Buscar

PROVA Neuroaprendizagem e Atuação Psicopedagógica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROVA Neuroaprendizagem e Atuação Psicopedagógica
 Pergunta 1 
	
	
	
	A prática psicopedagógica deve incentivar a formação de novas sinapses, durante o período de maturação cerebral. As novas possibilidades e chances para desenvolver o cérebro provam que quando o cérebro se desenvolve ele aprende e se reorganiza. Evidências têm mostrado que o potencial de inteligência está relacionado à:
I.   Plasticidade do sistema nervoso, pois pesquisas apontam que crianças com nível intelectual superior apresentam um córtex mais plástico, em comparação com as crianças com inteligência normal e baixa.
II.   Plasticidade cerebral, capacidade adaptativa do SNC, ou seja, uma habilidade do cérebro em modificar a sua própria organização estrutural e de funcionamento, para se remodelar e fazer conexões necessárias, de acordo com a exigência do meio, identificando a inteligência do sujeito cerebral.
III.   Plasticidade cerebral, em função das experiências do sujeito, reformulando as suas conexões em virtude das necessidades internas do sujeito cerebral.
IV.   Plasticidade cerebral compreende o desenvolvimento do SN na sua compreensão sócio-histórica-educativa de Piaget, observando-se a capacidade de resposta compensatória diante das influências internas. 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que traduza a prática psicopedagógica no contexto da plasticidade cerebral (neuroaprendizagem): 
	
	
	
	
		
	
	Respostas: 
	a. I
	
	b. II
	
	c. I e II
	
	d. III
	
	e. I e IV
	Feedback da resposta: 
	Questão construída a partir das seguintes fontes: RUSSO (2015); SAMPAIO (2019).
Resposta correta: C
Comentário: Evidências tem mostrado que crianças com um nível intelectual superior apresentam um córtex mais plástico. Elas apresentam uma fase inicial de aumento de espessura cortical mais acelerada e prolongada em comparação com as crianças com inteligência normal e baixa, principalmente no córtex pré-frontal. Um córtex mais plástico se refere à capacidade que o cérebro tem para se remodelar, em função das experiências do sujeito, reformulando as suas conexões em virtude das necessidades e dos fatores do meio ambiente. (1.2.2 Desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso)
	
	
	
 Pergunta 2 
	
	
	
	A noção do educando caracterizado como um “organismo ativo” em relação às funções cerebrais ativas, dependente das estimulações recebidas através da interação social, que provoca uma reação apenas se o cérebro fizer sua parte. Sobre o processo interacionista cerebral:
I.   Estudos sobre VYGOTSKY mostram que ele introduziu o conceito de mediação de instrumentos e signos. Esses signos interiorizados se transformam em meios de regulação interna, modificam dialeticamente a estrutura da conduta externa.
II.   Estudos sobre VYGOTSKY mostram que ele introduziu o conceito de mediação de instrumentos e signos. Esses signos interiorizados se transformam em meios de autorregulação, modificam dialeticamente a estrutura da conduta interna.
III.   Estudos sobre VYGOTSKY mostram a reconstrução interna da atividade externa não seria possível acontecer sem os signos externos, principalmente a linguagem que foi sua única preocupação.
IV.   Estudos sobre VYGOTSKY mostram que a consciência e as funções superiores se originam no espaço exterior, na relação com os objetos e as pessoas, nas condições objetivas da vida social, traduzindo um organismo ativo que constrói seu pensamento num ambiente histórico e social. 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que traduza como o cérebro aprende (neuroaprendizagem) em função da mediação:
	
	
	
	
		
