Buscar

Ex 3 Direito Social e Trabalhista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com art. 459 da CLT o pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações. Esse pagamento, quando estipulado por mês deverá ser efetuado até:
A - O mais tardar, até o quarto dia útil do mês subsequente ao vencido.
B - O mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.check_circleResposta correta
C - O mais tardar, até o segundo dia útil do mês subsequente ao vencido.
D - O mais tardar, até o sexto dia útil do mês subsequente ao vencido.
E - O mais tardar, até o terceiro dia útil do mês subsequente ao vencido.
Corresponde a um direito ao homem de afastar-se do seu trabalho para auxiliar a mãe de seu filho, sem prejuízo em seu salário. A licença paternidade é de _______ dias, nos termos do art. 7o, inciso XIX, da CF/88 c/c art. 10, § 1o, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da CF/88, na qual se encontra: “Até que lei venha a disciplinar o disposto no art. _______ , XIX da Constituição, o prazo da licença-paternidade a que se refere o inciso é de cinco dias”.
A - cinco // 7ºcheck_circleResposta correta
B - cinco // 9º
C - dez // 9º
D - nove // 7º
E - sete // 9º
A licença-maternidade (ou licença-gestante) é o benefício previdenciário, garantido pela Constituição Federal, que concede à mulher que deu à luz, ou adotou criança, licença remunerada de ________ dias. Em alguns casos, dependendo de acordos coletivos, este período pode ser ampliado para _________ dias.
A - 120 // 150;
B - 120 // 180;check_circleResposta correta
C - 150 // 120;
D - 150 // 180;
E - 180 // 120;
A dispensa sem justa causa corresponde à rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, sem que o trabalhador tenha cometido falta grave. Quando o empregado é demitido sem justa causa, verbas rescisórias são direitos do trabalhador. Analise as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas em relação as verbas rescisórias.
( ) Aviso prévio (que pode ser trabalhado ou indenizado, quando a dispensa é imediata).
( ) 13º Salário integral.
( ) Férias vencidas (quando houver).
( ) FGTS, 8% sobre os dias trabalhados, e 13º Salário.
( ) Férias integrais.
A - F, F, V, F, V
B - F, V, F, V, F
C - V, F, V, F, V
D - V, F, V, V, Fcheck_circleResposta correta
E - V, V, V, V, V
Sobre o “Princípio da Intangibilidade Salarial”, é correto afirmar:
A - Este princípio assegura outra garantia para o trabalhador: a de que, mesmo se o trabalho não estiver documentado formalmente, ele tenha direitos, pois os fatos prevalecem sobre a forma. Também, se há discordância entre a realidade e o que está documentado, prevalecerá a realidade.
B - Este princípio diz que o empregado está na obrigação de desenvolver suas energias normais em prol da empresa, prestando serviços regularmente, disciplinar e funcionalmente.
C - Este princípio diz respeito à expressão pacta sunt servanda, o que significa dizer que os pactos devem ser respeitados. Este princípio advém do Direito Civil, mas é de extrema importância para o Direito do Trabalho. Normalmente, esse princípio é estudado como “[...] princípio geral do direito (ou de seu ramo civilista) aplicável ao segmento juslaboral”
D - Este princípio refere-se ao direito que o trabalhador tem de receber a contraprestação por seu trabalho. Seu salário (advindo do seu trabalho) deve prover suas necessidades básicas como alimentação, moradia, educação, saúde, transporte etc. Garante também que o salário do trabalhador não seja reduzido, visando assegurar a estabilidade econômica do empregado. O Princípio da Intangibilidade Salarial tem relação direta com o Princípio Constitucional: o princípio da dignidade do ser humano.check_circleResposta correta
E - Este princípio tem por objetivo definir que, em regra, os contratos de trabalho são válidos por tempo indeterminado. Esta é mais uma garantia que o trabalhador tem em relação a seu emprego.
É uma assistência financeira temporária concedida aos trabalhadores demitidos sem justa causa, ao trabalhador com contrato de trabalho suspenso decorrente de participação em curso de qualificação profissional, oferecido pelo empregador, conforme convenção ou acordo coletivo celebrado para esse fim, a pescadores artesanais durante o período de proibição da pesca e para os trabalhadores resgatados de regimes de trabalho forçado ou em condições escravas. Este conceito corresponde a(o):
A - Auxílio alimentação.
