Buscar

Avaliação Presencial 1 2020 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
 Curso de Licenciatura – UFRuralRJ / CEDERJ / UAB
 Prática de Ensino I para as Licenciaturas - UFRuralRJ 
Coordenadora: Profa. Fabrícia Vellasquez Paiva 
Avaliação Presencial 1 – AP1 (2020/02) 
Aluno: Claudio Vale da Cruz
Matrícula: 15116010040
Polo: São Gonçalo
QUESTÃO 1
A tendência não-crítica se dá às tendências Tradicional, Liberal Escolanovista ou Progressivista, Liberal Não-Diretiva e Liberal Tecnicista. Essas tendências enfatizam mais o processo de ensino do que o contexto, pois elas não se ocupam da realidade, não relacionam as questões educacionais às sociais, não se percebendo, portanto, condicionadas por estas. 
Já a Didática nas tendências críticas passou a sofrer grande influência das Teorias Críticas da Educação, com espaços para trocas de saberes entre educadores, objetivando repensar a Didática a partir da ênfase na competência política dos educadores, contrapondo-se à anterior visão técnica da Didática como disciplina instrumental, preocupando-se com questões tais como: ideologias, classes sociais, emancipação, resistência, a educação como prática social, o educador como agente de transformação e a articulação do processo educativo com a realidade.
QUESTÃO 2
A formação em docência não se constrói somente por acumulação de cursos, de conhecimentos ou de técnicas, mas também através de um trabalho de reflexividade crítica sobre as práticas e de (re)construção permanente de uma identidade pessoal. Como mostra os estudos sobre a subjetividade, podemos destacar que o SER PROFESSOR são os profissionais técnicos que aplicam conhecimentos produzidos por outros e atuam como agentes sociais, cujo trabalho é determinado por mecanismos sociológicos. Já o SER EDUCADOR, é aquele com sensibilidade e criticidade necessários à prática docente, é participativo, está sempre em formação, tem plena consciência para entender as subjetividades e as demandas de cada grupo de alunos e guarda em si uma particularidade de construção que não pode ser destacada quando da elaboração das relações formais e pessoais entre professor/aluno, aluno/aluno e aluno/escola. 
 
QUESTÃO 3
A formação continuada é aquela que se dá após a formação inicial do professor, valorizando-o profissionalmente. Ela pode se dar em uma Perspectiva Clássica ou Atual e ainda ser de modo Formal ou Informal. Na Perspectiva Clássica, estão as iniciativas de instituições governamentais que enfatizam a qualificação, reciclagem e especialização, além do professor poder frequentar cursos, participar de seminários e congressos. Já na Perspectiva Atual, a busca pela educação continuada desloca-se do exterior para o interior da escola, valorizando-se o saber docente e aprimorando a foramação docente. A formação de modo Formal ocorre em espaço de ensino correspondente ao modelo clássico, enquanto o modo Informal consiste nos saberes adquiridos por contato e interações sociais no âmbito profissional, principalmente. Nessa dinâmica, o docente aprende na troca com os colegas e na observação do trabalho realizado por eles.

Continue navegando