	
	Respostas: 
	a. I
	
	b. I e IV
	
	c. II
	
	d. III
	
	e. II e III
	Feedback da resposta: 
	Questão construída a partir das seguintes fontes: SAMPAIO (2019); RUSSO (2015).
Resposta correta: B
Comentário: A noção de “organismo ativo” às funções cerebrais ativas recebendo informações do meio externo processando-as e devolvendo, mostrando vida e interação, em que a interação social é vital porque provoca uma reação que só existe se o cérebro fizer sua parte. Assim, para a ocorrência da plasticidade cerebral torna-se necessário o reconhecimento e a compreensão sócio-histórica-educativa pela mediação. Estudos sobre VYGOTSKY mostram que ele introduziu o conceito de mediação de instrumentos e signos. Esses signos interiorizados se transformam em meios de regulação interna ou autorregulação, modificam dialeticamente a estrutura da conduta externa. Sem os signos externos, principalmente a linguagem, não seriam possíveis a internalização e a construção das funções superiores. A linguagem foi sua preocupação central, além da conexão entre pensamento e linguagem. O autor introduziu o conceito de mediação de instrumentos e signos, que quando interiorizados se transformam em meios de regulação interna ou autorregulação, modificam dialeticamente a estrutura da conduta externa. (1.2.2 Desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso)
	
	
	
 Pergunta 3 
	
	
	
	A forma de expressar a neuroaprendizagem, também demonstrada através plasticidade cerebral, vem de áreas estruturais que receberam as informações neuronais e deram as respostas compensatórias, conforme as exigências do meio ambiente, seja na perspectiva mais concreta da existência e expressão funcional do SN como, por exemplo, motricidade, percepção e linguagem. Neste contexto, as contribuições de LURIA podem ser observadas em:
I.   Seus estudos apontam que os processos mentais humanos são sistemas funcionais complexos, que ocorrem por meio da participação de grupos de estruturas cerebrais operando em concerto, numa relação de cooperação em que todas têm o mesmo objetivo: atender as necessidades provocadas pela mediação.
II.   Seus estudos apontam que os processos mentais humanos são sistemas funcionais complexos, que concorrem por meio da participação de grupos de estruturas cerebrais operando em concerto, numa relação de cooperação em que todas têm o mesmo objetivo: atender as necessidades provocadas pela mediação.
III.   O modelo luriano mostra a organização do cérebro para aprender em cinco regiões (subcorticais; frontais; parietais; occipitais e temporais), organizadas em três unidades funcionais: as áreas primárias (recebem os impulsos da periferia); as secundárias (processam as informações recebidos através dos impulsos); e as áreas terciárias (responsável pela complexidade da atividade mental tendo a participação de muitas áreas corticais).
IV.   O modelo de Luria quanto ao funcionamento neuropsicológico pressupõe um sistema dinâmico, plástico, produto de evolução sócio histórico e da experiência social do indivíduo, internalizada, sedimentada no cérebro.  Sua proposta tem um viés contrário de Vygotsky.
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte como o cérebro aprende (neuroaprendizagem) em função da mediação, de acordo com as propostas de Luria:
	
	
	
	
		
	
	Respostas: 
	a. I
	
	b. I e IV
	
	c. II
	
	d. III
	
	e. I e III
	Feedback da resposta: 
	Questão construída a partir das seguintes fontes: SHAW et al. apud SAMPAIO (2019); DAMASCENO apud RUSSO (2015); RUSSO (2015)
Resposta correta: E
Comentário: A plasticidade cerebral pode ser encarada em vários ângulos, seja mediante abordagem experimental (que é a mais comum), seja na perspectiva mais concreta da existência e expressão funcional do SN como, por exemplo, motricidade, percepção e linguagem. A forma de expressar a plasticidade cerebral vem de áreas estruturais que receberam as informações neuronais e deram as respostas compensatórias, conforme as exigências do meio ambiente. Os estudos de LURIA apontam que os processos mentais humanos são sistemas funcionais complexos, que ocorrem por meio da participação de grupos de estruturas cerebrais operando em concerto, cada uma das quais concorrendo com a sua própria contribuição particular para organização desse sistema funcional. Como colaborador de VYGOTSKY, também compartilha da abordagem interacionista do desenvolvimento humano. A proposta luriana quanto ao funcionamento neuropsicológico
pressupõe um sistema dinâmico, plástico, produto de evolução sócio histórico e da experiência social do indivíduo, internalizada, sedimentada no cérebro.  Mostra, também, a organização do cérebro em aprender localizada em cinco regiões (subcorticais; frontais; parietais; occipitais e temporais), organizadas em três unidades funcionais: as áreas primárias (recebem os impulsos da periferia); as secundárias (processam as informações recebidos através dos impulsos); e as áreas terciárias (responsável pela complexidade da atividade mental tendo a participação de muitas áreas corticais). (1.2.2 Desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso)
	
