Buscar

1° ENVIO DE TRABALHO_ PAIDÉIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FACULDADE SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROGRAMUS
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.
POLO: INSTITUTO DOMINUS
ALUNO: DAYANNE GABRYELLE BRITO SANTOS
PROFESSOR: ANDRESSA CRISTINA DA COSTA PIRES
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
VIÇOSA DO CEARÁ
2019
QUESTIONÁRIO
 
1. Quais são os períodos que compõem a história dos gregos? Quais os fatos que se destacam em cada um?
	A Civilização Grega sem dúvida foi uma das civilizações mais importantes no mundo.  É verdade que algumas são mais importantes que outras e essa importância é cada vez mais alta dependendo da influência que determinada civilização deixou para outros povos. 	Até hoje sua história vive por meio da cultura preservada ou em forma de arte, ensinamentos e tradição. O uso da democracia como vimos hoje no ambiente político começou no período grego, assim como por exempli a invenção de várias fórmulas e também os famosos jogos olímpicos.
	A história da civilização grega é dividida em 5 períodos, pois foi assim que os historiadores acharam mais conveniente revelar um período que durou mais de 2.000 anos. Os períodos foram:
Pré-Homérico (século XX ao XII A.C): O período pré-homérico origina o desenvolvimento da civilização grega que fora constituída pela miscigenação de diversos povos da antiguidade que invadiram a região: cretenses, aqueus, jônios, eólios e dórios. Corresponde a uma fase inicial de povoamento da Grécia. Muitas cidades foram construídas pelos Aqueus e a mais conhecida delas foi Micenas. No entanto a população que mais influenciou na época foram os cretenses. Viviam na ilha de Creta muito próximo a Península do Peloponeso. Esse povo marcou devido a sua cultura e economia. A população desapareceu rapidamente por volta de 1750 a.C. por causa de terremotos e invasões dos outros povos (Aqueus e dórios).
Homérico (século XII ao VIII A.C): O Período Homérico corresponde ao segundo período de desenvolvimento da civilização grega que ocorreu após o período pré-homérico, entre os anos de 1150 a.C. a 800 a.C. Ele se inicia com a invasão e conquistas dos D´rios sobre a região da Península. O nome desse período ficou conhecido como Homérico devido a poemas que foram encontrados e serviram como ferramentas de estudos muitos importantes. Nessa época a população grega se organizava em pequenas comunidades que lhe davam um ar patriarcal e essas comunidades recebiam o nome de “genos”. Lembrando o período rural.
Arcaico (Século VIII ao VI A.C): Período Arcaico é o nome que se dá ao período da Grécia Antiga em que ocorreu o desenvolvimento cultural, político e social, situado entre c. 800 a.C. e 500 a.C., posterior à Idade das Trevas e antecessor ao Período Clássico. Esse período se inicia quando a civilização grega começa a se expandir para a região do mediterrâneo. Nesse período a política começa a fluir de forma mais clara. Surge a Pólis, a cidade-Estado grega. Surgem Atenas e Esparta. A prática marítima também ganha força e a civilização se estende para as colônias da Ásia Menor, no Mar Negro e Península Itálica.
Clássico (século V ao IV A.C): é normalmente denominado "Período das Hegemonias", na prática foi o período em que se desenvolveu o imperialismo das duas maiores cidades gregas; primeiro Atenas, depois Esparta. Foi nesse período que a civilização grega teve o seu auge, principalmente na cidade de Atenas. A cultura se desenvolveu de forma espantosa e positiva por meios de esculturas, pinturas, cerâmicas e o teatro. Os conhecimentos arquitetônicos evoluíram e surgiram o Parthenon e os teatros de arena. Também existiram várias guerras com outros povos, sendo o seu principal rival os persas. No futuro acabaram brigando entre si devido a divergências de opiniões. Com essas guerras entre si a civilização grega se divide e passa a perde força.
Helenístico (século IV ao I A.C). É o período em que se refere ao período da história da Grécia e de parte do Oriente Médio compreendido entre a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 146 a.C. Com a divisão e enfraquecimento da civilização grega, o Rei da Macedônia, Felipe II, acaba conquistando a Grécia e unificando-a novamente. No Futuro, seu filho Alexandre, consegue fortalecer a civilização grega e torna-la novamente uma influência para toda região antiga. A expansão do Império Macedônico conseguiu levar a cultura grega além do Oriente fazendo surgir uma fusão entre culturas.
2. Explique o que era a Paidéia e qual a sua importância para a educação grega.
					Paideia é a denominação do sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía temascomo Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História  e Filosofia, objetivando a formação de um cidadão perfeito e completo, capaz de liderar e ser liderado e desempenhar um papel positivo na sociedade. Para além de formar o homem, a educação deve ainda formar o cidadão.
	 A antiga educação, baseada na ginástica, na música e na gramática deixa de ser suficiente. É então que o ideal educativo grego aparece como Paideia, formação geral que tem por tarefa construir o homem como homem e como cidadão O conceito surgiu nos tempos homéricos e permaneceu em sua essência inalterado ao longo dos séculos, embora variando suas formas de aplicação e as disciplinas envolvidas, e continua a interessar muitos educadores e pensadores contemporâneos.
3. Que fatores tornaram possível o surgimento da filosofia?
	Os principais fatores para o surgimento da filosofia na Grécia foram o contato do povo grego com outros povos, adquirindo novos conhecimentos e modos de entender o mundo e seus fenômenos, as viagens marítimas mostraram também que os mares não tinham monstros como as lendas, assim mitos foram se afogando com o passar do tempo.
	Outros fatores que foi importante para o surgimento da Filosofia foi a criação de moedas, calendário e da escrita que proporcionaram aos gregos uma abstração maior e um desenvolvimento da racionalidade.
	Ao criarem cidades, elas precisavam de leis, as pessoas tinham necessidade de um discurso político que envolvesse temas reais, afinal não poderiam fazer com que fossem zeus ou netuno reger leis, e tudo isso foi moldando os gregos, até o ponto de questionamentos, em que a ruptura com os mitos ainda não era total, mas seu desenvolvimento já entrava em cena com os chamados pré-socráticos.
4. Qual a importância da filosofia para o conhecimento científico?
 Embora muitos não saibam a importância da Filosofia. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.
A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade, é um olhar para dentro de nós mesmo, está sempre a procura de respostas, é um ato filosófico de o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que tem diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos.
E ela nos desafia a despertar nosso espírito crítico, para que possamos ter uma visão clara diante dos fatos da vida e dos extremos da natureza humana como a vida e morte. A partir da Filosofia surge a ciência que é o conhecimento científico por sua própria natureza.
5. Estabeleça a principal diferença entre o pensamento filosófico do período pré-socrático e o socrático.
Os filósofos pré-socráticos fazem parte do primeiro período da filosofia grega. Eles desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.C., e recebem esse nome pois são os filósofos que antecederam Sócrates. Esses pensadores buscavam nos elementos natureza as respostas sobre a origem do ser e do mundo.
O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. Para isso o professor faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade,e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendo a pensar por si mesmo.

Continue navegando