Buscar

Estágio em gestão

Prévia do material em texto

3
4
 (
ludmila aparecida figueiredo dias
RA: 09334427698
 
) (
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
)
 (
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO EDUCACIONAL
)
 (
Montes Claros
2018
)
 (
ludmila aparecida figueiredo dias
 
RA: 
09334427698
)
 (
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO CURRICULAR EM GESTÃO EDUCACIONAL
)
 (
Relatório apresentado à Anhanguera-Uniderp, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina Estágio Curricular em Gestão Educacional.
Docente supervisor: Prof.ª Iara Lopes Duarte Figueiredo, Giane Ferreira.
 
)
 (
Montes Claros
2018
)
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	4
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO	5
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES	6
PLANO DE ESTAGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL	8
CONSIDERAÇÕES FINAIS	13
REFERÊNCIAS	12
INTRODUÇÃO
 O estagio supervisionado foi realizado na Escola Estadual Timoteo Lisboa Guerra que teve inicio no dia 19 de setembro de 2018 a dia 03 de outubro de 2018. O estágio supervisionado em gestão escolar tem o objetivo de analisar e refletir os aspectos da realidade escolar, social e administrativo. Esse período de estagio servirá para dar um suporte ao pedagogo para administraras atividades em sua vida profissional escolar. 
 Como sabemos o mercado necessita de um profissional bem informado e preparado para trabalhar e dar conta das exigências de uma educação moderna e atualizada, em um mundo globalizado, que desperte o interesse e a vontade das pessoas apropria-se de saberes, valores, e lições de cidadania que acompanharão pela vida, tornando pessoas instruída, consciente de seus direitos e de seus deveres. Que saiba conviver e respeitar a diversidade cultural, a natureza e faça pleno uso dos meios de informação e tecnologias disponíveis. 
 No que diz respeito à função do diretor e atribuído o cumprimento do calendário municipal escolar, o gerenciamento do funcionamento da escola, inclusive da parte burocrática de fiscalização e movimentação do caixa escolar, também zelar pelo cumprimento da legislação, normas educacionais e padrões de ensino. Buscar o envolvimento da comunidade escolar de forma democrática na construção, por exemplo, do PPP, com parceria com o conselho escolar.
 A função do pedagogo dentro da escola e de coordenar em conjunto com a gestão planejamentos de atividades escolares e procedimentos continuo de avaliação, coordenando também o processo de diagnósticos da realidade da comunidade criando formas de se adequar para melhor atuação do corpo docente, quanto para os discentes.
O estágio nos coloca frente a frente com a profissão que estamos nos preparando para assumir, e também nos da oportunidade de refletimos e colocarmos em prática as teorias estudadas
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
 O estágio supervisionado em Gestão foi realizado na Escola Estadual Timoteo Lisboa Guerra localizada na João Teixeira Filho, 2190 Jaiba no estado de Minas Gerais. O órgão mantenedor da instituição é o estado de minas gerais que juntamente com a secretaria estadual de educação delibera tudo que seja necessário para o funcionamento desta instituição exemplo de merenda pagamento dos funcionários qualificados para instruir as crianças, pagamento de água, energia e telefone, materiais didáticos e esportivos para melhor desenvolvimento das aulas do cemei. Horário de funcionamento e de 07h00 as 18h00 para funcionários e para as crianças turno de manha e tarde com horários de 07h00 as 11h00 e de 13h00 as 17h00, sendo os dois turnos para o atendimento de crianças do ensino fundamental e ensino médio, somando um total de 250 alunos.
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO
 A instituição esta localizada na Avenida João Teixeira Filho, 2190 Jaiba MG, Com uma estrutura bem ampla, pois e a única escola que atende a região. O órgão mantenedor da Escola Estadual Timoteo Lisboa Guerra é a secretaria de educação do estado, horário de funcionamento e de 07h00 as 18h00 para funcionários e para os alunos turno de manha e tarde com horários de 07h00 as 11h00 e de 13h00 as 17h00, sendo os dois turnos para o atendimento de alunos do ensino fundamental e médio, somando um total de 250 alunos.
 A estrutura física da escola e composta por 08 salas de aulas todas devidamente mobiliadas para aluno, uma mesa para professor uma lousa e um armário, uma secretaria, uma sala dos professores, uma banheiro do professor, uma biblioteca bem ampla e equipada, uma sala de supervisão, sanitário adaptado para educação infantil sendo um feminino e masculino e um sanitário adaptado para deficientes físicos, uma cantina, um banheiro para funcionários um deposito de alimentos, um deposito de material esportivo, um pátio para recreação, refeitório com bancos e mesa para a refeição. 
 A escola funciona com um quadro de uma diretora, uma supervisora que trabalha nos dois turnos, duas secretarias, dois monitores de informática, cinco auxiliares de docência que atua na função de acompanhar os alunos com necessidades especiais, professores regentes, e um professore da disciplina de artes, dois para educação física, um professor de inglês, conta também com quatro merendeiras e seis serviço gerais que cuida da limpeza e higiene do local dia todo
LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. .“Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho
DIÁRIO DAS OBSERVAÇÕES
 