	
	
 Pergunta 4 
	
	
	
	A Neuroaprendizagem acontece a partir das sinapses entre neurônios, especializados na propagação de impulsos nervosos. É possível identificar nestas sinapses o processo que envolve o fenômeno da plasticidade neuronal: é o cérebro aprendendo, processando as informações recebidas e se realinhando, conforme as necessidades e o aparecimento das mesmas. Neste contexto, considerando a figura, como deve ser observado um neurônio:
I.   Os neurônios podem ser classificados quanto à sua função em apenas dois grupos: sensoriais e motores, onde os sensoriais captam informações do meio ambiente e as transmitem para o cérebro, os motores conduzem a informação do SNC em direção à periferia. 
II.   Os neurônios embora tenham um formato diferente, possuem a mesma atividade, como um trabalho em equipe em que cada um cumpre o seu papel com o mesmo objetivo: fazer o cérebro aprender e devolver a resposta adequada de acordo com a solicitação do meio.
III.   Os interneurônios recebem a informação processada pelos neurônios sensoriais, e transferem um comando para as células nervosas seguintes do circuito. São responsáveis pelo processamento dos sinais desde a fase que entram na medula até sua saída, pelo neurônio motor.
IV.   Além dos neurônios, as células denominadas de Células Gliais, ocupam os espaços entre os neurônios e são consideradas células auxiliares, dão suporte ao funcionamento do SNC. Têm diversas funções vitais como a sustentação, o revestimento ou isolamento, a modulação da atividade neuronal e a defesa. São portanto responsáveis pela mielinização dos axônios.
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte como o cérebro aprende (neuroaprendizagem) em função dos neurônios:
	
	
	
	
		
	
	Respostas: 
	a. I
	
	b. I e IV
	
	c. II
	
	d. III
	
	e. III e IV
	Feedback da resposta: 
	Questão construída a partir das seguintes fontes: GAZZANIGA & HEATHERTON apud RUSSO, 2015; KREBS et al apud RUSSO, 2015; RUSSO (2015).
Resposta correta: E
Comentário: Os neurônios são pequenas células classificadas quanto à sua função em três grupos: sensoriais, motores e interneurônios, onde os sensoriais absorvem informações do meio ambiente e as transmitem para o cérebro, os motores conduz a informação do SNC em direção à periferia, os interneurônios ou neurônios de associação, que estão presentes em toda a medula espinhal, mais precisamente no H medular, na substância cinzenta. Tem neurônios que levam as informações absorvidas no meio e outros especializados em levar as informações processadas para o meio, através do movimento. Os neurônios embora tenham um formato semelhante, possuem atividades diferentes direcionados ao mesmo objetivo, como um trabalho em equipe em que cada um cumpre o seu papel tendo o mesmo objetivo: fazer o cérebro aprender e devolver a resposta adequada de acordo com a solicitação do meio. Os neurônios motores dirigem os músculos para contrair ou relaxar, produzindo assim o movimento. São neurônios eferentes, pois sinais do cérebro são enviados para o corpo. (1.2.1 Base funcional dos neurônios e das células glias; 1.2.2 Desenvolvimento e plasticidade do sistema nervoso)
	
	
	
 Pergunta 5 
	
	
	