B - Auxílio moradia.
C - Salário família.
D - Seguro desemprego.check_circleResposta correta
E - Seguro moradia.
O FGTS foi instituído na década de 1960 para proteger o trabalhador demitido sem justa causa. Desta forma, no início de cada mês, os empregadores depositam, em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos seus empregados, e vinculadas ao contrato de trabalho o valor referente ao FGTS. Qual é o valor percentual que deve ser recolhido pelo empregador sobre o salário do funcionário?
A - O valor correspondente a 10% do salário do funcionário.
B - O valor correspondente a 11% do salário do funcionário.
C - O valor correspondente a 12% do salário do funcionário.
D - O valor correspondente a 8% do salário do funcionário.check_circleResposta correta
E - O valor correspondente a 9% do salário do funcionário.
A licença-maternidade (ou licença-gestante) é o benefício previdenciário, garantido pela Constituição Federal, que concede à mulher que deu à luz, ou adotou criança, licença remunerada de 120 dias. Em alguns casos, dependendo de acordos coletivos, este período pode ser ampliado para:
A - 150 dias
B - 180 diascheck_circleResposta correta
C - 210 dias
D - 240 dias
E - 270 dias
Quanto o trabalho expõe o empregado a agentes nocivos à saúde acima dos limites tolerados fixados em lei ou norma, que por sua natureza, intensidade ou tempo de exposição pode causar dano a saúde do trabalhador, estamos diante de:
A - Acidente do Trabalho.
B - Insalubridade.check_circleResposta correta
C - Jornada de Trabalho.
D - Periculosidade.
E - Salubridade.
A dispensa sem justa causa corresponde à rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregador, sem que o trabalhador tenha cometido falta grave. Quando o empregado é demitido sem justa causa, as seguintes verbas rescisórias são direitos do trabalhador:
A - aviso prévio (que pode ser trabalhado ou indenizado, quando a dispensa é imediata).
B - férias proporcional.
C - FGTS, 8% sobre os dias trabalhados, e 13o salário.
D - Nenhuma alternativa está correta.
E - todas as alternativas estão corretas.check_circleResposta correta
Quanto ao salário, o Art. 462 e Art. 459da CLT afirma que:
Art. 462. Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
Art.459. O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.
Em relação ao pagamento do salário, leia as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas, com base nos artigos supracitados.
( ) É vedado às empresas limitar, por qualquer forma, a liberdade dos empregados de dispor do seu salário.
( ) Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido.
( ) Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.
( ) Sempre que não for possível o acesso dos empregados a armazéns ou serviços não mantidos pela empresa, é lícito à autoridade competente determinar a adoção de medidas adequadas, visando a que as mercadorias sejam vendidas e os serviços prestados a preços razoáveis, sem intuito de lucro e sempre em benefícios dos empregados.
( ) O pagamento do salário deve ser feito, emdia útil e no local do trabalho, somente em dinheiro com o consentimento do empregado, em estabelecimento próximo ao local do trabalho.
A - F, F, V, F, V
B - F, F, V, F, V
C - F, V, F, V, F
D - F, V, V, V, Fcheck_circleResposta correta
E - V, F, V, F, V
O empregador tem deveres com os seus trabalhadores e usufruem de direitos a partir do momento em que o contrato de trabalho entra em vigor até ao seu termo. Segundo Delgado (2010, p. 381), [...] O empregador assume os riscos da empresa, do estabelecimento e do próprio contrato de trabalho e sua execução. Analise as alternativas abaixo e marque V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas em relação aos direitos e obrigações do empregador.
( ) Referente à sucessão, a CLT, no art. 10, esclarece: “Qualquer alteração na estrutura jurídica da empresa afetará os direitos adquiridos por seus empregados”.
( ) “A mudança na propriedade ou na estrutura jurídica da empresa afetará os contratos de trabalhos dos respectivos empregados”.
( ) A alteração na modalidade societária preserva, pois, com a nova forma societária emergente, os antigos contratos de trabalho, com todos os seus efeitos passados, presentes e futuros.
( ) O empregador assume os riscos da empresa, do estabelecimento e do próprio contrato de trabalho e sua execução..
( ) Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.
A - F, F, V, F, V
B - F, F, V, V, Vcheck_circleResposta correta
C - F, V, F, V, F
D - V, F, V, F, V
E - V, V, F, V,V

Continue navegando