A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Apol Tecnologias Assistivas

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Tecnologias Assistivas 
“Uma atividade entendida como mediação em que o emprego de instrumentos e signos representa a unidade essencial de construção da consciência humana, entendida como contato social consigo mesmo e, por isso, constituída de uma estrutura semiótica (estrutura de signos) com origem na cultura. Para Vygotsky, o desenvolvimento humano está definido pela interiorização dos instrumentos e signos; pela conversão dos sistemas de regulação externa em meios de autorregulação.”. (OSTERMANN, 2011, P. 41).
Sobre a teoria sociointeracionista é correto afirmar que:
	
	A
	A mediação atua na zona de desenvolvimento proximal, direta ou indiretamente, de forma que é possível se alcançar níveis de desenvolvimento que, sozinha, a criança não alcançaria;
	
	B
	O desenvolvimento precede a aprendizagem, pois é necessário respeitar os níveis e fases do desenvolvimento;
	
	C
	A limitação biológica pode acarretar prejuízos ao desenvolvimento de modo que a aprendizagem depende dos fatores biológicos e orgânicos para ocorrer;
	
	D
	A Zona de desenvolvimento proximal diz respeito àquilo que a criança é capaz de realizar sozinha, sem o auxílio de um adulto ou de alguém que esteja num nível mais avançado de desenvolvimento.
	
	
	
	
	
Questão 2/5 - Tecnologias Assistivas 
No atual contexto o Atendimento Educacional  Especializado (AEE) tem como foco prestar serviços especializados a alunos com Deficiências, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades/Superdotação.
Nesse sentido, assinale a alternativa que se aplica à função do AEE atualmente:
	
	A
	Consiste em um serviço da Educação Especial substitutivo ao ensino comum, tendo o aluno o direito de um ensino diferenciado e específico;
	
	B
	É um serviço de apoio clínico terapêutico, que visa a reabilitação dos alunos  público alvo da Educação Especial;
	
	C
	É um serviço pedagógico, que visa complementar e/ou suplementar a formação dos alunos público alvo da Educação Especial;
	
	D
	É um serviço da Educação Especial que visa a socialização e integração parcial dos alunos público alvo da Educação Especial, adequando-os ao contexto escolar.
	
	
	
	
	
Questão 3/5 - Tecnologias Assistivas 
O processo inclusivo é resultado das transformações sociais, das mudanças nos conceitos em relação às diferenças e dos avanços na área médica. Porém, para que se chegasse a esse processo de novos paradigmas muitos conceitos nortearam o meio educacional. Sendo que em cada um deles as formas de conceber o sujeito, a aprendizagem e as relações tiveram diferentes contornos. Sobre estes paradigmas, considere Verdadeiro ou Falso para as seguintes preposições, em seguida assinale a alternativa que se aplica:
( ) O processo de Integração visou inserir os alunos com deficiência no contexto escolar de forma que pudessem se adequar aos padrões sociais, normalizar. 
( ) O processo de Integração oportuniza ao aluno transitar entre ensino regular e especial, como escolas e classes especiais, salas de recursos, classe hospitalar, visando a inserção parcial. 
( ) O paradigma da Inclusão pressupõe a adequação social às dificuldades e necessidades específicas de cada sujeito, sendo que a escola também deve adequar-se a esse novo modo de conceber a educação. 
( ) No paradigma da Inclusão todos os alunos devem adequar-se aos padrões do meio escolar, para que possam usufruir dos mesmos direitos e mesmas formas de aprendizagem que os demais.
	
	A
	V – V – V – V
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	V – V – V – F
	
	D
	V – V – F – V
	
	
	
	
	
Questão 4/5 - Tecnologias Assistivas 
Considere o seguinte trecho: 
“são sensoriais, visuais, linguagem falada, linguagem musical, escrita. Linguagens que interagem superpostas, interligadas, somadas, não separadas. Daí sua força. Atingem-nos por todos os sentidos e de todas as maneiras; nos seduzem, informam, entretém, projetam em outras realidades (no imaginário), em outros tempos e espaços.” (p. 38).(MORAN, 2007, P. 38).
Essa afirmação de Moran, está relacionada a quais Tecnologias da Informação e Comunicação?
	
	A
	Televisão e Vídeo
	
	B
	Tablets e celulares
	
	C
	Rádio e TV
	
	D
	Câmeras e computadores
	
	
	
	
	
Questão 5/5 - Tecnologias Assistivas
As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços privilegiados para o uso das Tecnologias Assistivas, por possuírem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos. Atualmente sendo implantadas a partir de programas governamentais e empenho das escolas.
Sobre o conceito de Salas de Recursos Multifuncionais assinale a única alternativa que se aplica:
	
	A
	São espaços físicos onde, prioritariamente, deve acontecer o Atendimento Educacional Especializado, de forma a suplementar ou complementar o processo de escolarização dos alunos com Deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
	
	B
	São espaços físicos onde, obrigatoriamente, deve acontecer o Atendimento Educacional Especializado, de forma a suplementar ou complementar o processo de escolarização dos alunos com Deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
	
	C
	São espaços físicos onde, obrigatoriamente, deve acontecer o Atendimento Educacional Especializado, de forma a substituir o processo de escolarização dos alunos com Deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
	
	D
	São espaços físicos onde deve acontecer o Atendimento Educacional Especializado, de forma completar o processo de escolarização dos alunos com Deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.