	A Neuroaprendizagem só acontece quando o cérebro está nutrido, embora tenhamos a consciência sobre essa necessidade não temos a consciência de como e quando as nossas células estão se alimentando. Com relação à nutrição cerebral, entre outras condutas para esta missão temos que:
I.   A Neuroaprendizagem só acontece quando o cérebro está nutrido com informações do meio externo e, também, das vísceras orgânicas. As informações nutrem e exercitam as atividades cerebrais.
II.   A neuroaprendizagem acontece quando os gânglios da base participam na regulação do desempenho motor, o hipocampo participa (nutre) apenas em aspectos do armazenamento das memórias.
III.   A neuroaprendizagem acontece quando os gânglios da base participam na regulação do desempenho motor, o hipocampo participa (nutre) apenas o núcleo amigdaloide que coordena as respostas autonômicas e endócrinas, em conjunto com os estados emocionais. 
IV.   A neuroaprendizagem acontece quando acompanhada de ações do Sistema Límbico, na estrutura da amígdala que nutre o cérebro liberando substancias que afastam o medo e dão segurança às ações humanas. 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte como o cérebro quando nutrido promove a neuroaprendizagem: 
	
	
	
	
		
	
	Respostas: 
	a. I
	
	b. I e III
	
	c. II
	
	d. III
	
	e. III e IV
	Feedback da resposta: 
	Questão construída a partir das seguintes fontes: (RELVAS, 2012; KANDEL et al & LIEBERMAN apud RUSSO, 2015; RUSSO, 2015; GAZZANIGA & HEATHERTON apud RUSSO, 2015) 
Resposta correta: B
Comentário: As Neurociências vêm revisando por meio da Neurobiologia Cognitiva, a Neuropsicologia Comportamental, a Neurofisiologia e a Neuroanotomia de como o humano aprende e ensina efetivamente, nos processos dos contextos vitais, sob as condições nutricionais. As Neurociências vêm revisando por meio da Neurobiologia Cognitiva, a Neuropsicologia Comportamental, a Neurofisiologia e a Neuroanotomia de como o humano aprende e ensina efetivamente, nos processos dos contextos vitais, sob as condições nutricionais. A Neuroaprendizagem só acontece quando o cérebro está nutrido com informações do meio externo e, também, das vísceras orgânicas. As informações exercitam as atividades cerebrais. Embora tenhamos a consciência sobre a necessidade nutricional do cérebro, não temos consciência de como e quando as nossas células estão se alimentando. O encéfalo, região do SNC localizado dentro do crânio neural, ocupa-se das funções corticais superiores exclusivas, incluindo o pensamento, a linguagem, a imaginação, a criatividade, a atenção, a aprendizagem, a memória e a experiência emocional. Também, é ele que regula ou modula as funções endócrinas, viscerais e somáticas. As Neurociências vêm revisando por meio da Neurobiologia Cognitiva, a Neuropsicologia Comportamental, a Neurofisiologia e a Neuroanotomia de como o humano aprende e ensina efetivamente, nos processos dos contextos vitais, sob as condições nutricionais. (1.3 Base relacional da neuroaprendizagem)
	
	
	
 Pergunta 6 
	
	
	
	A capacidade da formação de novas sinapses admite a formação de novas ligações cerebrais, o que admite novas possibilidades de respostas e chances de desenvolvimento do potencial do sujeito cerebral. Com relação a este contexto, temos que:
I.   Cabe à prática psicopedagógica incentivar a formação de novas sinapses, através de mediação.
II.   Novas possibilidades de respostas provam que o cérebro quando se desenvolve ele aprende.
III.   O sujeito cerebral durante o sono, isto, é em seu período de vigília, não tem seu cérebro funcionando apenas para estímulos viscerais.
IV.   O cérebro quando aprende processa as informações recebidas através da plasticidade neural, a partir das sinapses.
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte o funcionamento cerebral e as sinapses:
	
	
	
	
		
