Buscar

atividade contextualizada atendimento psicopedagógico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Atendimento Psicopedagógico.
Discente: Brenda Manuelle da Silva de Sousa.
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Nas sessões lúdicas organizadas pelo psicopedagogo é importante que ele observe com muita atenção o comportamento da criança, o que ela fala, o tom que ela usa ao falar, a ansiedade ao falar, qual material escolheu para utilizar, o que ela irá rejeitar, como ela irá sentar, perguntar o que ela está vendo sobre a mesa e se atentar aos detalhes da resposta.
Segundo Weiss autora do modelo diz que o lúdico para coletar dados é um valioso instrumento no diagnostico, pois, ao observar a criança ele vê suas atitudes ao brincar, ficando mais fácil a confirmação ou negação das hipóteses apresentadas na anamnese e o terapeuta se direciona quanto aos testes que serão utilizados no decorrer das sessões posteriores.
No caso de Ana ela reproduz um pouco do seu cotidiano e de como ela é tratada tratando os bonecos com rispidez, logo se vê que não há problema algum relacionado ao seu cognitivo tendo em vista sua idade, mas muito provável que ela tenha um vínculo inadequado com a aprendizagem sistematizada e tradicional impossibilitando-a de progredir, tendo grande contribuição também a família que a cria num sistema rigoroso e ríspido prejudicando seu afetivo e social.
 Faz-se necessário que professores e família estejam convencidos de que a participação, diferenciada conforme o papel que cabe a cada setor da comunidade educacional, constitui ao mesmo tempo uma manifestação de democracia social e uma garantia de qualidade. Por certo, não se pode confundir a participação com a qualidade em si da educação escolar, porque a qualidade se refere aos resultados educacionais alcançados pela escola, enquanto a participação é apenas um meio. Contudo, trata-se de um meio fundamental, porque a educação não depende de si mesma, mas em grande parte do papel que desempenha a família dentro e fora da escola. Como se dá com outras habilidades humanas, é participando que se aprende a participar (LÓPEZ, 2000, p.89). 
Referencias:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/6622/1/40261573.pdf
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1764-6

Continue navegando