Buscar

AD1 - Prática- I - VÍTOR SOUZA DA SILVA- 20214020022- DCA

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação / Coordenação das Licenciaturas – EAD
Avaliação a Distância (AD1)
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO I - DIDÁTICA
Coordenação: Hugo Heleno Camilo Costa e Maria Letícia Machado
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
POLO: DUQUE DE CAXIAS 
ALUNO: VÍTOR SOUZA DA SILVA
MATRÍCULA: 20214020022
DATA:	27 / 08/ 2023
Querida(o) aluna(o),
Esta avaliação será desenvolvida, preferencialmente, em parceria com a tutoria presencial de seu polo e, em seguida, deverá ser enviada pela Plataforma, exclusivamente. Desta forma, é muito importante que você se planeje para realizar a atividade com antecedência e em diálogo com a tutoria presencial, evitando, assim, imprevistos pessoais, relativos às tecnologias ou mesmo dificuldades no desenvolvimento da avaliação.
Atenção às orientações:
a) Esta AD1 vale até 10 pontos. Será acrescido até 1,0 (um) ponto extra na nota dos alunos que participarem da mediação com a professora-tutora presencial do polo, apresentando suas respostas às questões 2, 6 e 9, participando da devolutiva da tutora e interagindo com a apresentação dos demais colegas de polo.
b) A avaliação deverá ser digitada em fonte Arial, tamanho 12, cor preta. Deve ter a primeira página preenchida.
b) Lembramos que a AD1 deve ser feita individualmente, sendo possível a consulta ao material didático da disciplina. As respostas às questões precisam ser autorais. Respostas semelhantes às de outros(as) alunos(as) ou com o uso de citações sem as devidas referências, MESMO QUE SEJAM TRECHOS COPIADOS DAS AULAS, poderão ser zeradas na pontuação. A critério da avaliação da equipe pedagógica da disciplina, toda a prova poderá ser zerada. É muito importante valorizar a dimensão ética da formação nas Licenciaturas.
c) É responsabilidade de cada aluno(a) verificar se a atividade foi enviada com êxito e se o arquivo não está corrompido. Em nenhuma hipótese serão aceitas avaliações enviadas fora do prazo ou por outros meios. A avaliação deverá ser enviada em ARQUIVO WORD (.doc ou .docx).
d) Ao enviar a sua avaliação, esteja certo de que se trata da AD1 da disciplina Prática de Ensino I, pois é comum o envio de arquivos errados e a nota é zerada nestas situações.
Desejamos que esta atividade seja uma oportunidade para a reflexão e produção de perspectivas e conceitos desenvolvidos em nossa disciplina!
Termo de Confidencialidade
Assumo o compromisso de confidencialidade e de sigilo escrito, fotográfico e verbal sobre as questões do exame ou avaliação pessoais que me serão apresentadas, durante o curso desta disciplina.
Comprometo-me a não revelar, reproduzir, utilizar ou dar conhecimento, em hipótese alguma, a terceiros e a não utilizar tais informações para gerar benefício próprio ou de terceiros.
Reitero minha ciência de que não poderei fazer cópia manuscrita, registro fotográfico, filmar ou mesmo gravar os enunciados que me são apresentados.
Declaro, ainda, estar ciente de que o não cumprimento de tais normas caracterizará infração ética podendo acarretar punição nas esferas penal, civil e administrativa de acordo com a legislação vigente.
Nome completo:
Data:
Polo:
Curso:
Avaliação: (X) AD1	( ) AD2	( ) AP1	( ) AP2	( ) AP3
Queridas/os alunas/os,
No decorrer da disciplina “Prática de Ensino I – Didática”, você poderá verificar a diversidade de questões históricas, sociais e políticas que atravessam diretamente o cotidiano escolar. A Didática, portanto, se desenvolve em sentidos contemporâneos se puder contribuir para a construção de conhecimentos e práticas que considerem essas questões.
Nesta AD1 vamos nos colocar em um movimento pesquisador e autoral, buscando também a sistematização de conceitos essenciais de nossa disciplina. Para isso, você deverá imaginar-se na seguinte situação:
Uma escola de Ensino Fundamental e Médio, definiu “Educação para a tolerância religiosa no Brasil de hoje” como tema norteador para o trabalho pedagógico que será desenvolvido em todas as disciplinas. A ideia é que todas as turmas aprofundem os estudos sobre esta marca da cultura brasileira, compreendendo-a em suas diferentes dimensões.