	
	Respostas: 
	a. I
	
	b. I, II e III
	
	c. II
	
	d. III
	
	e. I, II, IV
	Feedback da resposta: 
	Questão construída a partir das seguintes fontes: (RUSSO, 2015; CONSENZA e GUERRA, 2011)
Resposta correta: E
Comentário: Para a construção da ação psicopedagógica é necessário o entender tanto a parte funcional do cérebro quanto as
estruturas a ele coligadas, o que permite uma mediação mais assertiva que alcance o objetivo provocar o cérebro a aprender. A Neuroaprendizagem só acontece na presença de sinapses, que ocorre no ponto de contato entre duas células neuronais, onde a célula transmissora de um sinal é designada como pré-sináptica, enquanto a célula que recebe o sinal é a pós-sináptica. Neste caminho mostrado acontece a formação de novas ligações cerebrais, que acontecem com muita intensidade nos primeiros anos de vida até a adolescência, porque é neste período que o SN fica extremamente plástico, com grande capacidade em formar novas sinapses, como reposta às provocações do meio externo. (1.2. Base funcional da Neuroaprendizagem)
	
	
	
 Pergunta 7 
	
	
	
	No desenvolvimento infantil a plasticidade é motivada pelas exigências do ambiente, onde a escola é o grande diferencial em estimulação. Diante desta característica fica evidente que:
I.   É preciso ressaltar os vínculos dos fenômenos plásticos cerebrais com o desenvolvimento do SP (sistema periférico), na sua compreensão sócio-histórica-educativa.
II.   É preciso que se observe a capacidade de resposta compensatória do sujeito cerebral diante das influências externas, na sua compreensão sócio-histórica-educativa.
III.   Para a ocorrência da plasticidade cerebral é necessário que o sujeito cerebral reconheça e tenha a compreensão sócio-histórica-educativa vinda pela mediação.
IV.   A ocorrência ou não da plasticidade cerebral pode ser observada, pelo ambiente mediador, através da expressão do sujeito cerebral com relação a sua resposta motora, perceptiva e linguagem. 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte a relação plasticidade e mediação. 
	
	
	
	
		
	
	Respostas: 
	a. I
	
	b. II
	
	c. II, III e IV
	
	d. III
	
	e. I, II, IV
	Feedback da resposta: 
	Questão construída a partir das seguintes fontes: (RUSSO, 2015; CONSENZA e GUERRA, 2011)
Resposta correta: C
Comentário: A capacidade de plasticidade do SN é altamente expressiva no período de maturação do cérebro, até o período da adolescência. A ocorrência da plasticidade é motivada pelas exigências do ambiente, onde a escola é o grande diferencial de estimulação. É preciso ressaltar os vínculos dos fenômenos plásticos cerebrais com o desenvolvimento do SN na sua compreensão sócio-histórica-educativa, observando-se a capacidade de resposta compensatória diante das influências externas. É imprescindível o reconhecimento e a compreensão sócio-histórica-educativa pela mediação. Para Vygotsky a internalização é a reconstrução interna da atividade externa. Sem os signos externos, principalmente a linguagem, não seriam possíveis a internalização e a construção das funções superiores. Portanto, A ocorrência ou não da plasticidade cerebral pode ser observada, pelo ambiente mediador, através da expressão do sujeito cerebral com relação a sua resposta motora, perceptiva e linguagem. (1.2. Base funcional da neuroaprendizagem; 1.2.2 Desenvolvimento e plasticidade do Sistema Nervoso)
	
	
	
 Pergunta 8 
	
	
	
	As regiões cerebrais são próximas e os neurônios juntamente com outras células e estruturas, para efetuarem a neuroaprendizagem, devem ser perfeitas e certeiras para atingir os seus destinos, além de se reprogramarem quando necessário. Diante deste entendimento, observa-se que:
I.   Algumas estruturas próximas, uma das outras, participam no controle e em funções diferentes, e cada qual é especializada no que deve ser feito.
II.   Algumas células se reprogramam quando necessário em virtude de novos estímulos, quando vindos do ambiente interno presentes na mediação.
III.   A substância branca, ou massa branca, do córtex cerebral controla e regula a parte emocional do sujeito cerebral, influenciando a produção de sua comunicação coerente.
IV.   A amígdala é uma célula que permite ao sujeito cerebral dominar suas respostas instintivas, ao se conectar às lembranças guardadas no córtex cerebral. 
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte a função relacional da neuroaprendizagem: 
	
