Buscar

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE II

Prévia do material em texto

1.
	Se bem analisado, o termo diversidade mantém direta relação com as palavras diferença, multiplicidade de coisas, as coisas que não se assemelham umas às outras. Na sociedade, também as pessoas são diferentes entre si, à medida que existem diferentes etnias, diferentes gêneros, diferentes classes sociais, diferentes profissões etc. Entretanto, sendo uns diferentes dos outros, é preciso que sejam tratados igualitariamente, não ocorrendo discriminação de uns com relação aos outros. E isso parte da escola, à medida que as garantias, no que concerne às crianças e adolescentes, são preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente, principalmente no seu Artigo 5º, que destaca que ?nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais?. A respeito desse artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Estatuto da criança e do adolescente. Lei nº 8.069/90, atualizado com a Lei nº 12.010, de 2009. Disponível em: <https://www.tjsc.jus.br/infjuv/documentos/ECA_CEIJ/Estatuto%20da%20Crian%C3%A7a%20e%20do%20Adolescente%20editado%20pela%20CEIJ-SC%20vers%C3%A3o%20digital.pdf>. Acesso em: 24 set. 2014.
	 a)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura do Estatuto da Criança e do Adolescente, de modo a garantir o que diz a lei.
	 b)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na orientação e na organização das atividades, de modo a garantir o que diz a lei.
	 c)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se na leitura de documentos como o Projeto Político-Pedagógico, o qual, obrigatoriamente, deve tratar do assunto, com vistas ao cumprimento dos preceitos legais.
	 d)
	A diversidade, no ambiente escolar, foca-se no fato de que aos alunos praticantes da discriminação seja chamada a atenção pelo Serviço de Orientação Educacional, de modo a garantir o que diz a lei.
	2.
	Segundo Lima (2006, p. 17): a diversidade é norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica. Algumas dessas diversidades provocam impedimentos de natureza distinta no processo de desenvolvimento das pessoas (as comumente chamadas de "portadoras de necessidades especiais"). Como toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, há a demanda óbvia, por um currículo que atenda a essa universalidade. Para tanto, compete analisar as características do ensino regular brasileiro a fim de melhor compreender as políticas de inclusão adotas e perceber seus pontos positivos e os negativos no cenário educacional da inclusão no ensino regular. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
II- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende não se torna imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
III- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível, porém não possibilitam mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA, Elvira de Souza. Currículo e desenvolvimento humano. In: MOREIRA, Antonio Flávio; ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2006.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	Pesquisas apontam duas características relevantes para entendermos a realidade da educação brasileira: uma se refere à diferença entre a média de anos de ensino de brancos e negros, e a outra que a população branca passa maior tempo na escola que a população negra. Nesse contexto, salientamos que não é suficiente ampliar o acesso à educação sem conhecer e considerar a diversidade de nossa população, principalmente no que tange às desigualdades. Sobre o reflexo da desigualdade no contexto social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pesquisas indicam que homens brancos são os mais afetados com altos índices de desemprego.
	 b)
	Pesquisas indicam que cor/raça não tem relação com a desigualdade social.
	 c)
	Pesquisas indicam que mulheres negras são as que mais sofrem com a desigualdade e o desemprego.
	 d)
	Pesquisas apontam que homens negros estão sujeitos ao desemprego mais do que mulheres negras.
	4.
	Podemos dizer que os direitos humanos possuem um caráter histórico, pois sofrem alterações através dos tempos, atendendo Às necessidades e circunstâncias específicas de cada momento. No entanto, a ideia de direitos humanos, tal como a conhecemos é recente, e traz precedentes históricos amparados pelo pensamento liberal moderno. Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trata das políticas econômicas necessárias à implantação dos direitos humanos.
	 b)
	Trata dos direitos de liberdade e igualdade.
	 c)
	Faz referência aos partidos políticos e seus direitos.
	 d)
	Não se refere aos direitos culturais.
	5.
	Para constituirmos uma nação democrática, é preciso antes de tudo o respeito à pluralidade dos grupos e culturas que a formam. Os Parâmetros Curriculares Nacionais consideram em um de seus documentos a pluralidade cultural, tratada como temas transversais. Sobre os princípios dos PCN com relação à diversidade cultural nos temas transversais, analise as sentenças a seguir:
I- Enfatizar as diferentes culturas que constituem a nação e a valorização da identidade. 
II- Acolher com solidariedade e empatia pessoas que sofrem discriminação. 
III- Silenciar frente a atitudes de discriminação ou violação dos direitos da criança e do cidadão.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	É importante como educadores, termos o conhecimento da realidade sociocultural de nossos alunos, suas contradições, conflitos, necessidades e desafios. A partir do momento que conhecemos a realidade da comunidade onde a escola está inserida, podemos desenvolver o respeito às características e às diferenças individuais, desenvolvendo a habilidade de nos relacionarmos de forma mais humana e solidária. Sobre a elaboração de um projeto de educação, analise as sentenças a seguir:
    
