Buscar

av1 processo penal

Prévia do material em texto

Leandra de Paula Carvalho Meirelles-201709043466
Direito Processual Penal I Turno: manhã
1- O sistema processual inquisitivo é concentrado nas mãos de uma uma única pessoa ou orgão sendo este, juiz inquisidor. Este sistema é marcado pela inexistência de contraditório e ampla defesa, assumindo o magistrado a postura acusatória, produzindo as provas e prolatando as sentenças. No sistema processual acusatório há uma separação entre acusar, defender e julgar. Neste sistema, os princípios do contraditório, da presunção de inocência, da ampla defesa e da publicidade conduzem todo decorrer do processo e tem um orgão julgador imparcial. No Brasil é adotado o sistema processual misto, pois há uma divisão no processo penal em duas fases, que são elas, pré processual e processual prorpiamente dita. Existe a forma inquisitiva na fase preparatória e acusatória na fase processual.
2- A incomunicabilidade está prevista no art 21 do Código Penal, em seu paragráfo único apresenta pontos importantes a serem discutidos, um deles diz que “Será decretada por despacho fundamentado do Juiz. ” isto é, decretado por Juiz de Direito após o requerimento a autoridade policial. No caso citado, a autoridade policial determinou a incomunicabilidade do indiciado e tal ato não está previsto em lei. Insta dizer, que também no paragráfo uníco do artigo citado apresenta que tal ato deve respeitar o artigo 89 inciso III do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, o inciso citado da ao advogado o direito de se comunicar com o indiciado mesmo que o mesmo esteja em estado de incomunicabilidade. 
3- Não agiu corretamente o ministro relator do STF, tendo em vista que, tal inciso, traz abertura para o arquivamento do processo no caso de falta de pressuposto processual, isto é, falta de requisito indispensável. 
4- No caso narrado o membro do Ministério Público agiu corretamente, trata-se de uma ação penal pública incondicionada. Tal ação não necessita da manifestação de vontade da vítima, desde que provado crime, tornando verdadeira a acusação, o Ministério Público deverá promover a ação penal. Sendo assim, é irrelevante a oposição da vítima.
5- Pode-se afirmar que há mitigação do príncipio de obrigatoriedade com a aplicação do acordo de não persecução penal. O acordo citado é uma forma mais branda e mais rápida de solucionar os delitos com pena mínima inferior há 04 anos. Se o acusado preencher todos os requisitos requeridos pela lei, poderá ter o benefício do acordo de não persecução penal.

Continue navegando