 O estágio supervisionado em Gestão Escolar no período de observação iniciou-se no dia 24 de setembro de 2018 com a rotina da diretora e secretaria da instituição, a diretora chega à instituição as 07horas da manha juntamente com os alunos e demais funcionários, a chegada dos alunos e acolhida com alunos em filas no pátio para oração e execução do hino nacional.
 A secretaria da escola funciona para atendimento a comunidade escolar dia todo, na secretaria esta disponível os prontuários dos funcionários que são assinados diariamente e demais documentos como, por exemplo: documentos pessoais dos pais e alunos para efetuação da matricula atestados médicos dos alunos e funcionários, a diretora e secretaria faz atendimento aos pais por telefone e faz controle da chegada de materiais didáticos e alimentos para a merenda escolar. Em dias de convocação comparece a secretaria municipal de ensino para reuniões administrativas juntamente com serviço pedagógico para mostra de resultados obtidos em períodos mensais. 
 
 No segundo dia, 25 de setembro de 2018 foi momento de observação e leitura na secretaria da instituição nos registros dos documentos: prontuário do aluno, prontuário dos funcionários, modelos de históricos escolares, pastas de estágios, atas de registros de ocorrências doa alunos, atas de registros de ocorrência dos funcionários. 
 Os documentos são devidamente datas e arquivados com pastas identificadas com nomes para melhor organização, o livro de ponto dos funcionários fica local estratégico para que todos tenham acesso sobre a mesa da secretaria. Declarações escolares para os pais para uso de fins diversos são emitidas no ato do pedido e históricos escolares têm uma carência de 30 dias úteis para entrega. Na instituição conta com duas funcionárias na secretaria pra desenvolver o trabalho e delibera todos os documentos. 
 No terceiro e ultimo dia de observação realizado dia 26 de setembro de 2018 realizei a leitura do relatório dos aspectos estrutural da escola; leitura e descrição do plano gestor, ata do conselho de classe e conselho escolar, recursos financeiros, documentação de todos os objetos emprestados pela secretaria municipal de ensino. 
 Finalizei o período de observação com a leitura e descrições com informações necessárias para elaboração e preenchimentos desse relatório. Vale ressaltar que o estágio contribuiubastante para minha formação enquanto aluna e educadora. Mediante a prática procurei desempenhar o papel de uma educadora, que busca formar cidadãos críticos e conscientes na sociedade
 