	
	
	
		
	
	Respostas: 
	a. I
	
	b. II
	
	c. II, III e IV
	
	d. III
	
	e. I, II, IV
	Feedback da resposta: 
	Questão construída a partir das seguintes fontes: (GAZZANIGA & HEARTHERTON apud RUSSO, 2015; RELVAS, 2012; KANDEL ET AL & LIEBERMAN apud RUSSO, 2015) 
Resposta correta: A
Comentário: Os estudos das ciências do cérebro vêm contribuindo para as práxis em sala de aula, na compreensão das dimensões cognitivas, motoras, afetivas e sociais, no redimensionamento do sujeito cerebral e suas formas de interferir nos ambientes pelos quais tiver que passar. Para tanto, é preciso entender que as regiões cerebrais são próximas e os neurônios juntamente com outras células, para efetuarem a Neuroaprendizagem, devem ser perfeitos e certeiros em atingir seu destino, além de se reprogramarem quando necessário, através da plasticidade. Os gânglios da base, além de desempenhar um papel na produção de ações verbais participam, também, na regulação do desempenho motor, o hipocampo participa em diversos aspectos do armazenamento das memórias e o núcleo amigdaloide coordena as respostas autonômicas e endócrinas, em conjunto com os estados emocionais. Já a substância cinzenta do córtex cerebral controla ou regula a parte motora do comportamento não verbal, tem a influência na produção de uma comunicação coerente. E, ainda com relação à produção de um discurso convincente, o sucesso desta ação necessita de vários conteúdos a serem lembrados e comunicados de forma correta e cautelosa, onde a amígdala é a estrutura envolvida na expressão facial das emoções, permitindo que o organismo domine respostas instintivas, ao se conectar com as lembranças das coisas guardadas no córtex cerebral. (1.3 Base relacional da Neuroaprendizagem)
	
	
	
 Pergunta 9 
	
	
	
	A aprendizagem do sujeito cerebral é decorrente da ativação do córtex cerebral que é, também, responsável por dirigir e manter a atenção componentes indispensáveis para uma atividade racional e dirigida. Com relação a este contexto e à figura é possível entender que:
I.   A área de Broca é responsável pela área pré-motora da fala, enquanto a área de Wernicke é a região do cérebro responsável pelo equilíbrio motor do sujeito cerebral pois está próxima do cerebelo.
II.   Aspectos expressivos motores do sujeito cerebral, também, são representados através do desempenho da fala, tendo a área de Broca como responsável.
III.   O córtex pré-frontal é crítico para interpretar deixas sociais para que o sujeito cerebral se comporte de maneira apropriada governado muitos comportamentos interpessoais e emocionais.
IV.   A memória, na Neuroaprendizagem, é administrada pelos lobos temporais, que processam os estímulos auditivos e convergem com a área de Wernicke, a estrutura responsável pela compreensão da linguagem.
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte a função relacional da neuroaprendizagem:
	
	
	
	
		