Sua equipe de trabalho listou os seguintes sites para as pesquisas que irão inspirar as propostas pedagógicas:
a) Biblioteca Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=yaR7ilq74wU
b) Universidade Federal de Santa Maria - UFSM: https://www.ufsm.br/midias/arco/intolerancia-religiosa-em-ambiente-escolar-provoca- silenciamento-exclusao-e-evasao-de-estudantes
c) Jornal da USP:
https://jornal.usp.br/atualidades/falta-de-conhecimento-sobre-outras-culturas-agrava- intolerancia-religiosa-no-brasil/
OBS: Caso os links não funcionem, copie e cole os endereços em seu navegador.
Para apresentar a proposta numa reunião pedagógica da escola, você elaborou o seguinte roteiro:
Parte 01 - EDUCAÇÃO
1. Considerando as aulas 01, 02 e 03 da disciplina Prática de Ensino I - Didática, defina Educação: (0,5 ponto)
2. Destaque um aspecto EDUCACIONAL que possa ser abordado com o tema
“Educação para a tolerância religiosa no Brasil de hoje”. (0,5 ponto)
Parte 02 - DIDÁTICA
1. A partir da leitura do artigo A Didática Hoje: reinventando caminhos, de Vera Maria Ferrão Candau, Adélia Maria Nehme Simão e Koff, disponível em https://graduacao.cederj.edu.br/ava/mod/resource/view.php?id=344411 (Aula 02), defina Didática. (1,0 ponto)
2. O que as autoras chamam de Reinvenção da Escola e da Didática? (1,0 ponto)
3. Qual é a relação entre a História e a Didática? (1,0 ponto)
4. Selecione algo apresentado nos sites listados acima, sobre “Educação para a tolerância religiosa no Brasil de hoje”, para desenvolver um trabalho DIDÁTICO. Justifique a sua resposta. (1,0 ponto)
Parte 03 - DIDÁTICA E INTERCULTURALIDADE
5. Ainda a partir do estudo do texto A Didática Hoje: reinventando caminhos, de Vera Maria Ferrão Candau, Adélia Maria Nehme Simão e Koff, disponível em https://graduacao.cederj.edu.br/ava/mod/resource/view.php?id=344411 (Aula 02), como você poderia explicar “uma educação intercultural crítica”? (1,0 ponto)
6. O que caracteriza o Trabalho Centrado em Projetos, de acordo com Candau e Koff? (1,0 ponto)
7. De que forma, a proposta pedagógica com o tema “Educação para a tolerância religiosa no Brasil de hoje”, poderia representar um Trabalho Centrado em Projetos? (3,0 pontos)
(Responda através de exemplos hipotéticos para os seguintes aspectos a serem trabalhados com sua turma: Processo de definição do eixo, Definição de múltiplas fontes e critérios de categorização e interpretação, Protagonismo dos/as alunos/as, Registro das descobertas e conhecimentos produzidos, entre outras)
Parte 1 - EDUCAÇÃO
1) Educação é um processo contínuo pois começa quando o indivíduo nasce e vai se renovando a cada dia enquanto ele viver. Envolve socialização porque ao longo da existência uma pessoa faz parte de diferentes grupos sociais e pode ocorrer de maneira formal ou informal pois ao frequentar a escola o ensino é feito de uma maneira mais ordenada, mas durante a rotina do dia a dia, o ato de aprender acontece de forma casual, através da interação com outros indíviduos ou através de meios diversos como uma visita a um museu.
2) Um aspecto educacional que pode ser abordado com o tema é o respeito às diferenças individuais, porque o respeito deve nortear todas as relações no ambiente escolar seja entre professor e aluno ,ou aluno e aluno bem como toda a comunidade escola.
Parte 2 - DIDÁTICA
1) Didática é o método utilizado para que o processo ensino-aprendizagem ocorra. Independentemente da tendência pedagógica escolhida. 
2) A palavra chave é questionamento porque a reivenção da escola e da didática está diretamente ligada a levar à reflexão currículo, práticas educativas e tudo que se relaciona à escola, os sujeitos(quem está envolvido no processo educacional), quem forma, quem é formado, o porquê dessa formação, a interação desses sujeitos , o tempo, a forma, e o espaço para construir o conhecimento.
 Que técnicas,recursos e linguagens podem ser utilizados na mudança e como planejar e avaliar todo esse processo ou seja a reivenção no sentido literal.
3) A Didática Magna(1631) de Comênio(1592-1670) foi um marco, pode-se afirmar que a partir dessa obra que a Didática começou.
 Entretanto, as questões didáticas não ficaram estáticas e relacionadas apenas à Didática Magna(1631) de lá para cá surgiram diversos filósofos sociólogos e educadores o que levou à inúmeras discussões sobre diferentes ideias e teorias sobre a Educação.
 Como isso ocorreu ao longo do tempo(séculos, décadas, anos) pode-se afirmar que a relação entre a História e a Didática está no fato de que esses autores viveram em diferentes épocas históricas e suas ideias e teorias foram baseadas na forma “como eles percerberam o papel social da educação e da escola” naquele determinado momento histórico.