PLANO de Estágio em GESTÃO EDUCACIONAL
DADOS DA INSTITUIÇÃO 
Nome da Instituição: Escola Estadual Timoteo Lisboa Guerra
Razão social: Escola Estadual Timoteo Lisboa Guerra
Município: Jaiba 
Endereço e-mail:
Mantenedora da Instituição:
 ( ) Empresa, grupo empresarial do setor privado ou pessoa física. 
( ) Sindicatos de trabalhadores ou patronais, associações, cooperativas. 
( ) Organização não governamental ou Instituições sem fins lucrativos – Terceiro Setor.
 ( ) Sistema S (SESI, SENAI, SESC, outros)
 ( x ) Poder público: municipal, estadual ou federal. 
Conveniada com o Poder: 
( ) Federal ( x ) Estadual ( ) Municipal 
1) Identificação e caracterização da Instituição de Ensino.
O projeto educacional iniciou-se em 1994, com a criação de uma instituição escolar. Situada na Avenida João Teixeira Filho, 2190 Jaiba MG, duas salas com cinqüenta crianças atendidas. Em 1994, foi inaugurada a Escola Estadual Timoteo Lisboa Guerra com ensino fundamental e ensino médio parecer n186/94 aprovada em10/0301994 MG18/03/1994cod. 239208 com CEP 39508000 decretada como utilidade publica Fundador Francisco soares da silva, a instituição tem como objetivos a Educação ,proporcionar condições adequadas para promover o bem estar do aluno , seu desenvolvimento físico, motor, emocional intelectual, moral e social.
2) Níveis de Ensino e/ou Projetos de Ensino. 
Escola Estadual Timoteo Lisboa Guerra atende turmas de ensino na educação fundamental e ensino médio 
 Análise do Regimento Escolar 
Sobre o regime escolar, todos os assuntos são direcionados a discussão em equipe com conselho escolar, os planejamentos são feitos com a participação e parceria da comunidade com a escola.
3) Análise da Legislação de Ensino. 
 O fundamento do regime interno tem como base o conselho, normas de gestão convivências, direitos e deveres da direção e corpo docente e funcionários. O processo de avaliação de ensino aprendizagem e continuo com aprovação e retenção mediante a avaliação do conselho junto ao grupo pedagógico e direção escolar.
4) Observação e Organização da Secretaria. 
 Os prontuários dos funcionários são bem organizados, e todos assinam diariamente, a secretaria tem todos os dados dos alunos digitalizados e arquivados em pasta de cada turma no termino do ano todos os documentos são lançados no arquivo morto (sala apropriada para guardar) todos os custos para compras de materiais didáticos esportivos, pagamento de água, energia telefone, pagamento de funcionários. Produtos de limpeza, merenda são de responsabilidade do município. Na secretaria também esta disponível todo o projeto político pedagógico da escola 
5) Programas e projetos especiais. 
Projetos desenvolvidos pela escola em dois semestres e datas comemorativas 
Projeto: Na Trilha da Leitura, melhora o desenvolvimento das crianças através da leitura e assim obter resultados na escrita
Projeto: Dengue, chikungunya, zika vírus combate a proliferação do mosquito e limpeza do ambiente regional 
Projeto: Intervenção pedagógica criado para ajuda as crianças com dificuldade de acompanhamento da turma em sala de aula no período escolar.
6) Rotina administrativa. 
Cumprir agenda com ocasiões importantes, reuniões na secretaria municipal de ensino e reuniões internas e cursos de extensão promovidos setor pedagógico, monitora o estoque de materiais pedagógicos e solicita a secretaria municipal de educação recursos para o bom funcionamento da instituição, atender os pais em conversas sobre disciplina de seus filhos para manter a escola com ambiente tranqüilo, observa e orienta as atividades dos professores junto ao setor pedagógico da escola.
7) Administração da Instituição de Ensino. 
 A participação das famílias na escola estimula o acompanhamento no ambiente escolar. São resolvidas as formas de como e direcionado os trabalhos coletivos, o acompanhamento nas freqüências dos alunos e o desenvolvimento da metodologia pedagógica.
8) Relacionamento entre Gestores e demais colaboradores. 
 O relacionamento da gestão com os demais e de confiança e união. Todos estão em perfeita sintonia quanto aos assuntos direcionados à instituição, sempre que precisa resolver algo e convocado reuniões para possíveis soluções.
9) Análise do Calendário feito pelo Pedagogo.
 A instituição possui um calendário escolar anual elaborado no inicio do ano pela comunidade juntamente com o conselho escolar que e aprovado pela secretaria municipal de ensino, esse documento tem como base o calendário anual do município.
 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
 Este estágio supervisionado confronta justamente as principais angustias anseios, medos, frustrações que encontramos ao longo da carreira È a partir dele que observamos aspectos de fundamental importância que nos foram apresentados até o presente momento no curso. É neste momento que entendemos, questionamos e construímos e desconstruímos conceitos, ações, certezas que se tornam em incertezas e é justamente neste momento que se tem o aprendizado.
 O estágio possibilitou vivenciar vários momentos fundamentais para contribuir com minha Formação, ao realizar o estágio em gestão escolar percebi que, a escola e um campo fértil para atuação do pedagogo. Despertei mais ainda o interesse em desenvolver uma aprendizagem significativa, inovadora e criativa.
 Esse momento foi imprescindível pra mim estudante do curso de pedagogia, pois através do mesmo pude observar tudo o que está por tas do ato docente toda parte de organização pedagógica e administrativa da instituição, e tudo aquilo que se faz necessário para que o aprendizado dos alunos possa acontecer corretamente 
 A experiência do Estágio, foi gratificante e de grande importância, avaliando-o em uma escala de 0 a 10, avalio meu estagio com a nota 9, pois o mesmo contribuiu para minha prática pedagógica, pois foi possível colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos . Porém, despertei mais ainda o interesse em desenvolver uma aprendizagem significativa, inovadora e criativa, ocupando um lugar de um agente de transformações. 
 Esse estágio me proporcionou uma grande experiência, pois ver a atuação de uma gestão democrática percebesse o quanto o papel do gestor e importante para o funcionamento e desenvolvimento da instituição. 
 REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessário à prática educativa. 36 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
 
Manual de estágio obrigatório – curso de pedagogia. Universidade Anhanguera 
Projeto Político Pedagógico Escola Estadual Timoteo Lisboa Guerra.

Continue navegando