	
	Respostas: 
	a. I
	
	b. II
	
	c. II, III e IV
	
	d. III
	
	e. II e III
	Feedback da resposta: 
	Questão construída a partir das seguintes fontes: (GAZZANIGA & HEARTHERTON e KREBS et al apud RUSSO, 2015; GAZZANIGA & HEARTHERTON, 2005; RUSSO,2015; RELVAS, 2012)
Resposta correta: E
Comentário: A aprendizagem é decorrente da ativação do córtex cerebral. Na Figura 16 é possível observar as áreas cerebrais relacionadas à linguagem. A área de Broca (pré-motora da fala); a área de Wernicke que é a região do cérebro responsável pelo conhecimento, interpretação e associação das informações, mais especificamente à compreensão da linguagem. Podemos observar que aspectos expressivos são aqueles que se apresentam através do desempenho motor do aluno. Os aspectos expressivos ou motores da linguagem também são processados na superfície lateral do lobo frontal, sobretudo no hemisfério dominante (normalmente o esquerdo) na área motora da fala (área de Broca). O córtex pré-frontal é indispensável para a atividade racional e dirigida. É o responsável
por dirigir e manter a atenção, mantendo as ideias na mente, enquanto as distrações nos bombardeiam do meio externo, desenvolvendo planos e colocando-os em prática. O córtex pré-frontal é crítico para interpretar deixas sociais e se comportar de maneira apropriada. A superfície ventral e a medial governam muitos comportamentos interpessoais e emocionais. Os lobos temporais têm a responsabilidade de processar estímulos auditivos, além de gerenciar a memória. (1.3 Base relacional da Neuroaprendizagem)
	
	
	
 Pergunta 10 
	
	
	
	A Neuroaprendizagem depende do funcionamento simultâneo de três estruturas (córtex, hipotálamo e sistema límbico) que dão subsídios para que se deem as responsabilidades dos hemisférios cerebrais. A partir deste contexto, bem como o da figura é possível entender que:
I.   O córtex tem a missão de controlar os movimentos do corpo, a percepção dos sentimentos e do pensamento além de promover a racionalidade. Portanto dá o suporte para o lado direito do cérebro.
II.   O hipotálamo é um órgão pequeno localizado na base do crânio que controla as funções de sobrevivência: a fome, a fome, a sede, a saciedade e o impulso sexual. Portanto faz o controle para que haja sobrevivência do sujeito cerebral.
III.   O sistema límbico responsável pelo equilíbrio ou desequilíbrio das emoções do sujeito cerebral. Portanto dá o suporte para o lado esquerdo do cérebro.
IV.   O hipotálamo é uma região, situada abaixo do tálamo, que tem a função de manter o equilíbrio das funções internas corporais, das vísceras do sujeito cerebral.
Indique a alternativa única quanto às assertivas que aponte a função relacional da neuroaprendizagem:
	
	
	
	
		
	
	Respostas: 
	a. I
	
	b. II
	
	c. I, II e III
	
	d. III
	
	e. II e IV
	Feedback da resposta: 
	Questão construída a partir das seguintes fontes: (MACHADO, GAZZANIGA & HEARTHERTON e KREBS et al apud RUSSO, 2015; GAZZANIGA & HEARTHERTON apud RUSSO,2015; RELVAS, 2012)
Resposta correta: E
Comentário: Hemisférios Cerebrais: o Direito e o Esquerdo. Onde, é possível observar que o Hemisfério Esquerdo é o que tem controle da mão direita e o Hemisfério Direito tem controle sobre a mão esquerda. E, também, temos que o lado esquerdo é responsável por questões mais objetivas, em contrapartida, as questões subjetivas estão do lado direito. Tendo sempre como referência que o cérebro está sempre aguardando o momento para aprender, aguardando tanto estímulos externos quanto internos para que ele cumpra sua missão. A Neuroaprendizagem se dá sempre dentro de um contexto relacional adequado entre estímulos sensoriais, emocionais e motores, através das relações corticais, límbicas e hipotalâmicas. O córtex é responsável pelo controle dos movimentos do corpo, pela percepção dos sentimentos e pelo pensamento. Foi durante muito tempo sinônimo de inteligência, razão e espírito, é o protagonista-mor dos grandes voos humanos, é o promotor da racionalidade humana. O sistema límbico é denominado como a casa dos sentimentos.  É responsável pelo equilíbrio ou desequilíbrio emocional do ser humano, responsável pela produção das sensações ligadas aos processos emotivos. O Hipotálamo é responsável por regular as funções vitais: temperatura corporal, ritmos circadianos (relógio biológico), pressão sanguínea e níveis de glicose- e, para esses fins, impele o organismo por meio de impulsos fundamentais como sede, fome, agressão e sensualidade. (1.3 Base relacional da Neuroaprendizagem)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando