Buscar

Deficiência Auditiva: Causas, Características e Inclusão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões: 
1- Explique como a perda parcial e total da audição pode acontece?
2- Quais as principais causas da Deficiência Auditiva Congênita?
3- É possível o sujeito apresentar surdez súbita? Como isto acontece?
4- Caracterize a surdez leve, moderada e severa:
5- Como a pessoa surda adquire a língua?
6- Qual importância da língua de sinais?
7- Caracterize o Bilinguismo:
8- Qual a importância da segunda língua na vida do sujeito?
9- Se você recebesse hoje, em sala de aula, uma aluno com Deficiência Auditiva, qual seria a tua conduta como profissional da educação?
Resposta:
1) A deficiência auditiva e surdez são a perda parcial ou total da audição, que pode ser causada por má- formação congênita , ou seja, desde o nascimento ,ou também , adquirida ao longo da vida , provocada por alguma lesão na orelha ou ouvido que atinge as estruturas que compõem o aparelho auditivo.
2) São hereditariedade, virose maternas( rubéola , sarampo) , doenças tóxicas da gestante (sífilis citomelagovírus, toxoplasmose), ingestão de medicamentos ototóxicos (que lesam o nervo auditivo) durante a gravidez .
3) Sim é possível e geralmente ela é percebida pelo sujeito quando ele sente zumbidos, e também uma pressão nos ouvidos.
4) Surdez leve: Indivíduo que apresenta perda auditiva até 40 decibéis. Essa perda impede que o indivíduo perceba igualmente todos os fonemas das palavras.
Surdez moderada: O individuo apresenta perda entre 40 e 60 decibéis. Esses limites se encontram no nível de percepção da palavra, sendo necessária uma voz de certa intensidade para que seja convenientemente percebida.
Surdez severa: o individuo apresenta perda auditiva entre 60 e 90 decibéis este tipo de perda vai permitir que ele identifique alguns ruídos familiares e poderá perceber apenas a voz forte.
5) Uma pessoa surda adquire a língua de sinais como uma pessoa ouvinte adquira a língua oral, ao nascer, com uma criança surda será utilizada a língua de sinais.
6) É muito importante a língua de sinais pois assim podemos incluir as crianças surdas e mudas , assim como pra nós é muito importante saber para podermos nos comunicar com eles.
7) É um conceito especifico , ele pertence as pessoas com perda auditiva e consiste na aquisição de duas línguas.
8) Possibilita o fortalecimento da estruturas linguísticas e também favorece no desenvolvimento congnitivo das crianças. 
9) Eu buscaria aprender cada vez mais sobre essa língua para poder incluir o aluno.

Continue navegando