Buscar

FISIOLOGIA DO CICLO CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISIOLOGIA DO CICLO CELULAR
Importância da divisão celular:
A divisão celular é crucial para o crescimento, reprodução e reparo tecidual, sendo que, na formação de gametas a divisão tem importância na distribuição idêntica do lote cromossômico.
Divisão do ciclo:
O ciclo celular é dividido didaticamente em 4 “fases”: fase mitótica ou fase M; fase G1; fase S; e fase G2. 
Fase G2: Preparatória para a divisão, na qual há a duplicação do centrossomo;
S: crescimento celular, REPLICAÇÃO DO MAT GENETICOINTERFASE
Fase G1: Proteínas do ciclo celular. RNA, duplicação
Das organelas
Microtúbulos: Formam o fuso mitótico, que contém microtúbulos radiais, que fornecem tubulina; interpolares, que fornecem suporte para o movimento e mantém a polaridade dos centrossomos; e o cinetocórico, que se liga ao cinetócoro dos centrômeros e transportará os cromossomos de fato.
Compactação da cromatina: envolve a ação de várias proteínas, como as histonas, que formam os solenoides; as coesinas, que formam anéis que mantém as cromátides unidas gene a gene; as condensinas, que auxiliam na compactação das cromátides, tem forma de roseta.
Citocinese: ocorre devido à formação do anel contráctil de actina e miosina, nas células animais, portanto é centrífuga. Esse processo não ocorre na célula vegetal devido à parede celular, logo a nessas células a citocinese é centrípeta, possibilitada pela coalescência de vesículas do complexo de Golgi
Controle molecular do ciclo celular
O Controle molecular do ciclo celular é feito pela fosforilação e desfosforilação de proteínas regulatórias, ativando ou desativando-as. Essas proteínas, denominadas ciclinas, são fosforiladas por suas respectivas cinases, formando o antigamente denominado Fator Promotor de Mitose (MPF).
Esse controle é mantido pela proteólise cíclica, ou seja, o MPF se desagrega por ausência de substrato e sofrem proteólise pelo proteassomo.
O ciclo tem pontos de checagem entre as fases, os quais, geralmente impedem a passagem para a outra fase se há algum defeito no processo. Os três check-points importantes são: o que precede a entrada na fase S, que verifica se o meio é adequado para a divisão, se há todos os substratos necessários; um entre a fase G2 e M, que verifica se o DNA está replicado e se os danos foram reparados; e o terceiro é durante a fase M, verifica se todos os elementos estão ligados ao fuso.
Agentes controladores da proliferação celular
-FATORES DE CRESCIMENTO: se ligam à receptores de membrana.
- Fármacos anti microtubulares e antineoplasicos inibem a mitose

Outros materiais