fundamentais para o desenvolvimento de liderança. Liderança existe para estreitar as relações entre um indivíduo e um grupo, onde o líder tem a autonomia de conduzir situações que tragam satisfação ao grupo, é importante ressaltar que esse é um trabalho que deve ser feito em buscar as necessidades do grupo, por isso aprender ouvir a opinião do outro é muito importante para que haja mudança no comportamento do grupo e assim eles passem a sentir-se valorizados.
Por isso que o comportamento sobre liderança engloba diversas atitudes ligadas a saber como determinar tarefas, motivando o grupo com habilidade e controle, sendo necessário: dominar o ramo de atividade; ser igual ao guia famoso: adquirir experiência; diplomacia profissional; interessar-se pelas pessoas: elas são o mais importante elemento dentro de uma organização; ser capaz de fazer o trabalho; elogiar é um grande instrumento psicológico para obter melhor desempenho; manter-se à frente da concorrência, ter o espírito aberto e olhar o futuro.
3) Como pode ser definida a teoria das decisões?
Tomada de decisão é um processo cognitivo que resulta na selecção de uma opção entre várias alternativas. É amplamente utilizada para incluir preferência, inferência, classificação e julgamento, quer consciente ou inconsciente. Existem duas principais teorias de tomada de decisão - teorias racionais e teorias não racionais- variando entre si num sem numero de dimensões.
Teorias racionais são por excelência normativas, baseadas em conceitos de maximização e optimização, vendo o decisor como um ser de capacidade omnisciente e de consistência interna. Teorias não racionais, são por excelência descritivas, e têm em consideração as capacidades limitantes da mente humana em termos de conhecimento, memoria e tempo. Utilizam heurísticas como procedimento cognitivo, fornecendo uma estrutura mais realística dos processos de tomada de decisão.
4) Qual o conceito de feedback?
Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação.
5) Qual o significado de cultura organizacional?
A cultura organizacional se refere a um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização é conduz seu negócio. A cultura da empresa funcionará como um guia de comportamento e mentalidade para os funcionários. Ou seja, suas práticas, hábitos, comportamento, princípios, política, crenças entre outros fatores. 
A cultura organizacional não é relacionada apenas ao comportamento dos colaboradores, mas também a forma com que as estratégias e os seus clientes são tratados.
As pessoas não são movidas apenas pelo dinheiro, é importante manter todos os funcionários motivados, fazendo parte integrante do sonho. Se uma organização não criar um cultura organizacional forte e capaz de motivar todos os funcionários, ela provavelmente estará fadada ao fracasso.
6) Como é possível lidar com o conflito?
O conflito no local de trabalho é algo praticamente inevitável e pode ocorrer de várias formas: entre dois funcionários, entre equipes inteiras ou entre supervisores e os membros da equipe que eles gerenciam, etc. Esperar que o conflito se resolva sozinho não é a maneira mais eficaz de lidar com ele assim, o conflito tende a aumentar se não for tratado de maneira adequada.
Conflitos não resolvidos frequentemente resultam em perda de produtividade, sufocamento da criatividade e criação de barreiras à cooperação e à colaboração entre os funcionários.
Uma boa capacidade de resolução de conflitos no trabalho equivale a uma a diminuição de Town over, líderes que não sabem lidar com conflitos acabam vendo seus bons talentos irem em busca de um ambiente de trabalho mais saudável e seguro.
No mundo dos negócios, é preciso priorizar a razão. Caso contrário, em uma situação conflituosa, um acesso de raiva e descontrole emocional pode levar a consequências bastante graves.
Ter uma definição do que constitui um comportamento aceitável já é um importante passo para evitar conflitos. Ou seja, é preciso que os colaboradores saibam, com clareza, o que se espera deles. Encorajar a colaboração do trabalho em equipe, o desenvolvimento de liderança e o gerenciamento de talentos;
descrições de trabalho claramente definidas para que as pessoas saibam o que elas têm que fazer;
criação de uma cadeia de comando bem articulada para permitir uma comunicação eficaz.
Tudo isso ajudará a evitar conflitos, tornar claro e publicamente conhecido o que será e o que não será tolerado.
Uma vez que o conflito existe, não deve ser nigligenciado. Evitá-lo ou fingir que nada aconteceu não vai resolver; pelo contrário, isso só vai fazer com que a tensão aumente. O ideal é abraçar e enfrentar as questões conflituosas e desconfortáveis ​​o mais rápido possível. Assim, evita-se que problemas e sentimentos ruins sejam incorporados ao trabalho cotidiano. Percebendo um conflito entre os funcionários, incentive-os a encontrar uma maneira de resolver isso. Se o conflito se desenvolve entre duas equipes, é um bom momento para melhorar a comunicação interdepartamental.
Todo conflito pode ser encarado como uma oportunidade de aprendizagem. Onde há discordância, há um potencial inerente para crescimento e desenvolvimento. Aproveitar os conflitos para desenvolver a equipe e a liderança, é uma ótima chance de utilizar posições divergentes para estimular a inovação e fomentar o surgimento de novas ideias para a empresa.
O diálogo é uma das ferramentas mais valiosas para evitar e solucionar conflitos em uma organização. Assim, criar espaços e momentos que estimulem a conversa, a troca de ideias, perspectivas e o feedback periódico. O funcionário precisa se sentir à vontade para expressar seu ponto de vista, dizer o que o incomoda e levantar problemas para seus gestores e colegas. 
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro com o objetivo de compreender suas motivações internas, seu ponto de vista. Já a imparcialidade tem a ver com não assumir nenhum dos lados de um conflito, mantendo-se neutro e racional. Um bom gestor é aquele que consegue combinar essas três coisas na hora de lidar com uma situação conflituosa.
Avaliação de Pesquisa: Comportamento Organizacional

Continue navegando