I- Elaborar um projeto único e inflexível de educação em direitos humanos.
II- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que permita atuar de acordo com os interesses e necessidades dos alunos.
III- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que atenda às exigências burocráticas, desconsiderando as características próprias da clientela.
IV- Aplicar um projeto de educação em direitos humanos unificado, em todo o território nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	7.
	Diante de um cenário em que ainda existe preconceitos, agressões verbais, físicas, e o próprio bullying, ainda encontramos pessoas que participam de movimentos que evidenciam a violência, mesmo sabendo que precisamos reconhecer a multiplicidade e a inclusão de todos. Todavia, partimos do pressuposto de que todos tem direitos perante a lei e precisamos respeitar as diferenças. Sobre o exposto, analise assentenças a seguir:
I- O desafio com relação à diversidade remete à compreensão das relações sociais com uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
II- O desafio com relação à diversidade não remete à compreensão das relações sociais com uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
III- O desafio com relação à diversidade remete à compreensão das relações sociais. 
IV- O desafio com relação à diversidade é uma visão que reconheça a multiplicidade e a inclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	8.
	Para Paulo Freire, a avaliação é a mediação entre o ensino do professor, as aprendizagens do professor e as aprendizagens do aluno, sendo o fio da comunicação entre formas de ensinar e formas de aprender. É preciso considerar que os alunos aprendem de formas diferentes, pois têm histórias de vida diferentes, são sujeitos históricos, e isso condiciona sua relação com o mundo e influencia sua forma de aprender. Avaliar é também buscar informações sobre o aluno (sua vida, sua comunidade, sua família, seus sonhos etc.) e conhecer o sujeito e seu jeito de aprender. Sobre o conceito de avaliação, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de avaliação não está relacionado com a postura filosófica, a tendência educacional adotada e ao momento histórico no qual está inserido.
II- O conceito de avaliação está relacionado apenas com a postura filosófica e a tendência educacional adotada.
III- O conceito de avaliação está relacionado com a postura filosófica, a tendência educacional adotada e ao momento histórico no qual está inserido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
	9.
	Um sistema educacional pautado numa concepção inclusiva e não discriminatória possui como princípio norteador a ética. Os projetos, as ações e as práticas devem sempre acolher as diferenças e valorizar a identidade de cada cultura. Sobre a educação para a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Está pautada no respeito e reconhecimento das diferenças, com atenção às necessidades educacionais de cada sujeito.
(    ) Defende que a igualdade independe das diferenças étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas e outros.
(    ) Valoriza apenas a cultura e o contexto a qual está inserida a instituição escolar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - V - F.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - V - V.
	10.
	A diversidade é considerada como a existência de diferenças que se originam nas questões étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas, entre outros fatores. Na sociedade, ela se torna prejudicial, à medida que se criam modos diferenciados no tratamento das pessoas, passando-se a considerar umas inferiores e umas superiores às outras. Para a superação dessas diferenças, grande papel exerce a escola. Acerca do papel da escola na superação das questões relacionadas à diversidade, analise as sentenças a seguir:
I- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que trabalha para a construção de atitudes de respeito às diferenças.
II- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que procura elaborar bases pedagógicas que contemplem as diferenças.
III- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que considera detentores de maiores direitos os brancos e os de classe social superior.
IV- A escola pode contribuir na superação das diferenças à medida que, ao formular suas bases pedagógicas, procura contemplar as diferenças individuais, respeitando-as.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina