Buscar

Avaliação Final Discursiva Sindicalismo e Negociação Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sindicalismo e Negociação Coletiva (REH06)
	
	
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:648665) ( peso.:4,00)
	
	
	Prova:
	23763264
	Nota da Prova:
	-
	
	
	1.
	A greve é um direito colocado nas mãos do trabalhador, do qual deverá fazer bom uso, eis que nenhum direito poderá ser exercido de forma absoluta e irresponsável. Assim, apesar de ser o direito de greve inviolável, porque assegurado pela Constituição Federal (arts. 9º e 37, inciso VII), é uma medida extrema que se sujeita às limitações legais, as quais, se não observadas, ensejarão a declaração de abusividade do direito de greve. Quando o direito de greve pode ser considerado abusivo?
	Resposta Esperada:
O direito de greve, um direito fundamental dos trabalhadores, será abusivo quando seus titulares excederem manifestamente os limites impostos por fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes. A qualificação abusiva é adquirida por conta do excesso, e não do uso regular, pois por ser excessivo e contrariar o bem-estar social e a previsão legal, o ato é violador e considerado pelo sistema jurídico brasileiro como ilícito.
	2.
	Lei a com atenção a frase a seguir:
Existe uma relação entre a existência dos sindicatos e da Organização Internacional do Trabalho, uma vez que muitas das decisões da OIT são influenciadas pelos sindicatos representantes dos trabalhadores. 
Diante dessa afirmação, explique por que os sindicatos influenciam as decisões da OIT.
	Resposta Esperada:
Muitas das decisões da OIT são tomadas com base nas exigências e desejos manifestados principalmente pela classe trabalhadora. Um exemplo que corrobora com essa afirmação é a realização da Conferência Internacional do Trabalho, ocorrida ainda no ano de 1919, na qual a OIT definiu seis convenções, sendo todas em respostas a reivindicações realizadas pelos sindicatos.

Continue navegando