4) O texto transcrito do texto Intolerância religiosa em ambiente escolar provoca silenciamento, exclusão e evasão de estudantes.
 De acordo com o professor Marcelo Pires: A prática do positivismo religioso por parte dos docentes lembra as práticas de catequização presentes na história de formação do Brasil [acontece] da mesma forma essa catequização com os indígenas, fazia eles negarem sua cultura e sua fé. É interessante nós pensarmos como, mesmo tantos séculos depois, ainda estamos para uma padronização, em seguir um caminho considerado “ideal”.
 O trabalho didático seria dividir a sala em grupos e pedir para pesquisassem sobre diferentes religiões e apresentassem através de um seminário o resultado cada grupo uma religião para a turma, o principal fundamento da religião, as formas de culto.
 A justificativa é que seria um começo os alunos conhecerem um pouco sobre os diferentes tipos de religião porque a maioria ignora os fundamentos religiosos de religiões que não são a sua e julgam e agem de maneira preconceituosa, sem sequer conhecerem, baseados e imaginação e dedução.
Parte 3 – DIDÁTICA E INTERCULTURALIDADE
5) Uma educação intercultural crítica é aquela que busca a igualdade.
 Que mostra os diferentes grupos da sociedade com suas ao longo do tempo, que coloque em discussão essas desigualdades.
 Uma educação que durante o processo de ensino aprendizagem situe o aluno como o autor da sua história que se valorize como indíviduo particular para depois se valorizar no coletivo e que as diferenças sejam realmente respeitadas pois no respeito se constrói a solidariedade.
6) Segundo Candau e Koff o trabalho centrado em projetos são processos de ensino-aprendizagem contextualizados onde o aluno trabalha de maneira coletiva e colaborativa mas tem a sua experiência e a sua produção valorizadas.
Esses Procedimentos metodólogicos que trabalham a relação teoria prática ajudam a construir sujeitos autônomos, competentes mais solidários e promovem o dialógo entre os diferentes grupos culturais e socias que circulam na escola e o trabalho contribui para a integração dessas diferenças.
7)
Processo de definição do eixo
Trazer um exemplo bem sugestivo de intolerância religiosa, uma notícia por exemplo de final trágico ou abusivo e iniciar uma roda de conversa sobre o caso.
 Lançar o tema Educação para a tolerância religiosa no Brasil de hoje e organizar a turma em grupos deixar que definissem seus grupos.
Definição de múltiplas fontes e critérios de categorização e interpretação
 No Primeiro momento após a formação dos grupos, já conversaríamos sobre o que pesquisar o professor pode sugerir a história(início e evolução de cada religião a ser pesquisada mas é importante o aluno sugerir o que ele gostaria de saber sobre o asssunto.
 Elaborar um cronograma para as atividades. Definição das atividades (pesquisa que fontes utilizar?
 Protagonismo dos alunos: como o trabalho será apresentado para a turma?
 Registro das descobertas e conhecimentos produzidos como será? Diários? Painés? Vídeos? Relatórios de entrevistas?
 Num trabalho assim é fundamental que o aluno desenvolva sua autonomia, mas é necessário que o professor guie a turma porque senão o projeto se estende demais e os objetivos se perdem.
Referências: a)	Biblioteca Nacional: https://www.youtube.com/watch?v=yaR7ilq74wU . Acesso em: 26 ago. 2023.
b)	Universidade Federal de Santa Maria - UFSM:
 https://www.ufsm.br/midias/arco/intolerancia-religiosa-em-ambiente-escolar-provoca- silenciamento-exclusao-e-evasao-de-estudantes. Acesso em: 26 ago. 2023.
c)	Jornal da USP:
https://jornal.usp.br/atualidades/falta-de-conhecimento-sobre-outras-culturas-agrava- intolerancia-religiosa-no-brasil/. Acesso em: 26 ago. 2023.
d) Candau V. M. F. , Koff A. M. N. S. , I
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro/RJ – Brasil, A Didática Hoje: reinventando caminhos. Disponível em: https://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/1095388/mod_resource/content/1/A%20Did%C3%A1tica%20Hoje%20Vera%20Candau.pdf. Acesso em: 26 ago. 2023.
 
Aula 01 de Prática de Ensino I: A inter-relação da Educação
com a Licenciatura,
a Pedagogia e a Didática Disponível em :<
https://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/93975/mod_resource/content/7/Aula%2001.pdf>.
Aula 02 de Prática de Ensino I: https://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/130622/mod_resource/content/1/Aula%2002.pdf
Aula 03 de Prática de Ensino I: https://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/130635/mod_resource/content/1/Aula%2003.pdf
image5.jpeg
image1.png
image2.jpeg
image3.jpeg
image4.jpeg

Continue navegando